Profissionais de várias áreas da saúde têm na qualidade do seu trabalho argumentos para conquistar pacientes. Mas de nada adianta oferecer um excelente serviço se as pessoas não conhecerem a sua clínica ou consultório, não é? É por isso que o marketing digital para médicos é importante hoje. A internet hoje é um dos principais meio de buscar informação. Na hora de contratar um serviço, é na web que as pessoas pesquisam, inclusive quando buscam consultas médicas. Ficar fora dessa rede é limitar suas opções de atuação e deixar terreno livre para que seus concorrentes ganhem mercado. Ao contrário do que pode parecer, o marketing digital para médicos pode ser iniciado a partir de ações simples, de baixo custo e com grande potencial de retorno. Veja a seguir algumas dicas para montar uma estratégia de sucesso para a sua clínica ou consultório.

1.Conheça seu público-alvo

Geralmente, quando falamos de “paciente” temos a impressão de um termo que engloba todo mundo. Porém, tratando-se de um consultório ou clínica médica, é necessário pensar em segmentação. E no meio médico isso é bastante plausível de se fazer. Afinal, pode-se criar um centro de tratamento com preços populares ou uma unidade em que as ofertas de serviços levam à cobrança de consultas mais caras. Só nesse caso temos dois públicos diferentes. E você pode ir além: tratar idosos, cuidar de crianças, lidar apenas com fraturas ósseas, etc. Nesse aspecto, é importante conhecer quem é o público-alvo da sua clínica ou consultório para que possa criar uma estratégia de marketing direcionada às pessoas com quem pretende se relacionar. O seu trabalho será mais eficiente e com maior chance de sucesso

2.Crie um blog

Muitos médicos veem o Google como uma dor de cabeça: várias pessoas consultam informações lá e passam a se achar especialistas em medicina. Mas o buscador pode ser um grande aliado da sua clínica ou consultório. Para achar um médico, a pessoa precisa de informações – e buscar  por elas. Então, o Google se torna a fonte desses dados. Monte um blog e passe a oferecer conteúdos relevantes, como dicas de saúde, análises e até curiosidades médicas que podem ser usadas no marketing de sua clínica. Desmistifique a informação e torne-se você uma fonte confiável. Além de contribuir com a circulação de boas informações, também passa a ser visto como uma autoridade sobre os assuntos da sua área.

3. Aposte no e-mail marketing

O e-mail está presente na vida das pessoas desde os primórdios da internet e até hoje não perdeu a sua força. Pelo contrário, ainda é uma ferramenta de comunicação bastante utilizada diariamente. Por isso, é um recurso bastante usado no marketing digital. Com uma estratégia bem definida e uma newsletter elaborada e personalizada, é possível aproximar essa relação, oferecer textos exclusivos e gerar ainda mais interesse, fator que contribui para a conquista de novos pacientes.

4.Cuide do seu site

O site da sua clínica ou consultório deve ser usado sempre como uma extensão das suas ações para se ter mais pacientes. Ele deve ser preparado para ser lido nos diferentes formatos de tela – computador, notebook, smartphone, tablet, etc. Se você ainda não tem um site, este é o momento de começar um, pois 96% dos pacientes pesquisam na internet antes de agendar uma consulta Além disso, tenha links para o seu blog, perfis nas redes sociais, dados sobre os tratamentos e consultas oferecidos, canais de contato e endereço. Se uma pessoa chegou ao seu site é porque existe interesse em seus serviços. Facilite para que ela o encontre e que ele seja um serviço eficiente para o paciente. Quem chega há um site, se puder resolver tudo por ali na maioria das vezes o fará, ao invés de ligar para um número de telefone. Ofereça por exemplo que ele receba uma ligação de sua secretária para falar sobre um melhor horário. Ou tente ainda usar um bot para responder perguntas frequentes no seu site, coletando assim maior número de informações possíveis antes de entrar em contato humano com o paciente, para que o trabalho seja mais objetivo.

5.Invista nas redes sociais

Já não existe a opção ficar de fora das redes sociais. Os seus pacientes estão lá e fazem comentários sobre o seu consultório e os serviços oferecidos por você. Criar um perfil nessas mídias é uma excelente forma de se aproximar das pessoas e se relacionar com elas. Ofereça o conteúdo do seu blog, divulgue o seu site, apresente dicas exclusivas e trabalhe a imagem institucional da sua clínica ou consultório. Todas essas táticas somadas à um bom trabalho com a agenda do seu consultório certamente vão colaborar para que cada vez mais pacientes cheguem a sua clínica com boas referências e esperando um bom médico para o atendimento. É uma garantia de credibilidade mesmo antes de receber um paciente em seu consultório!

Write A Comment