Profissionais da área da saúde em começo de carreira ou mesmo quem já atua na área há algum tempo podem enfrentar alguns desafios na hora de tomar decisões a respeito do seu próprio consultório.
Uma das dúvidas mais comuns é sobre comprar ou alugar o imóvel onde o consultório médico funcionará. Cada uma dessas escolhas tem seus prós e contras, por isso é importante colocar tudo na balança antes de fazer uma escolha.
Tudo depende do estilo de trabalho e possibilidades financeiras de cada profissional.
Confira a seguir alguns aspectos que devem ser considerados para tomar a melhor decisão para o seu consultório.
Essa opção deve ser considerada por profissionais que têm capital financeiro para investir e desejam consolidar sua atuação em um local específico.
Comprar o imóvel onde você irá estabelecer seu consultório oferece outras possibilidades a serem exploradas, como sublocar o espaço a outros profissionais para dividir os custos.
Ao optar pela compra, você poderá consolidar sua presença em determinado bairro ou cidade.
Isso é muito vantajoso para quem trabalha na área da saúde, possibilitando estabelecer uma relação mais próxima com a comunidade do local escolhido e também com os pacientes, que saberão que podem contar com o atendimento necessário no mesmo lugar de sempre.
Isso é um diferencial e ajuda na construção de uma relação de confiança e segurança a longo prazo.
Além disso, um imóvel é um investimento, independente da ocasião. Tendo uma boa localização e contando com algumas melhorias, ele tende a se valorizar com o tempo, com a possibilidade de trazer um retorno ainda melhor.
Um imóvel é também um ativo da sua empresa, o que significa que você pode vendê-lo ou alugá-lo em momentos de crise ou caso precise se mudar para outro espaço. Ter um imóvel é uma forma de segurança, já que o dinheiro vindo dele pode se converter em investimentos para melhorias no atendimento do seu consultório.
Outro ponto positivo em comprar o imóvel do seu consultório é a possibilidade de fazer adaptações, reformas ou decorações da maneira como julgar mais interessante para a sua empresa.
Sempre é possível personalizar um imóvel alugado, mas quando o local é seu há maior liberdade para explorar as possibilidades.
Também é importante considerar a maior autonomia em relação aos horários de atendimento. Se o consultório ficar localizado em uma sala comercial ou condomínio, pode ficar limitado aos horários impostos.
Dependendo do perfil do profissional de saúde e dos pacientes que atende, pode ser interessante não ter essa restrição.
Ainda que estabelecer seu consultório em um imóvel próprio seja interessante por todas as razões aqui citadas, há também alguns pontos que podem ser considerados negativos e devem ser pontuados.
Um desses aspectos são os custos elevados para realizar o investimento inicial. Para quem está no início de sua carreira médica, comprar um imóvel nem sempre é uma opção financeiramente viável.
Para que isso seja possível, é preciso ter o capital ou ser capaz de arcar com o financiamento.
Devido a essa limitação, pode ser mais interessante alugar o imóvel nos primeiros anos de atuação até obter estabilidade financeira para se comprometer com esse investimento.
Ter seu próprio imóvel também demanda gastos com sua manutenção, já que a responsabilidade ficará por sua conta.
Quando o imóvel é alugado, muitas vezes é possível negociar e dividir os custos com o proprietário do local, ou até mesmo se ver livre de algumas questões que não concernem ao locatário.
Também é importante considerar que o imóvel ou sua localização podem não trazer os resultados esperados. Se o local for alugado, é mais fácil rescindir o contrato e recomeçar em outro endereço.
Mas se tiver sido comprado, o processo é mais complicado, já que envolve decidir o que será feito com ele, se será vendido ou disponibilizado para aluguel.
Além disso, comprar um imóvel pode comprometer possíveis planos futuros de expandir seu consultório, a menos que o local tenha espaço suficiente para isso.
Agora que você já está por dentro dos prós e contras em comprar o imóvel do seu consultório, é preciso avaliar também as vantagens e desvantagens de alugar. Confira a seguir.
Assim como comprar o consultório tem suas vantagens, alugar também. Um dos principais pontos positivos é a possibilidade de dar início imediato aos atendimentos, mesmo que você tenha pouco capital para investimento.
Depois de encontrar o local que atenda às suas expectativas, é só fazer uma proposta e assinar o contrato de locação.
A flexibilidade no encerramento do contrato é também um dos principais benefícios de alugar o imóvel onde funcionará o seu consultório. Sendo assim, você pode testar se a região escolhida é uma boa opção para oferecer seus serviços médicos, e se não for, tem a possibilidade de mudar para outro lugar.
Muitos profissionais que atendem em mais de uma cidade podem optar por ter mais de um consultório, o que também é uma possibilidade se o espaço for alugado, já que há menos gastos envolvidos.
Uma excelente opção nesses casos são os espaços de coworking, que possibilitam alugar um consultório para dias específicos e até mesmo por algumas horas, de acordo com sua escolha.
Não é raro que consultórios disponíveis para locação já venham preparados para serem usados, evitando alguns gastos com móveis, decoração e instalações hidráulicas. Dessa forma, você tem a possibilidade de conseguir um local já equipado com as necessidades básicas para começar a exercer o trabalho.
Há também a possibilidade de dividir o aluguel com outros colegas, desde que a sublocação esteja prevista no contrato com o locador.
Como quase toda escolha tem seus pontos negativos, não seria diferente com a decisão de alugar o consultório. Uma das desvantagens mais citadas está relacionada a qualquer imóvel alugado, que são justamente os custos fixos com aluguel.
Dessa forma, parte dos ganhos obtidos com seus atendimentos fica comprometido com gastos operacionais, quando poderiam servir para investir em melhorias em um consultório próprio, por exemplo.
Sendo assim, antes de decidir alugar o imóvel para acomodar seu consultório é importante analisar o impacto que o aluguel terá nas finanças do seu negócio, levando em conta os reajustes anuais.
Além disso, quem aluga imóvel pode enfrentar algumas surpresas e imprevistos, como quando o locador pede a desocupação do imóvel ao final do contrato, fazendo com que o locatário precise se mudar às pressas.
Considere também as limitações a respeito de adaptações e personalizações no ambiente, já que o proprietário nem sempre está disposto a aceitar alterações na estrutura do seu imóvel.
Da mesma forma, pode haver restrições a respeito dos horários para uso comercial do imóvel (no caso de condomínios e prédios), impedindo que você ofereça opções compatíveis com as necessidades de seus pacientes.
Com a leitura desse artigo, esperamos que você tenha conseguido enxergar com mais clareza quais os prós e contras de cada uma das decisões consideradas. Afinal, escolhas a respeito do seu consultório são importantes e podem fazer toda a diferença na sua atuação profissional.
Para conferir mais dicas relacionadas ao consultório e atendimentos, continue nos acompanhando por aqui, e sinta-se à vontade para deixar sua sugestão de tema nos comentários abaixo.
A gestão eficiente da agenda é o coração de um consultório médico. Quando bem organizada,…
A organização e decoração de um consultório médico são fatores que vão além da estética.…
Em um mundo cada vez mais digital, profissionais de saúde, como psicólogos, médicos e terapeutas,…
A escolha entre atender pacientes de forma particular ou através de convênios médicos é uma…
Atrair pacientes para um consultório de psicologia pode ser um desafio, especialmente em um mercado…
Em um mercado cada vez mais competitivo, a fidelização de pacientes se tornou um diferencial…