A tecnologia tem avançado de uma maneira surpreendente e isso facilita a rotina de muitas pessoas. Dentro de clínicas e consultórios, não poderia ser diferente. A tendência do momento é a Inteligência Artificial na área da saúde, que tem oferecido soluções e inovações para conquistar mais pacientes e otimizar os processos burocráticos do seu dia a dia.
Para quem ainda desconhece esse conceito, a Inteligência Artificial ou IA é o desenvolvimento de dispositivos tecnológicos que permitem que máquinas com computadores internos simulem no ambiente virtual o raciocínio lógico, de maneira muito parecida com o cérebro humano.
De início, é preciso esclarecer que a IA não poderá substituir o homem, pelo menos não em um futuro próximo. Para já, ela irá apenas auxiliá-lo nas suas atividades diárias, tornando os processos mais rápidos, precisos e técnicos.
No futuro, a Inteligência Artificial poderá avaliar todo o histórico médico de uma família e identificar se uma pessoa tem predisposição de desenvolver determinada doença ou não. Além disso, os diagnósticos serão mais detalhados, ajudando o médico a identificar doenças precocemente, aumentando as chances de cura e de reabilitação dos pacientes.
Alguns aparelhos já oferecem um sistema de IA, e por meio deles é possível notificar o médico, em tempo real, sobre as modificações no estado de saúde do paciente.
Assim, o médico pode registrar a ocorrência no prontuário e o atendimento será mais rápido e eficaz, principalmente em casos emergenciais.
Manter todas as informações dos seus pacientes organizadas e seguras não é uma tarefa tão simples, mas com o auxílio da IA tudo fica mais fácil.
Isso acontece porque os dados estão armazenados na nuvem, sendo assim, você consegue acessá-las facilmente de um dispositivo com acesso à internet. Caso surja alguma emergência, você pode consultar esses dados rapidamente de onde estiver.
O reforço no diagnóstico dos pacientes é uma das maiores vantagens da Inteligência Artificial na área da saúde.
Existem algumas doenças que dificilmente são diagnosticadas no início, diminuindo as chances de cura e as esperanças das pessoas, como é o caso do câncer de estômago. Com a IA, esse cenário tende a mudar, pois as análises serão mais seguras e precisas, facilitando o processo de diagnóstico correto da enfermidade.
Exames como a ressonância magnética, as radiografias e as tomografias também serão beneficiados com a maior assertividade dessa tecnologia.
Acertar no diagnóstico de um paciente nem sempre é uma tarefa fácil, pois existem adversidades que apresentam sintomas muito semelhantes e que podem atrasar a identificação do problema, prejudicando todo o tratamento. Com a IA, o próprio sistema vai associar os sintomas, relacioná-los ao histórico do seu paciente e emitir um alerta sobre as possíveis doenças que ele pode desenvolver.
Estes são apenas alguns exemplos de como esse tipo de tecnologia pode ajudar na área da saúde e beneficiar ainda mais pessoas. Com diagnósticos precisos e rápidos, os médicos conseguirão salvar muito mais vidas e melhorar o bem-estar dos seus pacientes.
A avaliação antropométrica é frequentemente relacionada ao trabalho de nutricionistas e endocrinologistas, mas sua importância…
Em ambientes de saúde, a gestão correta do descarte de resíduos vai muito além do…
No ambiente clínico, a segurança do paciente é uma prioridade inegociável. Erros que quase ocorrem…
A segurança do paciente é um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, um dos…
No dia a dia de clínicas e consultórios, lidar com glosas pode ser um verdadeiro…
A transformação digital tem remodelado radicalmente os processos dentro da saúde, proporcionando soluções que elevam…