O dia a dia de uma clínica pode consumir muito tempo de vários gestores: são pacientes que necessitam de mais atenção, burocracias para resolver no âmbito administrativo e muitos pormenores que acabam por tomar muito do tempo do médico.

Preparamos algumas dicas para que você possa contornar essa situação, contando sempre com um apoio da tecnologia para melhorar os processos dentro da sua clínica.

O grande inimigo de todo médico é a falta de controle financeiro. É preciso gerenciar com excelência o capital de giro para que a clínica gere bons frutos.

Sempre registre as movimentações financeiras utilizando planilhas de controle de despesas e de recursos que entram na clínica. Uma boa maneira de não se perder entre planilhas, é centralizar a informação em um único espaço, como o BoaConsulta Gestão, um software pensado exclusivamente para isso, pronto para ajudar a controlar os gastos, com relatórios feitos em tempo real, o que ajuda muito quando temos uma noção visual do que estamos lidando.

Como em toda empresa, de qualquer área, a dica de ouro que sempre deve ser lembrada. Deixe suas finanças pessoais bem longe do dia a dia financeiro da empresa! Esta fronteira precisa ser clara e bem delimitada.

Muitos administradores ainda cometem um erro clássico quando se fala em tornar a gestão financeira eficiente, que é cortar as verbas do marketing. Uma alternativa para os planejamentos de marketing muito caros que envolvem material impresso de alto custo, envio de mala direta pelo correio, entre outros, é desenvolver melhor o marketing digital, com estratégias claras e bem definidas, como dicas de saúde para o seu paciente. Os médicos exploram pouco esse campo e isso pode ser um diferencial na sua clínica.

Além do mais, insira o local do seu consultório, por exemplo, no Google Maps para que as pessoas possam achar o seu contato e localização mais facilmente.

Contudo, nunca se esqueça de que o maior marketing do médico são os seus pacientes. Por isso, invista sempre na sua relação médico-paciente, assim, eles irão divulgar seu trabalho naturalmente. Ela não custa nada e é uma máxima da medicina.

Esteja atento aos fornecedores! A rotina médica envolve, muitas vezes, a utilização de materiais médicos, como seringa, luvas e insumos em geral. Na hora de escolher um fornecedor, preste atenção aos preços oferecidos e à qualidade dos produtos. Nem sempre o mais barato traz o melhor custo benefício, e a matemática pode sair cara. A famosa premissa de que o “barato sai caro”.

Tente negociar com o seu fornecedor as condições de pagamento, observando também a sua capacidade de entrega. A relação de confiança deve ser mútua, por isso evite atrasos nas contas. Uma boa relação com os fornecedores é imprescindível para o adequado controle financeiro da clínica.

A tecnologia chegou para ajudar! Invista em softwares de agendas eletrônicas e prontuários eletrônicos em sua clínica. Com eles, é possível maximizar o seu tempo, garantindo atendimento melhor e eficaz para o seu ambiente de trabalho.

Com isso, os pacientes ficarão mais satisfeitos e você ganhará a confiança deles, ponto essencial para um médico, principalmente em momentos de crise ou organização financeira.

Manter um grupo fidelizado de pacientes no seu consultório pode ser a chave para a continuação do sucesso da sua clínica.

Write A Comment