Se você é como a maioria dos médicos, seu objetivo é tornar sua clínica ou consultório médico mais eficiente, o que acabará por compensar suas margens de lucro.

A realidade, no entanto, é que você provavelmente gasta uma porcentagem significativa do seu dia revisando os resultados de exames, colocando dados em prontuários e escrevendo receitas.

De acordo com uma pesquisa da Junta Consultiva Americana, os médicos gastam apenas 27% de seus dias com os pacientes. Enquanto isso, a equipe de apoio no consultório também está ocupada, estabelecendo compromissos, gerenciando agendas e tratando a documentação do paciente.

O BoaConsulta separou algumas dicas para você e sua equipe cortarem o tempo gasto no trabalho administrativo, resultando em mais tempo e atenção aos pacientes. Essas estratégias simples são fáceis de implementar e você deve notar os  benefícios de maneira rápida e consistente.

Alguns procedimentos que podem te ajudar, são:

Envie os formulários de aceitação do paciente com antecedência

O tempo que leva para que os pacientes preencham os formulários e para que sua equipe insira os dados pode ser mais sabiamente usado para ver mais pacientes. Em vez de ter os pacientes a preencher os formulários necessários quando eles chegam, colete informações que você precisa antes, para garantir que tudo esteja completo quando chegarem.

Abra as linhas de comunicação

Os pacientes de hoje exigem uma experiência de saúde fácil e simplificada. De acordo com uma pesquisa encomendada pela NRC Corporation, 79% das pessoas escolhem cadastros e  registros online, e preferem a opção de pagar contas online, em um dispositivo móvel ou em um quiosque de autoatendimento. Usar a tecnologia também é a melhor maneira de garantir que os pacientes cheguem para seus compromissos a tempo.

Mecanismos como o BoaConsulta permitem  que você envie e receba mensagens seguras, compartilhe informações vitais, colete e assegure dados precisos do paciente e envie lembretes de compromisso.

Mude para servidores na nuvem

Alternar para um registro de saúde eletrônico baseado na nuvem é uma das melhores maneiras de melhorar a eficiência em sua prática. Os EHRs permitem que você acesse facilmente registros de pacientes, agilize o processo de ingestão de pacientes, os fluxos de trabalho de seguros e cobrança, melhore a precisão de receitas e evite erros, além de fornecer atualizações em tempo real de relatórios de laboratório e imagens.

Tenha reuniões de equipe recorrentes

Criar pequenas reuniões rápidas e regulares pode ajudar a sua clinica médica de forma tão suave quanto possível. Isso pode ajudar a manter sua equipe motivada e não perder tempo valioso em tarefas desnecessárias. É vital que você tenha uma reunião de equipe obrigatória uma vez por semana ou mesmo todos os dias antes do horário de expediente para fazer melhorias menores e permitir que você aborde questões em tempo hábil.

Tenha pequenas pautas definidas, fale sobre as expectativas de cada membro do pessoal para o dia e fale sobre os problemas que surgiram no meio do caminho. Se os membros da equipe precisam de treinamento adicional sobre formulários de aceitação de pacientes, verificação de seguros, forneça informações para notas precisas sobre como executar certos procedimentos, atribua um membro sênior para treiná-los. Certifique-se de tomar notas sobre questões ou problemas que você não pode abordar durante a reunião para que você possa seguir mais tarde.

Devolva feedbacks, elogie o que está funcionando bem e problemas que foram ultrapassados, tornando sua equipe mais pró-ativa, e interessada na solução de problemas futuros.

Pequenas alterações no dia a dia podem resultar em novos processos valiosos para melhorias que certamente serão enxergadas e que podem trazer valor de mercado para sua clínica, além de serem nitidamente notadas pelos pacientes, melhorando sua reputação e retenção.

E você, possui outras dicas que ajudaram a melhorar a dinâmica na sua equipe? Compartilhe conosco!

Write A Comment