Ter o próprio negócio pode não ser tão fácil quanto parece. Muitos médicos, ao saírem da faculdade, sonham com a abertura de uma clínica com a recepção lotada. No entanto, ter o próprio consultório e aumentar o número de pacientes requer investimento humano e tecnológico. É comum os profissionais de saúde terem bastante procura ao iniciarem no mercado e se estabilizarem com o passar do tempo. Isso acontece porque as pessoas são atraídas por novidades e costumam experimentar o serviço. Contudo, com o passar do tempo alguns pacientes se tornam clientes fiéis e outros dispersam. Para manter um bom número de pacientes e se consolidar no mercado como referência na área, vamos passar 5 dicas para que você possa aplicar na sua clínica e fazer o seu negócio crescer a cada dia.

1. Preste um atendimento de excelência

Quando as pessoas buscam um atendimento médico desejam, além da solução dos seus problemas biológicos, compreensão. Muitos pacientes ficam chateados quando o profissional de saúde não presta um atendimento humanizado. É importante que o médico seja um bom ouvinte, conceda atenção individual ao paciente e disponha de um tempo justo de atendimento. Essas atitudes não só deixam o paciente satisfeito como também fazem com que ele indique gratuitamente os seus serviços. Quando isso acontece, é a popular divulgação boca a boca conhecida no marketing. As indicações de clínicas, por pessoas conhecidas, têm grande peso decisório na hora de contratar um serviço e fazem aumentar o número de pacientes. A divulgação direta evoluiu e passou para as redes sociais. Hoje, um comentário tem o mesmo peso que a indicação de um amigo. Veja como é importante prestar um excelente atendimento para manter uma boa reputação e conquistar, gratuitamente, indicações. Isso vale ouro!

2. Invista em divulgação

Como toda empresa, os consultórios também são negócios e precisam de publicidade. Por mais que a efetividade do boca a boca seja altíssima, ações de marketing são essenciais para atingir maiores públicos e aumentar o número de pacientes. Muitos médicos têm ganhado bastante visibilidade usando as mídias sociais. Estamos em tempos de compartilhar conhecimento. Por isso, profissionais que dispensam parte do seu dia dividindo o que sabem têm mais repercussão no meio digital. Além das redes sociais, é essencial para o crescimento do negócio procurar profissionais de marketing que possam fazer um planejamento de comunicação. Nesse planejamento, deve ter espaço para anúncios pagos. Apesar de a internet valorizar a boa produção de conteúdo e, organicamente, dar aquela forcinha, não é a mesma coisa que fazer anúncios patrocinados. Com anúncios pagos é possível segmentar o público-alvo a ser atingido e aumentar o alcance da propaganda.

3. Tenha uma equipe bem treinada

De nada adianta o médico prestar um excelente atendimento se a sua equipe não faz o mesmo. O primeiro contato do paciente, na maioria das vezes, acontece com os atendentes da clínica. É nesse momento que o cliente tem a primeira impressão. Se ele for mal atendido por telefone, por exemplo, dificilmente vá marcar um horário. A equipe precisa entender a sua importância nesse processo de atração e fidelização para conseguir aumentar o número de pacientes. Manter a equipe bem treinada e com excelentes recursos tecnológicos fará com que a experiência do paciente seja a melhor possível do início ao fim. Pois, além de receber um atendimento humanizado na recepção, o paciente pode se beneficiar da redução do tempo de espera. Bons softwares para clínicas agilizam o processo e melhoram as rotinas do consultório. Com um ambiente organizado e melhores ferramentas para trabalhar, o atendente automatiza algumas tarefas e sobra mais tempo para o atendimento presencial.

4. Conheça os pacientes

Toda empresa precisa conhecer profundamente o seu público. Aqui, nem estamos falando de dados demográficos, como endereço, telefone, e-mail, profissão, estado civil, renda etc, que são preenchidos nos cadastros dos pacientes. Conhecer o cliente vai muito além disso, o mais importante é saber dos seus anseios, desejos e motivações. Pois, são os pensamentos mais inconscientes que decidem por uma compra ou contratação de um serviço. São como gatilhos mentais que surgem e levam à ação. Uma das formas de descobrir quais são as necessidades do seu público é conversando com os pacientes, pedindo feedback após as consultas, estudando os comentários em redes sociais, tanto os positivos como os negativos, ou mesmo, elaborando um questionário profissional de pesquisa. Com base no resultado dessa pesquisa, será possível planejar melhor a comunicação e até repensar os serviços oferecidos. Conhecer o público com detalhes abre um leque de possibilidades de melhorias na gestão integrada da empresa.

5. Seja uma pessoa engajada

O médico é o nome por trás da empresa. Apesar de a clínica ser uma pessoa jurídica, o papel da pessoa física se sobressai a ponto de o consultório ser reconhecido pelo nome do profissional, que por consequência tem uma imagem associada. Há várias formas de utilizar essa imagem a favor da empresa, mas uma que merece destaque é a atuação social. Participar de associações de bairro, grupos de pesquisa, organizações sem fins lucrativos e eventos sociais são formas de tornar o médico conhecido na sociedade. A socialização é muito importante, afinal, antes de serem clientes, os pacientes são seres humanos que têm necessidade de se relacionar. Em cidades pequenas essa é uma excelente estratégia, pois em pouco tempo o médico será referência em saúde. No entanto, é preciso que exista verdade nessa exposição. Não há nada mais desagradável que as pessoas perceberem que o médico age dessa forma, simplesmente, para promoção pessoal. Participar de causas nas quais acredita, efetivamente, é a melhor maneira de se dedicar a algo que tenha a ver com as suas afinidades. Como você percebeu, há diversas maneiras de aumentar o número de pacientes e quando se consegue isso ocorre otimização de resultados, aumento de lucro, consolidação no mercado, realização etc. Ou seja, o sonho de todo profissional bem-sucedido. Se você gostou dessas dicas para aumentar o número de pacientes na clínica, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. O cadastro fará com que você receba todas as atualizações na sua caixa de entrada.

Write A Comment