O que um dentista, um médico ou outro profissional de saúde precisa fazer para aumentar a sua visibilidade na internet? Excelente conteúdo? Claro que sim. Investir em mídia social? Também! Mas para se tornar uma referência online é preciso mais do que isso. Visibilidade online significa educar seus leitores, além de criar um relacionamento com pacientes e potenciais pacientes usando sua "voz online".

Mas, como construir esse relacionamento médico na internet?

No post de hoje, daremos 10 dicas de marketing digital que podem ser implementadas por um médico ou outro profissional de saúde, para aumentar a visibilidade online. E, assim, atrair mais pacientes para o seu consultório. Vamos lá?

1. Médico na internet - Use diretórios e citações comerciais

Os diretórios comerciais são ideais para garantir que os pacientes que procuram os seus serviços possam encontrá-lo. Ser listado com precisão em sites de citação também pode ajudá-lo a obter uma boa classificação e ajudar os motores de busca a determinar a localização do seu consultório ou clínica. Além disso, esses diretórios permitem que os seus pacientes classifiquem o seu estabelecimento. Alguns diretórios importantes são:

2. Citações e comentários

Além das citações estruturadas (vistas acima), você pode preencher seu perfil  médico na internet em sites que permitam adicionar informações no corpo de um artigo ou nos comentários. Obviamente, as citações funcionam melhor em sites de autoridade, mas também podem ser feitos em qualquer um dos seguintes:

3. Médico na internet - Tenha um perfil no BoaConsulta

A partir de agora, profissionais da saúde podem ter um perfil médico na internet, mais exatamente na plataforma do BoaConsulta e aumentar a visibilidade da sua clínica ou consultório. Ao acessar o cadastro, o paciente tem acesso a várias informações do profissional, como especialidade e convênios médicos pelos quais atende. Ao acessar um perfil profissional na plataforma, é possível, ainda, agendar uma consulta médica. O benefício de cadastrar o seu perfil no BoaConsulta é que ele será visualizado por um grande número de pessoas, criando credibilidade instantânea e atraindo mais paciente para o seu consultório, e isso ajuda a aumentar sua visibilidade online.

4. Melhore a legibilidade do seu site

Para alcançar um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa, você precisa se certificar de que seu site pode ser facilmente lido pelos motores de busca. Para isso, é importante que o conteúdo do seu site seja direcionado. Mencione especificamente o que você faz, quem você é, onde você faz e para quem você faz. Em outras palavras, seu site precisa mostrar, por exemplo:
  • Eu sou um médico;
  • Sou um médico em Belo Horizonte;
  • Sou um médico em Belo Horizonte especializado cirurgia plástica.
Essas informações devem estar no texto do seu site, e nas tags de título e tags de cabeçalho, por exemplo. Considere usar serviços como o Google Trends para identificar quais são as palavras que os pacientes usam para encontrar serviços médicos e de saúde. Essa informação pode ser útil para decidir quais palavras devem ser usadas no seu site.

5. Adicione uma página de comentários

O ideal é que você adicione uma página em seu site com depoimentos e avaliações. No entanto, um profissional da saúde deve cumprir determinadas orientações atribuídas pelas suas associações profissionais. Portanto, antes de usar os depoimentos dos seus clientes, verifique se não há nenhum impedimento legal para fazê-lo. Uma página de comentários que contenha informações úteis para os seus pacientes pode adicionar autoridade e credibilidade instantâneas ao seu consultório.

6. Médico na internet - Seja ativo nas mídias sociais

Para a maioria dos profissionais da saúde, as plataformas de mídia social mais importantes são o Facebook, Twitter e Instagram. Essas redes oferecem a possibilidade para compartilhar conteúdo e manter relações contínuas com seus pacientes. No entanto, isso pode ser um processo demorado. Para agilizar as suas postagens nas redes sociais, é recomendado usar ferramentas como o Buffer. Isso facilita a distribuição de conteúdo e mantém contato com os seus pacientes. Tenha em mente que imagens e links são muito compartilhados por meio das mídias sociais. Pode ser uma boa prática treinar sua equipe de administração para passar entre 5 a 10 minutos por dia compartilhando seus conteúdos e imagens ma internet. Mostre sua personalidade através das mídias sociais! Mostre que seu consultório é profissional e trabalha com alegria. Essa é uma excelente oportunidade de conquistar mais e mais clientes.

7. Faça parcerias para aumentar a visibilidade

Publique conteúdos, semanalmente, no seu blog médico na internet. Crie artigos relevantes e sedutores para os seus pacientes. Crie autoridade e diálogo com seus pacientes. Uma das maneiras mais simples de obter uma boa tração para o seu blog é criando parcerias com empresas locais, que não sejam concorrentes diretas. Um exemplo dessa parceria é um dentista que recomende um ortodontista, ou um ortopedista que recomenda um fisioterapeuta. Além disso, pode ser muito útil para a sua clínica criar promoções cruzadas, o que beneficia, igualmente a todos os participantes.

8. Tenha um site amigável

O seu site deve ser amigável, porque a maioria dos pacientes usa seus smartphones para buscar informações médicas e de saúde. Portanto, é importante que o seu site seja bem visualizado em qualquer dispositivo, o que é conhecido como "design móvel responsivo". Isso significa simplesmente que o seu site será fácil de visualizar, o que torna mais provável que potenciais pacientes entrem em contato com você.

9. Seja visual

Quando um paciente está procurando por serviços de um médico na internet, ele deseja ver fotos e imagens bonitas e que chamem a sua atenção. Em particular, querem ver imagens de você e de seus serviços médicos. Querem ver uma foto do lado externo das suas instalações para que possam reconhecê-la, e uma foto do interior do seu consultório para que possam ter uma ideia do que encontrarão ao chegar lá. Seja criativo. Mostre sua personalidade. Mostre sua singularidade e por que você é o profissional que o seu paciente deve procurar.

10. Escreva em sites como convidado

Escreva conteúdos relevantes e poste em sites relacionados à sua área de atuação ou em sites que gerem autoridade. Como isso ajuda? Bem, o benefício principal é aumentar o tráfego do site, mas também pode ajudá-lo a se estabelecer como uma autoridade online e é uma maneira de "criar links". Faça contatos com a sua rede de amigos! Se ofereça para escrever um artigo para o blog de empresas com as quais você se relaciona. Além disso, convide profissionais para escrever conteúdos para o seu site. Esta iniciativa pode ajudá-lo a obter mais visitas no seu blog à medida que o seu convidado compartilhar seu conteúdo. Isso pode melhorar que potencialmente  o seu ranking nos mecanismos de pesquisa. Seja uma "pessoa" e não apenas uma empresa sem nome. Seja autêntico. Gerencie suas interações com os pacientes. Use a internet a seu favor e atraia muitos pacientes para o seu consultório, aumentar a visibilidade online pode ajudar. Qual dessas dicas para um médico na internet é sua favorita? Conte com a gente e faça o cadastro do seu perfil no BoaConsulta e agora mesmo!

Write A Comment