O WhatsApp médico é uma ferramenta que pode ajudar muito o dia a dia da clínica. Por meio dele, é possível acelerar processos e torná-los mais eficientes. Além disso, o aplicativo anunciou que atingiu a marca de 120 milhões de usuários no Brasil em 2017. Não é uma base de dados a se desprezar!

A seguir, listamos algumas vantagens e processos que podem ser melhorados,  que a sua clínica pode adotar ao usar essa ferramenta.

Custos

O WhatsApp possibilita a realização de ligação e envio de mensagens instantâneas por meio da internet, ou seja, não existe nenhum gasto com as companhias telefônicas.

Nesse sentido, os custos são reduzidos, pois você pode utilizar o Wi-Fi da sua clínica para conectá-lo e realizar o contato necessário com pacientes e fornecedores. Da mesma forma, os pacientes não precisam gastar nada para enviar ou responder suas mensagens.

Fidelização de pacientes

O contato com a clínica faz com que os pacientes sintam-se seguros e especiais. Isso porque esse contato fica mais humanizado, e mais próximo. A conversa entre a clínica e o paciente se torna mais informal e confortável, fazendo com que a pessoa tenha uma boa experiência ainda em um primeiro contato e queira retornar para realizar novos procedimentos quando necessário.

Boa taxa de abertura

O WhatsApp é um dos meios de comunicação mais utilizados pelos brasileiros, sendo assim, a sua taxa de abertura para ser contactado pelo app é muito boa, o que torna o contato mais eficaz. Além disso, você quase sempre pode saber quando o destinatário leu a mensagem, facilitando a sua tomada de decisão e o relacionamento com o paciente.

Facilidade de contato

Atualmente, as pessoas passam muito tempo no celular. Por esse motivo, o contato via WhatsApp se tornou mais fácil. Isso porque elas costumam checar suas mensagens constantemente e, assim, você pode conversar com ela sempre que bem entender, seja para confirmar uma consulta ou para passar alguma outra informação importante. É importante adotar uma política de horários no consultório para abordagens via mensagem, para que o seu contato, que deveria ser oportuno, se torne invasivo.

Do lado do médico, também é preciso tomar cuidado com pacientes que querem manter contato frequente, fazendo muitas perguntas, por vezes de caráter técnico, e que jamais devem ser respondidas à distância, até mesmo por uma resolução ética, e como manda o Conselho Federal de Medicina.

Sendo assim, quando o paciente entra em contato informando seus sintomas ou mostrando fotos de alguma região do corpo que sente desconforto, é importante alertá-lo que esse tipo de procedimento não pode ser realizado por telefone e que ele precisa comparecer ao seu consultório.

O WhatsApp é mais uma maneira de agilizar os processos dentro da clínica, e a nossa dica, como toda a tecnologia presente hoje em dia é: Use com inteligência e não perca nenhum contato!

Write A Comment