Você já parou para pensar na importância de um site para clínicas e consultórios médicos? Nos dias de hoje, não marcar presença na internet ou deixar de investir em marketing digital é algo inviável para empresas do segmento da saúde. Mesmo que você seja uma especialista na sua área, os potenciais pacientes precisam de formas facilitadas para encontrá-lo e agendar uma consulta. Sem isso, você estará deixando um espaço aberto para a concorrência e pode ter perdas financeiras significativas no final do mês.  Pensando nisso, no post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a importância de construir um site para sua clínica médica. Continue a leitura e descubra por que fazer o seu. Vamos lá? 

Qual a importância do site para clínicas? 

Ter um site para o seu consultório ou clínica médica é um método eficiente para aumentar a visibilidade do negócio, atrair mais pacientes e, assim, melhorar o seu faturamento.  As pessoas estão cada vez mais conectadas e os dados só confirmam essa realidade: no Brasil, são mais de 100 milhões de usuários, dos quais 80% deles utilizam a internet para procurar informações sobre cuidados com a saúde — tanto sinais e sintomas de doença quanto opções de médicos para marcar uma consulta.  Portanto, para que as pessoas saibam que você existe, investir em um site é algo essencial — só assim você poderá ser encontrado na rede. Embora a propaganda boca a boca seja muito importante, assim como outros métodos tradicionais, a exemplo de anúncios na TV, rádio e a panfletagem, a internet produz resultados de maior relevância.   Por meio desse canal de comunicação, você consegue entrar em contato com o público alvo, mostrar o seu diferencial e aparecer para quem procura pelos seus serviços de forma imediata, visto que as informações sobre você e a clínica estarão sempre disponíveis. 

Quais os benefícios de ter um site?

Entre os principais benefícios de investir em um site para a sua clínica médica, podemos citar: 
  • o compartilhamento de informações importantes sobre a clínica, como profissionais do corpo clínico, endereço e horário de atendimento;
  • a divulgação dos meios de contato para agendar uma consulta na clínica, como telefone e WhatsApp;
  • a possibilidade de preenchimento de formulário online com os dados básicos do paciente, o que acelera o seu atendimento na recepção;
  • o compartilhamento da missão, visão e objetivos do consultório nos cuidados com a saúde de seus pacientes;
  • a melhoria na reputação e credibilidade da clínica, pois mostra para o público que você está acompanhando os avanços da tecnologia;
  • a produção de conteúdos relevantes, o que incentiva a prevenção e diagnóstico precoce de doenças e atrai ainda mais os pacientes para sua empresa.
Ter um site para a clínica ou consultório médico é, portanto, indispensável para que o seu negócio se torne mais visível para potenciais pacientes, o que potencializa as chances de aumentar o seu faturamento. Além disso, o site também permite que tarefas e processos comuns do dia a dia de trabalho em um consultório médico sejam otimizados. Todas as informações disponíveis e coletadas online reduzem o tempo que os recepcionistas e secretários gastam respondendo dúvidas no telefone e preenchendo fichas, o que melhora a experiência do paciente de forma global. 

Como construir um bom site?

Embora não seja uma tarefa tão difícil desenvolver um site para sua clínica, é muito importante seguir algumas dicas e se manter atualizado para garantir que a página cumpra os seus objetivos, ou seja, as pessoas consigam acessá-la e verificar as informações que você deseja transmitir. Ter um bom site, na verdade, é um diferencial para sua clínica e o caminho para a fidelização de pacientes. Por isso, ele deve ter uma interface intuitiva, muito fácil de usar. Todos os dados devem ser descritos de forma clara, entre eles todos os profissionais que fazem parte da equipe, a especialidade de cada um e o número do registro no respectivo Conselho de Medicina.  Outras informações, como o endereço completo do local e o número de telefone para agendar uma consulta, também devem ser facilmente localizados. Colocar alguns pontos de referência e até um mapa também pode ajudar o seu paciente a saber como chegar na clínica.  Outro fator que deve ser levado em consideração na hora de montar o seu site é a responsividade: o paciente deve conseguir acessar a página de qualquer tipo de dispositivo eletrônico, como smartphone, tablet, notebook e computadores, sem perder a qualidade dos conteúdos.    Assim, o paciente pode acessar as informações de qualquer lugar e até mostrar o site rapidamente para os amigos da tela do celular, o que melhora a propaganda boca a boca do seu negócio e a chance de atrair mais clientes. Além disso, você pode contar com a programação para enviar notificações para seus pacientes cadastrados sobre a necessidade de um retorno para mostrar exames ou de uma nova consulta para avaliar a condição de saúde. Dessa forma, os seus pacientes conseguem lembrar mais facilmente das consultas e ficam satisfeitos com o serviço oferecido. Ao longo desse post, você pode conferir um pouco mais sobre a importância de investir em um bom site para sua clínica e quais são os benefícios dessa estratégia para o seu negócio.  Se você tem a sua própria clínica ou consultório médico, criar um site é uma etapa de marketing que não pode ser deixada de lado, visto que permite a disponibilização de todas as informações sobre a clínica, como especialidades, corpo clínico, localização e telefone — tudo para que seus possíveis pacientes entrem em contato e agendem uma consulta.  Se você não tem as habilidades necessárias para construir o seu, não se desespere! Você pode contar com o auxílio de empresas especializadas em marketing digital e que desenvolvem site para clínicas, de forma que ele seja o mais atrativo possível para os seus clientes. Por isso, não existem desculpas: invista em uma página na internet para melhorar os seus lucros e destaque no mercado.  Que tal aproveitar que você já está por aqui para descobrir um pouco mais sobre a importância do marketing médico? Leia nosso guia completo sobre o assunto e fique bem informado. Até mais!

Write A Comment