O Networking na área da saúde é um aliado importante na hora de fechar parcerias e novos negócios e pode ser um dos pontos do seu marketing pessoal que você médico tem deixado um pouco para trás.

Uma boa parceria pode se tornar um grande diferencial para a sua clínica, fazendo com que o seu nome ganhe mais credibilidade no mercado e, com isso, atraia a atenção de mais pacientes para os seus serviços.

É possível dizer que em quase todas as profissões o Networking, ou a capacidade de se conectar em rede profissional é um diferencial que pode render bons benefícios, como novas parcerias comerciais, bons prestadores de serviço e até mesmo novos fornecedores.

Um Networking  bem feito e bem aproveitado pode lhe oferecer novas oportunidades e, assim, será possível melhorar o seu atendimento e oferecer aos seus pacientes tudo o que eles precisam para realizar seus tratamentos da melhor forma possível.

De olho na qualidade

A quantidade dos contatos nem sempre é o atributo mais importante. O que é preciso levar em consideração na hora de fazer um bom Networking é garantir a qualidade da parceria. Por isso, é importante analisar o que aquele profissional poderá oferecer de valor a você e o que você pode oferecer de volta.

Dessa forma, não corre-se o risco de realizar uma parceria que pode "manchar" a reputação da sua clínica e colocar em risco o bom desenvolvimento dela. Ter contatos de qualidade proporcionará melhores resultados do que ter vários contatos que não agregam qualquer valor de mercado.

Esteja sempre conectado

Como é do conhecimento de todos os profissionais, é fundamental estar conectado a tudo o que acontece. Não apenas em relação à evolução da tecnologia, mas parte de trabalhar melhor os seus contatos profissionais também é preciso estar presente nas redes sociais.

Elas são poderosas ferramentas para divulgação do seu trabalho e podem atrair a atenção de profissionais que se tornarão seus parceiros no futuro. Além das redes sociais do seu escritório, é possível ainda ter sempre atualizado o seu perfil do LinkedIn, que é sempre uma ferramenta importante no que se trata de apresentação pessoal, e podemos te ajudar com isso aqui no BoaConsulta!

Frequente eventos médicos

Os eventos são locais estratégicos para realizar um excelente Networking na área da saúde. Com tantos profissionais importantes reunidos em um só lugar, você poderá analisar quais deles oferecem mais valor à sua clínica.

Os coffee breaks são excelentes oportunidades para abordá-los e criar a sua rede de contatos, pois nesses momentos as pessoas estão mais descontraídas e propensas a iniciar esse tipo de conversa.

Pratique as suas abordagens

Ser simpático, atencioso e mostrar que você é uma autoridade no seu ramo de atuação são características importantes para quem quer criar uma excelente rede de contatos. No entanto, nesse momento é preciso ter cuidado para não exagerar nos elogios e, consequentemente, passar uma imagem de puro interesse.

Esse trabalho faz parte da área de marketing do seu negócio, e tem que ser trabalhado com a regularidade e acompanhamento das outras áreas: assim como você verifica relatórios mensais de desempenho, é preciso organizar as informações do seus contatos e saber por exemplo, qual a área de atuação de cada um deles e qual tipo de relacionamento você tem com aquele profissional.

Por fim, é importante destacar que o Networking se trata de trocas, ou seja, um precisa ajudar o outro. Você também precisa oferecer algo de valor para o seu parceiro. Somente dessa forma você conseguirá construir uma rede de contatos de qualidade, que ajudará a sua clínica a se destacar no mercado e fidelizar seus pacientes.

Write A Comment