São incontáveis os benefícios da tecnologia na área da saúde, promovendo revoluções tão expressivas no ambiento da prestação de serviços médicos, otimizando processos em tratamentos e para atendimentos, abrangendo as mais amplas esferas da transformação digital da saúde.
A medicina moderna já coloca a serviço tecnologias como a inteligência artificial, internet das coisas (IoT), robótica, big data e diversas outras tecnologias, buscando aprimorar cada vez mais a sua capacidade de diagnósticos, prevenções, atendimentos, tratamentos e na melhor relação entre pacientes e médicos.
Observamos essa ampla adesão à tecnologia com o surgimento da Covid-19, onde tecnologias como a telemedicina foram responsáveis por garantir diversos atendimentos médicos de suma importância, permitindo uma resposta ágil e eficiente nos mais diversos setores da saúde.
Sobre esse tema, preparamos este post que busca apresentar os benefícios da tecnologia na área da saúde, para clínicas, consultórios, centros médicos e hospitais, visando o melhor atendimento possível ao paciente, otimizando processos e recurso, confira.
Segundo a última pesquisa realizada pela Accenture, publicada pela revista Exame, cerca de 61% dos profissionais de saúde Brasileiros, utilizam ferramentas de TI para observar pacientes, e cerca de 38% fazem o uso de sistemas e processos eletrônicos na administração.
Diante do impacto tecnológico nos cuidados com a saúde, ferramentas como o monitoramento por Wearables permitiu uma maior autonomia e responsabilidade ao paciente, ao mesmo tempo em que a presença digital de profissionais de saúde, democratizou e facilitou o acesso à informação e tratamentos.
A ampla adoção da tecnologia otimiza o agendamento de consultas, gestão de pacientes, otimizam o tempo do paciente e médico, maximizam os benefícios em procedimentos médicos, facilita e agiliza diagnósticos e promove a melhor relação do paciente com os serviços médicos.
Vejamos a seguir estes benefícios, na prática:
Tecnologias como os prontuários eletrônicos, informações históricas do paciente e uso de robótica, por exemplo, podem resultar em diagnósticos mais precisos, técnicas cirúrgicas mais apuradas, colaborando massivamente para a redução de erro, evitando consequências graves quando o assunto é saúde.
Apenas o fato do médico dispor do histórico clínico de um paciente de fácil acesso, reduzindo a utilização de papéis e a necessidade de arquivamento manual, reduz consideravelmente a possibilidade de erros.
Outra tecnologia muito importante neste sentido é a inteligência artificial, capaz de alertar o médico em tempo real em caso de mudanças no quadro clínico do paciente, por exemplo. Função primordial em quadros emergenciais.
A tecnologia caminha a passos largos no aprimoramento da medicina, gerando inovações de suma importância, como os importantes exames de imagem que podem ser a tomografia computadorizada, ressonância magnéticos entre outros. Estes exames possibilitam ao médico visualizar a estruturas internas do corpo, tornando possível diagnóstico.
Esta tecnologia revolucionaria permite que o profissional de saúde, tenha a possibilidade de identificar doenças graves em estágio inicial, como o câncer, facilitando o tratamento, além disso, permite a visualização de fraturas, lesões e danos a tecidos internos.
Outra tecnologia a serviço do diagnóstico é a telemedicina, pois permite que o médico consulte um especialista no tema e compartilhar os exames, permitindo a colaboração e maior precisão no diagnóstico e direcionamento para o tratamento.
Um grande gargalo visto em diversas instituições de saúde é a gestão eficiente, seja de recursos, organização interna, procedimentos ou mesmo na relação com o fluxo de pacientes, para isso os softwares médicos são grandes aliados da gestão.
Estas ferramentas apresentam benefícios como:
Estes sistemas de gestão tem como objetivo melhorar a integração eficiente com todos os setores, otimizar a logística interna, refletindo no melhor atendimento ao paciente, maximização de produtividade e redução de custos.
O paciente é o seu cliente, afinal é da presença e atração de paciente que sobrevive um consultório médico, por exemplo. Tornar cada vez mais fácil a conectividade entre clínica e paciente, contribuir para o melhor atendimento ao paciente.
E a tecnologia contribui para a possibilidade de agendamento de consultas e exames online, reduzindo o tempo gasto em chamadas telefônicas por parte do paciente e colaborador, ou até mesmo a necessidade de se deslocar ao consultório para realizar o agendamento.
Com o serviço de agendamento de consultas online a paciente ganha autonomia para realizar o agendamento da sua consulta, podendo usar o serviço a qualquer dia e horário.
Esta possibilidade facilita a rotina de pessoas com pouco tempo disponível, facilita a organização da agenda do médico, pois é atribuído o compromisso automaticamente, reduzindo filas e alguns serviços realizam a confirmação de consulta automaticamente.
Todo este sistema diminui o tempo gasto pela secretária em agendar e confirmar a consulta, possibilitando dar mais foco a outras ações mais importantes.
Os benefícios da tecnologia na saúde são muitos e se dividem nos mais diversos setores, entretanto, a facilidade e integração das informações é um dos mais importantes, pois esse acesso facilitado muni profissionais da saúde com informações histórias e valiosas dos pacientes.
Os prontuários eletrônicos são grandes exemplos, reunindo o histórico clínico do paciente, tratamentos, exames realizados, diagnósticos, medicações prescritas e muitos outros dados registrados e armazenados em nuvem, podendo ser consultado sempre que necessário ou compartilhado com outro médico.
Estes prontuários podem ser armazenados na nuvem, garantindo o acesso remoto em qualquer lugar e o compartilhamento ágil, esta tecnologia otimiza o trabalho do médico e toda a equipe, permitindo a escolha mais adequada de tratamento.
Outro grande benefício desse recurso é o descarte de procedimentos e exames desnecessários, reduzindo custos com recursos e tempo.
A tecnologia nos mais amplos moldes revolucionou a forma como os procedimentos cirúrgicos são feitos, mas a robótica é a responsável por permitir uma excelente precisão e segurança em intervenções médicas, algumas praticamente não invasiva.
Com auxílio de máquinas e robôs o médico tem uma visão maximizada da área a ser operada e com auxílio dos equipamentos consegue efetuar movimentos milimétricos, tornando o procedimento extremamente seguro e diminuir o risco de erros humanos.
Como na maioria dos casos as incisões são muito pequenas, os procedimentos médicos e cirúrgicos com auxílio de equipamentos médicos, costumam ter uma recuperação muito mais rápida para o paciente.
O uso da tecnologia na área da saúde exige o aprimoramento de conhecimentos por parte de profissionais da saúde, sendo fundamental a atualização frequente do conhecimento clínicos do profissional.
A junção da tecnologia no ambiente médico otimiza a qualidade de atendimento e tratamento, tornando mais centralizado o acesso do paciente com a assistência de saúde. Dessa maneira tirando a sobrecarga do médico e equipe, estimulando o reconhecimento e crescimento na carreira.
O prontuário eletrônico vem revolucionando a rotina de consultórios e clínicas médicas, oferecendo soluções que…
A gestão eficiente da agenda é o coração de um consultório médico. Quando bem organizada,…
A organização e decoração de um consultório médico são fatores que vão além da estética.…
Em um mundo cada vez mais digital, profissionais de saúde, como psicólogos, médicos e terapeutas,…
A escolha entre atender pacientes de forma particular ou através de convênios médicos é uma…
Atrair pacientes para um consultório de psicologia pode ser um desafio, especialmente em um mercado…