Um consultório médico, independente da especialidade, precisa ter um bom aparato de equipamentos eletrônicos, principalmente voltados a maximização da eficiência de atendimento e qualidade entregue aos pacientes.
E para isso é fundamental um investimento assertivo, visando atender todas as necessidades do consultório, sem desperdício ou de forma a extrapolar o orçamento, principalmente se você esta montando seu consultório.
A grande dúvida de quem está construindo o seu consultório, é quais equipamentos eletrônicos são necessários em um consultório médico. A boa notícia para esse dilema, é que quando falamos de eletrônicos, as variações são poucos, apesar da infinidade de especializações.
E para ajudar você, amigo (a) médico (a), a equipe do BoaConsulta separou uma lista, baseada nos principais equipamentos eletrônicos utilizados em consultórios médicos, para você ter uma base e adaptar conforme a sua necessidade, confira abaixo.
A lista de equipamentos eletrônicos necessárias para consultórios médicos, que você ira ver a seguir, é uma base geral e pode sofrer alterações para outras especialidades, como para consultórios odontológicos, por exemplo.
No entanto, separamos os equipamentos mais utilizados, abrangendo o maior número de especialidades possíveis. Confira então a lista de equipamentos eletrônicos para consultórios abaixo.
O computador em um consultório médico não é exatamente essencial para a realização da consulta, mas é parte fundamental do gerenciamento, organização e otimização de fluxo de pacientes.
Investir em um computador, além de modernizar o consultório ou clínica, permiti agilizar o preenchimento de fichas, prontuários eletrônicos, agendamento de consultas, envio de lembretes e até mesmo na organização do fluxo de caixa.
A utilização do computador no consultório, otimiza diversos processos, antes lentos e trabalhos, principalmente quando unido a um Software médico, para maximizar o fluxo de pacientes no consultório e a visibilidade.
O Software médico, não é exatamente um equipamento, mas sim uma opção de modernização, para agilizar e facilitar diversas tarefas no cotidiano do consultório.
Trata-se de uma ferramenta primordial na modernização do consultório, funcionando bem para praticamente qualquer especialidade.
Com o software médico, você controla seus atendimentos, disponibilize agendamento online, aumente sua produtividade, organização e visibilidade online. Tornando seu dia a dia mais simples, organizado e com mais pacientes.
E mesmo não sendo um equipamento eletrônico necessário para consultórios, certamente é um “equipamento virtual” multifuncional que veio para facilitar.
O oxímetro é um equipamento eletrônico muito utilizado em consultórios, pois tem a função de aferir o nível de oxigênio no sangue do paciente, e costuma ter um preço muito acessível, existindo dois tipos de oxímetro: o de pulso e o de dedo.
O oxímetro é uma ferramenta muito prática no dia a dia, podendo ser até portátil, como é o caso do de dedo, podendo ser utilizado para medições rápidas do nível de oxigênio no sangue, sem a necessidade de historio.
Existe também o oxímetro de pulso, normalmente utilizado em clínicas e hospitais. Este aparelho tem a capacidade de registrar de forma contínua o nível de oxigênio no sangue, muito útil durante internações.
Apesar de ser um equipamento visualmente simples, está presente em praticamente qualquer tipo de consultório, pois apesar de ser simples, é um dos equipamentos mais importantes, quando falamos de visualização de exames de radiografias.
O Negatoscópio é um equipamento eletrônico para consultórios, que se apresenta na forma de um painel de LED, onde o médico pode colocar “chapas” de radiografias, para visualizar e analisar o exame com clareza.
Podendo ser utilizado por clínicas de ortopedia a clínicas odontológicas, permitindo ampla visualização e apresentação de diagnósticos ao paciente.
Apesar de ser um equipamento que pode ou não ser eletrônico, as balanças são itens obrigatórios em um consultório médico, estando presente em praticamente todos.
A balança tem basicamente duas funções principais, sendo a primeira mensurar a massa corporal do paciente e como função secundário, medir a altura do paciente. Permitindo ao médico avaliar determinadas condições do paciente.
O medidor de pressão eletrônico ou digital é um equipamento muito útil e utilizado no dia a dia do médico, sendo basicamente uma pulseira com um sistema digital que permite aferir a pressão arterial utilizando sensores.
Além de ser um equipamento para facilitar diagnósticos e análises sobre a condição do paciente, a versão eletrônica permite ganhar tempo e uma maior precisão a respeito dos dados coletados.
Bastando encaixá-lo no pulso ou braço, e apertando o botão Start o equipamento começa a leitura automaticamente, sem a necessidade de insuflar, gerando maior conforto e otimização do tempo de consulta.
Vale lembrar que esses leitores digitais de pressão, são muito sensíveis, precisando ser calibrados por um profissional ao menos uma vez por mês.
Por vezes, durante um atendimento e outros é preciso utilizar certos equipamentos e utensílios, gerando a necessidade de esterilização dos mesmos. Para tal necessidade, utilizar maquina de esterilização ou como também são chamadas, estufas de secagem e esterilização, pode facilitar e muito o dia a dia.
Reduzindo a necessidade de todos os meses enviar equipamentos para esterilização, fato que ajuda a economizar tempo e dinheiro no médio e longo prazo.
Muito utilizados em laboratórios e consultórios, tem a função de esterilizar equipamentos médicos, cirúrgicos e odontológicos, como pinças, bisturis e até vidrarias.
Atualmente um dos modelos mais utilizados é a autoclave, equipamento de esterilização para itens médicos não descartáveis, que utiliza o vapor de água em altas pressões e em elevadas temperaturas.
Talvez a impressora não seja uma das primeiras coisas que venha a sua cabeça, mas além dos equipamentos de anamnese, parte da modernização e equipamentos eletrônicos essenciais, temos a impressora.
O equipamento é parte importante, para imprimir as guias dos planos de saúde, das quais precisam ser impressas e assinadas pelos pacientes, para ocorrer a liberação do procedimento.
Além disso, recomendações, prontuários e receitas médicas, também pode ser impressas, facilitando o processo e garantindo a legibilidade e atendimento por parte do paciente.
Os equipamentos eletrônicos necessários em consultórios médicos são muitos, mas nesse post você conferiu os principais e mais comuns as diversas especialidade, estes itens podem varias bastante quando falamos de clínicas, mas para consultórios são esses.
Esperemos que tenha gostado das dicas, caso tenha alguma sugestão de item a ser acrescentado a lista, deixe nos comentários, sera um prazer receber sua indicação, caso amigo (a) médico (a).
Controle seus atendimentos, disponibilize agendamento online, aumente sua produtividade, organização e visibilidade online. Seu dia a dia mais simples, organizado e com mais pacientes.
A ausência de pacientes nas consultas agendadas é um desafio recorrente em clínicas e consultórios…
O prontuário eletrônico vem revolucionando a rotina de consultórios e clínicas médicas, oferecendo soluções que…
A gestão eficiente da agenda é o coração de um consultório médico. Quando bem organizada,…
A organização e decoração de um consultório médico são fatores que vão além da estética.…
Em um mundo cada vez mais digital, profissionais de saúde, como psicólogos, médicos e terapeutas,…
A escolha entre atender pacientes de forma particular ou através de convênios médicos é uma…