Redes sociais são muito utilizadas em todo o mundo, e no que diz respeito ao Brasil isso não é diferente. Segundo um estudo, o Brasil é o terceiro país no ranking de quem passa mais tempo na internet, gastando em média 3 horas por dia nas redes sociais.
Depois do Facebook, uma das redes sociais favoritas dos Brasileiros é o Instagram. São 50 milhões de usuários ativos nessa plataforma, o segundo país no ranking de mais uso da rede social.
Visto que muitas pessoas utilizam o Instagram para se atualizarem ou mesmo para se distraírem, por que não aproveitar essa oportunidade e divulgar seu trabalho?
O Instagram é uma rede que oferece flexibilidade e praticidade na construção de uma estratégia de marketing digital para médicos e outros profissionais da saúde.
Diante desta realidade, ficar fora desse universo virtual implica na perda diária de potenciais paciente para o seu consultório.
Confira nossas dicas e aplique agora mesmo na sua clínica. Como em todas as redes sociais, o trabalho com o Instagram deve ser muito bem planejado, com estratégias delimitadas e objetivos a serem alcançados em pequeno, médio e curto prazo.
Saber onde você quer chegar é o primeiro passo. Sua clínica deve ter um planejamento geral com metas e indicadores definidos, tanto em quantidade quanto em qualidade.
Com os objetivos traçados e as necessidades identificadas, todo esse processo se torna mais fácil, pois você poderá ter em mãos dados valiosos que ajudarão a melhorar os seus resultados das suas ações, impactando também nos seus resultados nas redes sociais.
Algumas perguntas podem ser feitas na hora de traçar esses objetivos:
– O que você deseja com esta rede social?
– Essa decisão está alinhada com os objetivos macro da clínica?
– Você busca aumentar o conhecimento dos pacientes sobre o seu nome ou da sua clínica dentro da especialidade médica?
– Você quer receber mais pacientes para consultas?
– Você busca aumentar a sua autoridade no meio médico?
Escolha um objetivo, identifique quais são as suas metas e faça uma lista com elas ordenadas por grau de prioridade.
Para elaborar uma boa estratégia de marketing para o Instagram, você precisa saber exatamente quais são os públicos que você atende. O principal objetivo em saber com quem está comunicando é a maior identificação das postagens com o dia a dia dos seus pacientes.
Por exemplo, o compartilhamento de conhecimentos muito técnicos podem dificultar e reduzir o engajamento no seu perfil. Portanto, elabore conteúdos que se assimilam com o cotidiano das pessoas, e abuse de uma linguagem informal e pessoal.
A frequência de postagens no seu perfil é muito importante para o engajamento. Mas um perfil que posta diariamente conteúdos muito similares pode se tornar cansativo e perder seguidores.
Portanto, em uma estratégia para ter um perfil médico popular no Instagram é fundamental ter diversidade e conteúdos relevantes para o seu público.
Para manter essa diversificação constante nas suas postagens, crie entre três e cinco linhas de conteúdo que abordam informações pertinentes.
Por exemplo: uma divisão de linhas de conteúdos básicas que podem ser úteis para médicos de todas as especialidades são:
– Disponibilize os meios de contato, horários de atendimento e como marcar uma consulta, por exemplo apps em que seu consultório esteja disponível online;
– Informe sobre condições de saúde e dicas de autocuidado;
– Mostre todo o seu conhecimento sobre a sua especialidade, e comprove o quanto você domina sobre determinado assunto. Isso diminui o medo/receio dos pacientes;
– Conte suas histórias de vida: comente sobre como foi chegar onde está, porque decidiu fazer medicina, etc;
– Comunique sobre o dia a dia profissional e da clínica: abra a porta da rotina do médico que até então era desconhecido, pois a curiosidade em conhecer este universo atrai as pessoas;
– Mostre um pouco da pessoa que está por trás do médico, fale sobre sua família. Laços com a família o tornam mais humano e carismático;
– Publique sua participação em congressos, treinamentos, ações sociais, etc.
Com as suas linhas de conteúdo organizadas, seja consistente e poste com frequência.
O Instagram oferece diversos recursos para você comunicar sobre a sua especialidade médica.
Utilize com frequência os Stories e organize seu perfil com os destaques (são aqueles stories que ficam por tempo ilimitado, ou seja, apenas desaparecem quando você os exclui).
Um bom exemplo é colocar no destaque seus serviços, locais de atendimento, perguntas e respostas, dicas de saúde etc. Use sua criatividade na elaboração de Stories, pois é um ótimo recurso que te aproxima do seus pacientes.
Procure responder aos comentários dos seus leitores, lembrando-se sempre de que é proibido legalmente fazer consulta virtual. Seja solícito nos comentários e Directs (mensagens privadas), pois é uma excelente forma de levar potenciais pacientes a marcarem uma consulta.
Uma publicação com muitos comentários tende a aparecer para ainda mais pessoas, pois o algoritmo entende que aquela postagem é relevante, e organicamente(sem impulsão por anúncios) leva aquela postagem a mais pessoas.
Lembre-se de utilizar com sabedoria as hashtags. Elas são importantes pois ajudam as pessoas que não conhecem o seu trabalho a encontrar você de uma forma mais fácil.
Antes de cada postagem, pesquise quais são as hashtags mais adequadas para o tema e procure usar no primeiro comentário da postagem para que elas não atrapalhem a visualmente o texto que acompanha sua foto.
O marketing médico é uma importante estratégia para que você consiga mostrar o seu valor e os seus diferenciais com os objetivos de atrair pacientes e aumentar a fidelização dos pacientes para que estes retornem à sua clínica.
Para construir uma boa reputação com as redes, é importante seguir algumas regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Tome cuidado com os tipos de postagens que você irá realizar, pois existem diversas restrições e alguns tipos de comunicação podem gerar penalizações.
Para criar uma estratégia de sucesso para o seu perfil médico no Instagram, você precisa ter um objetivo claro de onde quer chegar com as suas postagens.
A partir disso, basta definir um guia com sua linha editorial e ser consistente nas publicações, lembrando-se sempre de usar as hashtags e responder aos seus seguidores. Quando as pessoas vão até as redes sociais elas querem conversar, receber atenção. Pense nisso quando estiver interagindo com elas.
Gostou das dicas mas ainda tem dúvidas sobre como colocá-las em prática? Converse com um dos nossos consultores, o BoaConsulta pode te ajudar com todos os pormenores da comunicação online.
Não deixe de conferir os nossos serviços para além da marcação de consultas médicas!
A gestão eficiente da agenda é o coração de um consultório médico. Quando bem organizada,…
A organização e decoração de um consultório médico são fatores que vão além da estética.…
Em um mundo cada vez mais digital, profissionais de saúde, como psicólogos, médicos e terapeutas,…
A escolha entre atender pacientes de forma particular ou através de convênios médicos é uma…
Atrair pacientes para um consultório de psicologia pode ser um desafio, especialmente em um mercado…
Em um mercado cada vez mais competitivo, a fidelização de pacientes se tornou um diferencial…