De acordo com a ANS, existem mais de 50 categorias de estabelecimentos médicos, incluindo algumas variações de consultórios e clínicas. Isso porque, diferente do que muitos acreditam, a clínica e o consultório médico são estabelecimentos diferentes e possuem uma estrutura diferenciada um do outro. Mas você conhece os tipos de consultórios médicos que existem?
Para diferenciar uma clínica de um consultório é necessário levar em conta alguns fatores, como por exemplo:
Pensando em lhe auxiliar a entender mais sobre os diferentes tipos de consultórios médicos, separamos um post explicando mais a fundo sobre os principais. Confira a seguir!
Um consultório individual é um estabelecimento mais simples da área da saúde, e conta com apenas um médico que atende seus pacientes de forma básica como:
Esse tipo de consultório pode, inclusive, ser feito em prédios residenciais, desde que fique dentro das exigências da vigilância sanitária para essa categoria de estabelecimento, que varia de acordo com a especialidade do profissional da saúde.
Leia também Quais as diferenças entre consultório e um consultório residencial?
Algumas áreas específicas da saúde ainda permitem que o profissional faça determinados procedimentos dentro do consultório, desde que sejam procedimentos simples e que demandem poucos aparelhos, como são os casos de dermatologistas e dentistas, por exemplo.
O consultório duplo ou consultório com até 2 especialidades é um espaço dividido entre 2 profissionais da saúde que podem ou não atuar na mesma área.
Quando atuam em áreas diferentes, normalmente funcionam de forma complementar para atrair clientes para ambos profissionais, como no caso de dois dentistas, um especializado em aparelhos ortodônticos, e o outro especializado em restauração dentária.
No entanto, ainda é possível que os dois atuem em áreas completamente diferentes, e nas duas situações é importante que cada profissional tenha sua sala de atendimento específica e separada uma da outra, além de uma pequena recepção com sala de espera.
Vale lembrar que os consultórios, sejam eles individuais ou duplos, são divididos em 4 categorias diferentes, sendo:
Uma nova modalidade que surgiu após a pandemia da Covid-19 foi o consultório online, já que a telemedicina se popularizou e facilitou o acesso dos pacientes aos profissionais da saúde. Por meio do consultório online, é possível agendar consultas e ter acesso a exames e outras informações, tudo via internet, sem precisar sair de casa.
Para que isso seja possível, os profissionais utilizam sistemas de gestão online, que permitem a criação de uma agenda com os horários disponíveis para atendimento, além de controle dos dados dos pacientes e prontuários médicos.
Esse tipo de consultório pode ser usado para agendamento de consultas presenciais, ou para atendimentos online, que facilita o acesso a profissionais mais especializados, que são profissionais de mais difícil acesso em algumas regiões.
Experimente os benefícios de um prontuário eletrônico customizável.
Apesar de serem diferentes dos consultórios e muitas pessoas acabem confundindo os dois tipos de estabelecimentos, a clínica médica possui uma estrutura diferenciada e abrange muitos mais procedimentos.
As clínicas populares são estabelecimentos com mais de um profissional da área da saúde, e possuem um preço mais acessível por cada consulta. Em alguns locais, as clínicas populares ainda atendem convênios, o que aumenta ainda mais o público atendido.
Nesse tipo de local também é comum a realização de exames mais simples como ultrassonografia, por exemplo, e que estão ligados com os médicos que atendem no local.
Já a clínica geral é pensada para que os pacientes realizem procedimentos de porte maior, uma vez que possui uma quantidade maior de equipamentos, materiais e insumos.
Um grande exemplo são as clínicas de cirurgias plásticas, nas quais é possível realizar procedimentos mais invasivos que necessitam de uma estrutura específica.
E é graças a essa estrutura maior que a clínica geral também conta com outros profissionais da saúde além dos médicos, como os enfermeiros e técnicos, fazendo com que a equipe de atendimento conte com muito mais profissionais do que os consultórios.
Existem também as clínicas especializadas, que são destinadas à uma assistência ambulatorial em áreas específicas, como são os casos de centro psicossocial ou reabilitação, por exemplo.
Nesse tipo de clínica pode-se realizar procedimentos sob sedação, especialmente em casos mais graves ligados a doenças psicológicas.
Agora que você viu quais são os tipos de consultórios médicos e clínicas, ficou mais fácil entender o tipo de estabelecimento no qual você atua ou pretende atuar. Saber identificar cada um deles é importante tanto para saber quais são as exigências da vigilância sanitária para seu negócio, como para escolher a categoria correta na hora do cadastro do CNPJ e para a emissão do CNES.
Experimente uma agenda médica online feita especialmente para sua clínica ou consultório.
A gestão eficiente da agenda é o coração de um consultório médico. Quando bem organizada,…
A organização e decoração de um consultório médico são fatores que vão além da estética.…
Em um mundo cada vez mais digital, profissionais de saúde, como psicólogos, médicos e terapeutas,…
A escolha entre atender pacientes de forma particular ou através de convênios médicos é uma…
Atrair pacientes para um consultório de psicologia pode ser um desafio, especialmente em um mercado…
Em um mercado cada vez mais competitivo, a fidelização de pacientes se tornou um diferencial…