Paciente feliz sorrindo par amédico.
|

Como melhorar a retenção de pacientes através das redes sociais? Conheça as melhores dicas!

Atualmente, é difícil  imaginar uma empresa que não possua presença nas redes sociais. Isso também vale para clínicas médicas, que têm nessas plataformas múltiplas oportunidades para melhorar a retenção dos pacientes através do marketing digital para médicos.

Estratégias simples de conteúdo, personalizado para cada tipo de negócio podem aumentar a relevância da sua clínica online, como por exemplo investir em posts focados em dicas de saúde, recomendações alimentares e demais orientações, uma clínica pode aumentar sua audiência na internet.

Tudo Isso tem um efeito direto: o fortalecimento da marca online, com melhor presença digital, o que reflete na retenção dos pacientes.

No entanto, para acertar, é preciso desenvolver uma estratégia robusta e evitar alguns erros que podem comprometer a credibilidade do seu negócio.

Aqui, precisamos ponderar e voltar a nos questionar da maneira mais básica na hora de elaborar qualquer planejamento:

Por que adotar as redes sociais para a clínica?


A área da saúde é bastante vasta, possibilitando diversas abordagens de conteúdo na gestão de redes sociais.

Clínicas médicas podem investir em posts focados em dicas para uma vida mais saudável, explicar doenças e termos mais complexos, contar novidades da área e explicar alguns tratamentos mais simples.

Marketing de conteúdo para médicos.
Entenda a importância redes sociais para médicos.

Este tipo de informação é bem popular no Facebook, por exemplo,  podendo receber um bom número de compartilhamentos.

Visibilidade extra para a sua clínica pode significar mais pacientes. Para isso, é importante se certificar de planejar posts que trazem links para uma página de marcação de consultas ou mesmo um telefone de contato.

Como começar a gestão de redes sociais?


Se a sua clínica ainda não tem uma página no Facebook, está mais do que na hora de criar uma, que pode ser o pontapé inicial para abrir um meio online de comunicação mais dinâmico e alinhado com a realidade dos consultórios.

Ela vai servir não só como um distribuidor do seu conteúdo como também facilitará o contato de potenciais pacientes. Sua página deverá contar com informações como endereço, telefone, site e o que mais for relevante para você.

A partir daí, você pode começar a planejar que tipo de conteúdo será publicado lá.

Estabeleça uma periodicidade adequada. Certifique-se de usar recursos visuais de qualidade, passando longe de fotos de baixa resolução e nenhum apuro estético. Na dúvida, conte com um profissional de Design para desenvolver estes posts.

Também vale a pena observar quais outras redes sociais merecem presença para a sua clínica. Mas lembre-se: nem sempre é preciso estar em todas, basta uma com um trabalho bem apurado e consistente.

Analise o perfil dos seus pacientes e leve em conta quais eles parecem frequentar. Seria o Twitter um caso a se considerar? Ou o Instagram? Além de pensar nisso, também lembre-se de que mais redes significa mais trabalho para mantê-las atualizadas. E nada adianta estar presente em uma rede, se você não atualizá-la constantemente.

Que tipo de conteúdo publicar nas redes sociais?


Clínicas médicas podem aproveitar uma vantagem que poucas outras empresas possuem nas redes sociais: autoridade para falar de determinados assuntos.

Ao ver um post seu no Facebook, o seu público saberá que existe um profissional de saúde por trás daquilo e o conteúdo automaticamente ganha muito mais credibilidade.

Isso também pode oferecer riscos: tenha muita atenção ao publicar informações relacionadas à saúde nas redes sociais em nome da sua clínica, pois tudo passará a ter o nome dela associado.

Qualquer erro ou dado inadequado poderá impactar negativamente a sua imagem.

Publicações nas redes sociais.

É imprescindível ainda, se assegurar de todos os recursos necessários para apurar notícias antes de compartilhar qualquer tipo de dado. Em tempos de notícias falsas, apurar fatos pode ser o fator decisivo entre manter uma reputação médica respeitável ou colocar em jogo anos de trabalho por um compartilhamento de uma fonte sem credibilidade.

Saiba como usar as redes sociais de maneira consistente e verá os resultados em pouco tempo no seu consultório!

Histórias recentes

Aumente sua Visibilidade, Agende mais consultas e conquiste novos pacientes!

Crie sua identidade online, tenha seu perfil em destaque no BoaConsulta e indexado por buscadores como Google e uma série de serviços para auxiliar no dia a dia de seu consultório como telemedicina, receita digital, agendamento online, prontuário eletrônico, dentre outros, saiba mais!

Posts recomendados