Você já ouvir falar em google meu negócio? Existem muitas ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado, mas cada uma tem suas funcionalidades e características. Hoje, queremos conversar com você sobre como fazer sua clínica aparecer nas pesquisas do Google e no Google Maps de forma gratuita. O Google Meu Negócio é uma plataforma da Google que utiliza a localização para auxiliar na busca de estabelecimentos. Quando alguém busca no navegador uma empresa, caso ela seja cadastrada na ferramenta, terá acesso a uma visão geral sobre produtos e serviços, horário de funcionamento, fotos, avaliações etc. Esse recurso é muito importante para prospectar futuros clientes. Como as pessoas costumam procurar, pela internet, serviços e produtos em determinados lugares, o Google Meu Negócio mostra para a pessoa a ficha completa dos locais mais próximos, gerando mais confiabilidade. Veja as principais funcionalidades da ferramenta e como usar na sua clínica.

Melhora a colocação nos resultados de pesquisa

Uma das principais preocupações da Google, quando lançou o google meu negócio, foi melhorar a experiência do usuário. Para isso, foi preciso se colocar no lugar da pessoa e entender o contexto da busca. Quando alguém procura por um produto ou serviço na internet, ela pretende encontrar uma empresa que atenda às suas necessidades nas proximidades de onde ela está. Com base nisso, a plataforma privilegia os estabelecimentos mais próximos nos resultados de busca. Por isso, é tão importante preencher corretamente os dados de endereço ao fazer o cadastro. Ao preencher os campos, é possível delimitar a sua área de abrangência, ou seja, você pode escolher o raio de atendimento do seu negócio, que pode ser seu bairro, sua cidade, seu estado etc.

Aumenta a presença online

Em tempos digitais, é essencial ter uma presença online. O google meu negócio permite com que empresas insiram suas marcas no mundo digital de forma simples e gratuita. Todas as informações do negócio serão exibidas dentro do próprio Google. Ainda, é interessante fazer um planejamento de como utilizar as possibilidades do recurso em conjunto com as redes sociais. Fazer uma ação integrada de todas as mídias digitais aumenta a presença online e a chance de ser notado pelo seu cliente.

Aumenta a possibilidade de interação com clientes

Outra tendência que veio com o surgimento da internet e das redes sociais é a interação entre marca e consumidores. Os clientes não estão mais em uma posição passiva, pelo contrário, participam cada vez mais das decisões das empresas. É valioso ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre o seu estabelecimento. O google meu negócio apresenta um espaço para interações, no qual as pessoas deixam comentários e dão notas para os produtos ou serviços que adquirem. Além de proporcionar um feedback do serviço, o contato permite com que a empresa responda ao comentário, gerando interação. Mas as avaliações ainda auxiliam outros clientes que não conhecem o serviço e pautam suas decisões pelas opiniões alheias. As notas variam de 1 a 5, e a soma das notas geram uma média visível para qualquer pessoa que entrar no Google. Nem todas as avaliações são positivas, mas é importante aproveitar o ambiente interativo para justificar possíveis falhas e fidelizar o cliente.

Melhora a marcação do local da clínica no Google Maps

Outra ferramenta muito utilizada pelos internautas é o Google Maps. Por meio dela, empresários podem marcar seus estabelecimentos no mapa, fazendo com que eles apareçam quando forem procurados serviços e lojas nas proximidades. Outros aplicativos também são influenciados pelo local search, como os navegadores de GPS. Estes representam uma oportunidade de captação de clientes, ainda pouco explorada, mas que pode trazer grandes resultados para sua clínica.

Facilita o acesso aos seus dados de contato

Ao fazer o cadastro no google meu negócio, é necessário preencher todos os dados da empresa. Informações sobre os serviços prestados pela clínica, o endereço, as fotos do ambiente, o telefone, o e-mail, o site etc. É essencial colocar as informações corretas para que a pessoa consiga entrar em contato. Não há nada mais desagradável do que encontrar um telefone no google e, ao ligar, não completar a chamada. Atualizar com o endereço da página web também é uma excelente alternativa. Afinal, o usuário ao clicar será direcionado para o site e encontrará o que procura. É sempre bom lembrar a importância de se ter um site responsivo e atualizado. Agora que você entendeu a importância do Google Meu Negócio, passaremos um passo a passo de como cadastrar sua clínica na plataforma:
  • crie uma conta no gmail;
  • baixe o aplicativo ou acesso a página do Google Meu Negócio e clique em “começar agora”;
  • faça o login;
  • digite o nome da clínica, ou como gostaria de ser localizado nas buscas;
  • responda as perguntas sobre as formas de atendimento;
  • selecione a categoria do seu negócio;
  • complete com os dados de telefone, endereço, site e horários de atendimento;
  • clique em “concluir” e escolha uma forma de verificação para envio do pin.
É muito importante destacar que a sua clínica só aparecerá nas buscas após a plataforma conferir a verificação. Para isso o Google enviará um código, pelo meio de recebimento que você optou, e será necessário inserir este código para finalizar o processo. Isso pode demorar alguns dias, mas vale a pena a espera. É um recurso gratuito e com bastante relevância, principalmente para os pequenos negócios. E, quando aliado ao Google Ads, torna a estratégia digital mais poderosa ainda. O Ads é um recurso pago da Google que possibilita atrair mais visitas para o site da sua clínica por meios de links patrocinados. A ferramenta identifica e relaciona a busca do internauta por perfil, palavra-chave e localização geográfica. É mais fácil que uma estratégia de marketing digital traga os retornos esperados quando se conciliam diversas plataformas. Conhecer cada uma delas e aproveitar bem suas potencialidades é essencial para o sucesso. Por este motivo, possuir cadastro no google meu negócio favorece também a otimização do recurso em anúncios. Gostou dessas dicas sobre o Google Meu Negócio? Então continue com a visita em nosso blog para saber mais sobre a importância de ter boas avaliações online.

Write A Comment