Abrir um consultório é o sonho de muitos médicos, mas para que isso seja possível é preciso conseguir uma licença que é concedida pelos órgãos municipais. Esse documento é o alvará de funcionamento, que serve para assegurar que determinado empreendimento está dentro das normas e, portanto, apto a oferecer seus serviços à comunidade.
Esse tipo de trâmite burocrático é inevitável, até mesmo porque é por meio dele que você consegue assegurar a legalidade do seu negócio. Para conseguir o alvará, sua clínica precisa estar adequada às regras vigentes.
Confira a seguir mais detalhes sobre o alvará da prefeitura e o que você deve fazer para obtê-lo.
Esse alvará serve para regularizar o funcionamento do seu consultório médico. Ele é concedido pela prefeitura local, por isso o procedimento para obtê-lo pode variar de acordo com o que é exigido por cada cidade.
Para conseguir o alvará, é preciso avaliar as condições estruturais do imóvel em que as atividades serão desempenhadas. Sendo assim, pode ser interessante consultar um engenheiro civil ou arquiteto antes de comprar ou locar um imóvel para o seu consultório.
Somente esses profissionais serão capazes de certificar, por meio do Termo de Responsabilidade Técnica (TRT), se as instalações possuem as condições exigidas para a emissão do alvará.
Esse termo é um documento no qual o profissional em questão se responsabiliza, para efeitos legais, pela execução de obras ou serviços prestados, garantindo que a estrutura do local suporta a atividade em questão que será realizada no imóvel. No caso, o consultório médico.
Há algumas penalidades que você corre o risco de enfrentar caso arrisque abrir seu consultório antes de obter o alvará de funcionamento. As legislações municipais variam pouco nesse sentido. As situações que podem ser punidas são as seguintes:
Todas essas três infrações são passíveis de multa, que podem ser renovadas a cada trinta dias se as falhas não forem corrigidas. Há também alguns delitos mais graves e específicos, que podem levar até mesmo ao fechamento do estabelecimento e a prisão dos envolvidos.
Agora que você já sabe a importância de garantir o alvará de funcionamento do seu consultório, é preciso entender o que é preciso fazer para obtê-lo. Continue a leitura para saber quais os documentos necessários para garantir seu alvará de funcionamento.
O primeiro passo para entrar com o pedido de alvará de funcionamento é reunir toda a documentação necessária (que pode variar de acordo com as exigências da prefeitura de cada município). Os documentos geralmente solicitados são:
Com todas as autorizações aprovadas e em mãos, junto dos demais documentos, você deverá se dirigir até a prefeitura municipal para iniciar o procedimento de solicitação do alvará.
Antes, no entanto, é importante se certificar de que não há mais nenhum documento que precise ser solicitado ou providenciado, de acordo com as exigências da prefeitura local.
Os estabelecimentos de pequeno porte (como pequenos consultórios médicos) geralmente não têm grandes problemas para conseguir o alvará de funcionamento. Se o imóvel onde o consultório será implementado ficar dentro de um condomínio, também pode ser necessário verificar a possibilidade de atividade comercial no local.
Assim como o alvará emitido pela ANVISA, o alvará de funcionamento também precisa ser renovado anualmente, e a solicitação para tal deve ser encaminhada no prazo mínimo de 60 dias antes do seu vencimento.
Além do alvará, há outros tipos de documentos e autorizações que serão exigidos para regularizar o funcionamento da clínica. São eles:
Além disso, como já mencionado, para obter o alvará será necessário obter a autorização do Corpo de Bombeiros. Saiba mais a seguir.
Outro documento obrigatório para abrir seu consultório residencial é a autorização do Corpo de Bombeiros, que é o órgão responsável por garantir o cumprimento das normas de segurança contra incêndio e outros sinistros em relação à estrutura física do edifício.
Assim como acontece com a documentação necessária para solicitar o alvará, que varia de cidade para cidade, as regras do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico também diferem de acordo com cada estado.
Para receber essa autorização, o estabelecimento precisa seguir as normas de segurança estabelecidas. Antes de abrir seu consultório médico, lembre-se de solicitar o certificado de conformidade junto ao órgão do seu estado. Após entregar os documentos, você deve aguardar a visita dos bombeiros para realizar a vistoria.
Apesar dessa etapa burocrática parecer um pouco complexa, é fundamental para garantir a regularização do seu consultório médico e evitar problemas futuros. Assim, você terá a chance de trabalhar tranquilamente, proporcionando a segurança de todos os funcionários e pacientes que frequentarem o local.
Esse artigo foi útil para resolver seu problema? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo e continue acompanhando nosso blog.
A gestão eficiente da agenda é o coração de um consultório médico. Quando bem organizada,…
A organização e decoração de um consultório médico são fatores que vão além da estética.…
Em um mundo cada vez mais digital, profissionais de saúde, como psicólogos, médicos e terapeutas,…
A escolha entre atender pacientes de forma particular ou através de convênios médicos é uma…
Atrair pacientes para um consultório de psicologia pode ser um desafio, especialmente em um mercado…
Em um mercado cada vez mais competitivo, a fidelização de pacientes se tornou um diferencial…