O mundo está em constante transformação. Apesar disso, clínicas e consultórios médicos fazem parte de um segmento muito conservador e, às vezes, não muito aberto a mudanças. Entre o aumento constante da concorrência e a diminuição do valor dos reembolsos dos planos de saúde, muitas práticas estão buscando novas e progressivas técnicas de marketing para manter um fluxo constante de pacientes. Mas como fidelizar pacientes na minha clínica médica? É importante fazer uso da tecnologia? Aqui estão seis dicas de como fidelizar pacientes na sua clínica médica:

1 - Seja hospitaleiro

Torne o seu consultório médico um lugar hospitaleiro para seus pacientes. A sua sala de espera deve ser bonita, limpa e confortável. Você já se sentou na sua sala de espera? Sente-se lá por um tempo num dia de muito movimento e veja o quão convidativa ela é. Tenha café ou chá disponíveis e ofereça água aos seus pacientes. Mantenha o volume da televisão e do rádio a um nível razoável. Certifique-se de que a sua equipe (incluindo você e todos os outros médicos da sua clínica) estejam sempre muito limpos e de bom humor. A hospitalidade deve começar ao telefone, caso o paciente estabeleça esse tipo de contato para marcar uma consulta. Você pode até considerar tornar um dos seus funcionários o embaixador da hospitalidade da sua clínica. Esta pessoa pode realizar reuniões semanais para dar dicas de como tornar toda a sua equipe mais hospitaleira e simpática. Mas, além de tornar a sua clínica hospitaleira para fidelizar pacientes é preciso ser atencioso com os seus pacientes online, ou seja, no mundo virtual.

2 - Fidelizar pacientes - Tenha forte presença online

Grande parte dos seus pacientes busca por cuidados médicos online da mesma maneira que buscam por um novo par de sapatos. Portanto, é essencial que você não tenha apenas um bom, mas um ótimo site que possa ser facilmente encontrado nos motores de busca. Além disso, estabeleça um diálogo com os pacientes que enviam dúvidas ou fazem perguntas para você por meio dessa plataforma. Investir em soluções de marketing online, como Search Engine Optimization (SEO) e blog, é um dos investimentos mais importantes que você pode fazer para destacar o seu consultório médico e fidelizar pacientes.

3 - Encontre sua voz nas mídias sociais

A mídia social é também uma maneira fundamental para envolver e fidelizar pacientes. Essa ferramenta funciona como um megafone para sua prática, uma vez que o expõe a novas redes de pacientes. Manter suas contas nas redes sociais sempre atualizadas é uma estratégia inteligente de marketing online, uma vez que o Google colocou grande ênfase nas mídias sociais em seu algoritmo de classificação.

4 - Mantenha sua identidade consistente

Com tantos caminhos diferentes para divulgar a sua clínica ou consultório médico, pode ser fácil se tornar inconsistente. Sua marca profissional deve ser uniforme em todas as plataformas e em todo o seu material impresso, como cartões e receituários. A padronização da sua marca ajudará a desenvolver e aumentar a confiança no trabalho prestado pelo seu consultório. Se os seus pacientes puderem distinguir seu nome e logotipo de outros, serão mais propensos a se conectar com você para solucionar as suas necessidades.

5 - Rede de contatos forte

A sua rede de contatos é essencial no mercado competitivo de hoje. Os médicos não podem apenas confiar nas suas reputações passadas. Agora, eles precisam, também, garantir novos relacionamentos e reativar os antigos. Uma rede de contatos forte permitirá que mais pacientes conheçam o seu trabalho e marquem uma consulta com você, uma vez que a confiança e o conhecimento são necessários para que essa dinâmica se desenvolva. Os participantes da sua rede de contatos querem saber que seus pacientes estarão em boas mãos quando são encaminhados a você. Certamente por que isso reflete na sua reputação também. Concentrar-se na construção de conexões pessoais é a chave para relacionamentos fortes e uma excelente maneira de atrair e fidelizar pacientes.

6 - Atendimento eficiente deixa os pacientes mais satisfeitos

É simples assim. Como isso pode ser alcançado na sua clínica médica? Combine um agendamento rápido com a confirmação eficaz desses agendamentos por meio de mensagens automáticas. Não faça seus pacientes aguardarem muito tempo para serem atendidos. Forneça um número de telefone direto com o seu consultório, pois isso aliviará a frustração de um longo tempo de espera ligando para um telefone que nunca atende. Depois que os pacientes receberam cuidados médicos em seu consultório, envie um lembrete por e-mail ou mensagem de texto sobre a necessidade de um retorno para verificar os exames complementares. Uma comunicação clara e um feedback imediato podem aprimorar sua reputação positiva, fidelizar e levar mais e mais pacientes à sua porta. Quer agilidade e eficiência no seu consultório? Teste o BoaConsulta  e melhore a gestão do seu consultório hoje mesmo! 

Write A Comment