Atuar na área da saúde é um desafio e, se você pretende ser um profissional de destaque no segmento, é essencial ter alguns diferenciais competitivos, que vão desde a recepção, passam pelo marketing e chegam até o atendimento propriamente dito. Por isso, saber como alcançar visibilidade online para a sua clínica pode ser muito importante.

Felizmente, por meio de algumas ações simples e efetivas, você pode potencializar os seus resultados e elevar a sua credibilidade, ganhando a relevância de que você precisa para aumentar o seu orçamento e fazer o seu negócio se desenvolver cada vez mais. Continue lendo e descubra como fazer isso!

A importância de uma boa visibilidade online

Ter uma boa visibilidade online para o consultório é algo crucial nos dias de hoje, sobretudo, se levarmos em conta que boa parte das pessoas não passa muitas horas sem conferir as suas redes sociais e outras mídias do gênero. Diante dessa realidade, é fácil perceber que o ambiente digital é um ótimo caminho para atrair mais pacientes.

A grande questão é que fazer isso na área da saúde é um pouco diferente, uma vez que esse segmento é altamente complexo e tem uma questão ética relevante. O marketing médico precisa seguir certas normas, mas, quando bem-feito, tem alta eficácia em divulgar os serviços e diferenciais que podem ser oferecidos para determinado público. 

Esse tipo de merchandising é feito por meio de um conjunto amplo de ações de comunicação, com foco principal no virtual e, que servem para promover o consultório e, ao mesmo tempo, educar a população a respeito de assuntos relacionados com a especialidade, trazendo maior bem-estar geral e, de quebra, mais clientes para você.

As dicas para alcançar uma boa visibilidade online

Agora que você já compreendeu melhor o conceito de visibilidade online e descobriu que as ações de comunicação na internet podem ser uma maneira eficaz de ajudar a população e deixar a sua agenda lotada, chegou a hora de ver algumas dicas para conseguir isso. Confira alguns bons exemplos logo abaixo!

Defina e conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para alcançar visibilidade online para a sua clínica consiste em definir o seu público-alvo. Afinal, embora você não deva fazer disso um fator limitante, é para essas pessoas que você deve destinar a maioria das suas ações de merchandising, fazendo o direcionamento das estratégias e, até mesmo, adaptando o seu local de trabalho. 

A forma mais eficiente de fazer isso é observando o seu banco de dados, pois ele pode ser uma fonte muito valiosa de informações. Observe alguns detalhes, como os locais de moradia mais frequentes, a idade média dos pacientes e o gênero predominante. Cruze esses dados com a sua especialidade e você terá um ótimo direcionamento para seguir.

Tenha um site funcional e otimizado 

Você pode até achar que os sites estão perdendo espaço em um mundo voltado para as redes sociais e os aplicativos de comunicação, no entanto, eles continuam sendo muito importantes, uma vez que são uma espécie de endereço oficial da sua clínica na internet. Investir na sua qualidade é, portanto, crucial para quem deseja um marketing de sucesso.

O mais importante é que ele tenha informações atualizadas e corretas, com dados precisos sobre as suas especialidades, as formas de contato, o endereço físico da clínica e o seu número de registro no CRM. Além disso, uma estratégia interessante é que ele tenha um visual sóbrio, que se pareça com as escolhas de decoração do seu consultório.

Conheça o poder do e-mail marketing

O e-mail marketing é outro item que foi considerado uma estratégia com os dias contados, mas o que se viu foi justamente o contrário. Mesmo com tantas opções disponíveis nos dias de hoje, boa parte das pessoas não abre mão dessa funcionalidade e continua checando a sua caixa de entrada todos os dias. 

Você e sua clínica podem se valer dessa situação e mandar alguns conteúdos, como uma newsletter ou um artigo interessante dentro da sua área de atuação. No entanto, não se esqueça de que esses envios apenas podem ser feitos para aquelas pessoas que concederam a devida autorização para fazer parte do seu mailing.

Utilize as principais redes sociais pata ter mais visibilidade online

Como dissemos, as redes sociais já fazem parte do dia a dia de quase todas as pessoas do mundo, e essa informação deve servir para direcionar as suas estratégias de marketing. Enquanto, há alguns anos, boa parte do público se informava por meio de jornais, revistas e televisão, hoje, a internet roubou esse lugar.

Sendo assim, considere a criação de perfis profissionais para a clínica, ao menos nas principais mídias do gênero. O Facebook, por exemplo, permite a elaboração de uma fanpage, na qual você pode compartilhar conteúdos. Já o Instagram pode ser o local perfeito para imagens e pequenos vídeos. Aproveite e explore essas possibilidades.

Produza um conteúdo de qualidade

Por fim, você não pode deixar de pensar na criação de um conteúdo de qualidade, pois esse é o grande diferencial que faz com que um profissional consiga se destacar na internet. As pessoas estão em busca de informações confiáveis e, principalmente, que possam responder às principais dúvidas e aos questionamentos que elas têm sobre uma área.

O médico é um personagem frequente nessa conjuntura, pois a busca por um pouco mais de conhecimento sobre doenças, tratamentos e diagnósticos é absurdamente comum na web. Considere, então, a possibilidade de criar artigos em um blog, de escrever a sua própria newsletter ou até de ter um canal no YouTube. Isso poderá mudar a sua vida!

Como você pôde ver, alcançar visibilidade online para a sua clínica pode ser um desafio, mas essa é uma tarefa mais simples quando você adota as melhores estratégias e oferece opções de alta qualidade para o seu público. Dessa forma, você ganha um diferencial competitivo para o consultório e garante uma agenda cheia todos os dias!

Gostou de aprender como alcançar visibilidade online para a sua clínica? Então, adquira mais conhecimentos! Clique aqui e confira também nosso guia completo sobre o marketing médico!

Write A Comment