Como desenvolver um planejamento de marketing e divulgação para abrir um consultório residencial

Um plano de marketing faz toda a diferença para quem deseja abrir um novo negócio. Para fazer um plano desses, é imprescindível realizar uma pesquisa de mercado.

Comece fazendo uma análise sobre a situação atual do consultório e identifique possíveis pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças ao negócio.

Analise o contexto da sua área de atuação como um todo. Não se esqueça de considerar a situação econômica e sociocultural, e possíveis concorrentes.

Depois, defina o público-alvo e a persona. Observe e identifique os grupos de pessoas cujas necessidades o seu negócio atende.

Isso vai te ajudar a adequar suas estratégias de divulgação para atrair essas pessoas.

Também é importante definir um posicionamento de mercado para o seu consultório. Pense em como você deseja que seu consultório seja percebido pelos potenciais pacientes.

É importante traçar objetivos eficientes e específicos para guiar suas estratégias.

É importante traçar objetivos eficientes e específicos para guiar suas estratégias.

Nesse caso, os indicadores de sucesso (KPIs) podem ser de grande ajuda. Em seguida, pense nas estratégias para alcançar os objetivos que você definiu anteriormente. Essas estratégias devem ser alinhadas ao posicionamento para cada público-alvo.

Determine quanto você vai precisar investir em cada estratégia e estabeleça um cronograma, e se haverá o envolvimento de outras pessoas para realizá-las.

Depois de reunir todas as informações do seu planejamento, é hora de sintetizá-las em um documento. Isso é importante pois ele servirá como um guia para o marketing do seu consultório.

Para conferir os detalhes de cada uma dessas dicas, clique aqui e leia nosso artigo  completo.