A tecnologia tem avançado de uma maneira surpreendente e isso facilita a rotina de muitas pessoas. Dentro de clínicas e consultórios, não poderia ser diferente. A tendência do momento é a Inteligência Artificial na área da saúde, que tem oferecido soluções e inovações para conquistar mais pacientes e otimizar os processos burocráticos do seu dia a dia.

Para quem ainda desconhece esse conceito, a Inteligência Artificial ou IA é o desenvolvimento de dispositivos tecnológicos que permitem que máquinas com computadores internos simulem no ambiente virtual o raciocínio lógico, de maneira muito parecida com o cérebro humano.

Como a IA pode ser utilizada na saúde?

De início, é preciso esclarecer que a IA não poderá substituir o homem, pelo menos não em um futuro próximo. Para já, ela irá apenas auxiliá-lo nas suas atividades diárias, tornando os processos mais rápidos, precisos e técnicos.

No futuro, a Inteligência Artificial poderá avaliar todo o histórico médico de uma família e identificar se uma pessoa tem predisposição de desenvolver determinada doença ou não. Além disso, os diagnósticos serão mais detalhados, ajudando o médico a identificar doenças precocemente, aumentando as chances de cura e de reabilitação dos pacientes.

Quais são as vantagens da Inteligência Artificial?

Notificação em tempo real

Alguns aparelhos já oferecem um sistema de IA, e por meio deles é possível notificar o médico, em tempo real, sobre as modificações no estado de saúde do paciente.

Assim, o médico pode registrar a ocorrência no prontuário e o atendimento será mais rápido e eficaz, principalmente em casos emergenciais.

Dados em nuvem

Manter todas as informações dos seus pacientes organizadas e seguras não é uma tarefa tão simples, mas com o auxílio da IA tudo fica mais fácil.

Isso acontece porque os dados estão armazenados na nuvem, sendo assim, você consegue acessá-las facilmente de um dispositivo com acesso à internet. Caso surja alguma emergência, você pode consultar esses dados rapidamente de onde estiver.

Reforço no diagnóstico

O reforço no diagnóstico dos pacientes é uma das maiores vantagens da Inteligência Artificial na área da saúde.

Existem algumas doenças que dificilmente são diagnosticadas no início, diminuindo as chances de cura e as esperanças das pessoas, como é o caso do câncer de estômago. Com a IA, esse cenário tende a mudar, pois as análises serão mais seguras e precisas, facilitando o processo de diagnóstico correto da enfermidade.

Exames como a ressonância magnética, as radiografias e as tomografias também serão beneficiados com a maior assertividade dessa tecnologia.

Associação de sintomas

Acertar no diagnóstico de um paciente nem sempre é uma tarefa fácil, pois existem adversidades que apresentam sintomas muito semelhantes e que podem atrasar a identificação do problema, prejudicando todo o tratamento. Com a IA, o próprio sistema vai associar os sintomas, relacioná-los ao histórico do seu paciente e emitir um alerta sobre as possíveis doenças que ele pode desenvolver.

Estes são apenas alguns exemplos de como esse tipo de tecnologia pode ajudar na área da saúde e beneficiar ainda mais pessoas. Com diagnósticos precisos e rápidos, os médicos conseguirão salvar muito mais vidas e melhorar o bem-estar dos seus pacientes.

Write A Comment