Se só por curiosidade, você entrar em uma clínica médica em qualquer dia aleatório, veria pacientes com idade entre 1 e 90 anos. Compreender e se adaptar às necessidades de um grupo tão diversificado de pacientes é um desafio e tanto e é um dilema de muitos profissionais no Brasil e no mundo. Diversos consultórios estão lutando com isso, e a insatisfação do paciente está em um alta histórica.
Em um estudo feito nos Estados Unidos chamado Patient-Provider Relationship Study
recentemente encomendado pela Solutionresearch, pesquisadores descobriram que um em cada três pacientes provavelmente trocará de médico no próximos dois ou três anos.
A questão é, por que? O que está acontecendo com a lealdade do paciente? E o mais importante: o que os serviços médicos podem fazer para impedir essa tendência?
Além de estudar as preferências de mudança do paciente, o estudo também examinou a dinâmica da satisfação geracional e das preferências, apresentando as seguintes questões:
Mas o que sua clínica pode tirar deste estudo?
Para entender melhor a forma como a idade afeta a retenção de pacientes, é importante dar uma olhada nos resultados de cada uma das principais faixas etárias.
Millenials – os níveis de satisfação entre a corte mais jovem foram lúgubres. Millennials são menos satisfeitos com todos os aspectos gerais de prestação de serviços, incluindo o médico, equipe de escritório e prática de logística. De fato, impressonantes 81 por cento dizem que não estão completamente satisfeitos com seus médicos habituais. Sem surpresa, millenials também são extremamente propensos a mudar de clínica nos próximos anos. Cerca de 46% dos jovens que iniciaram sua vida econômida em meados dos anos 2000 dizem que provavelmente passarão a um novo consultório médico nos próximos anos.
Geração X – Os níveis de satisfação dos jovens adultos da geração X – 30 a 40 anos de idade, estão em algum lugar entre millenials os babu boomers. Todavia, os números ainda estão relacionados. Dois a cada três pessoas nascidas nesse período não estão satisfeitos com o escritório médico. Cerca de 35% dizem que provavelmente mudarão no futuro próximo.
Baby Boomers – Enquanto os millenials são três vezes mais propensos a mudar de médicos do que os boomers, ainda há um número significativo de pacientes infelizes neste grupo demográfico. Quase 60 por cento dos boomers não estão completamente satisfeitos com o seu consultório médico e um em cada cinco irá mudar nos próximos dois ou três anos.
Essa análise leva o estudo à uma conclusão muito pragmática: Acompanhe o desenvolvimento destes pacientes, e pare para pensar sobre o que mudou neles nos últimos anos. Talvez você tenha pacientes que viu crescer, ou envelhecer ao longo de todos esse tempo e qual é o produto que conecta todos eles? O smartphone.
Mesmo com os pacientes mais velhos não dominando todas as funcionalidades do aparelho, todos eles, sem distinção de idade tem aparelhos capazes de receber e enviar mensagens de texto simples, certo? Pois é.
A maior diferença entre o que os pacientes querem e o que as práticas médicas oferecem é em torno de mensagens de texto. O sms tem sido a forma mais utilizada de comunicação há mais de uma década, mas, de acordo com a pesquisa, menos de 30% dos consultórios oferecem qualquer opção de sms. Hoje, cada todo negócio da área da saúde deveria prover:
Envio de sms – 94 por cento dos millenials e 87 por cento do geração X quer receber mensagens de seus médicos. Mas não são apenas os “jovens”. Dois de cada três baby boomers também querem que você os envie.
Receba um sms – Enquanto alguns consultórios começaram a enviar lembretes, tantos outros menos têm a capacidade de ter um paciente iniciando mensagens de texto através do número de atendimento. Oitenta e sete por cento dos pesquisados dizem que querem poder se comunicar enviando uma mensagem ao médico.
A vida dos pacientes, assim como a nossa, está completamente entrelaçada com a tecnologia. É preciso se adaptar ao uso de tecnologia em novas formas de se conectar com pacientes ou arriscar a perder um em cada três pacientes nos próximos dois anos.Qual é sua escolha?
Imagine alguém tentando agendar uma consulta médica no intervalo do almoço, no fim do expediente,…
Administrar uma clínica vai além de montar uma boa agenda, oferecer um serviço de qualidade…
A busca pela excelência no ambiente laboratorial é um desafio constante para gestores e equipes…
No ambiente da saúde, o termo "aprazamento" pode parecer um jargão técnico distante, mas na…
A avaliação antropométrica é frequentemente relacionada ao trabalho de nutricionistas e endocrinologistas, mas sua importância…
Em ambientes de saúde, a gestão correta do descarte de resíduos vai muito além do…