Uma coisa podemos falar com certeza sobre todo médico que possui sua clínica ou consultório particular:

A relação com os atendimentos por plano de saúde no Brasil

.

É importante lembrar que muitos profissionais optam por atender pacientes de plano de saúde, inclusive os mais renomados que possuem uma agenda sempre cheia de compromissos, pois isso deixa claro que optar por este tipo de atendimento pode representar muitas vantagens.

A principal e incontestável vantagem é que contar com o atendimento através de um plano de saúde ajuda a aumentar a quantidade de pacientes atendidos na clínica muito mais rapidamente do que aconteceria sem ele.

Podemos dizer, portanto que este tipo de estratégia é excelente para profissionais recém-formados que acabaram de começar a atender e também para novas clínicas e consultórios que podem estar em seus primeiros meses ou anos de vida.

Mas não é só isso. Atender através de um plano de saúde garante uma agenda muitas vezes sempre cheia, o que pode garantir uma renda inclusive em meses de pouca procura por atendimentos particulares, como nas férias por exemplo. Atender pelo plano, portanto, ajuda a manter as contas da clínica sempre em dia e manter a lucratividade de forma mais uniforme.

Outro ponto que não pode ser esquecido é com relação à popularização da clínica ou do profissional. Afinal, pacientes bem atendidos costumam indicar os médicos para seus amigos e conhecidos, que nem sempre são atendidos pelo mesmo plano de saúde.

Além disso, há outra forma de ver vantagens neste tipo de operação: Como nem sempre os tratamentos e exames que devem ser feitos são cobertos pelo plano, a clínica pode conseguir aumentar seus ganhos ao oferecer tudo em um só lugar, principalmente se o atendimento for feito com qualidade e atenção aos pequenos detalhes. Claro que nem só de vantagens vive o médico que inicia seu trabalho de atendimento aos planos, já que não são novidades as desvantagens de atender por plano de saúde. A maioria deles gira em torno da questão financeira, assim como as vantagens, criando aqui o momento de decisão difícil.

A principal desvantagem de atender pelo plano de saúde e também a mais conhecida de todas elas, é o baixo valor pago aos médicos por atendimento. Há anos conselhos de medicina e profissionais se unem para tentar melhorar este repasse, mas a verdade é que pouco tem se conquistado neste sentido.

Alguns planos de saúde chegam a oferecer valores praticamente irrisórios, que não conseguem nem pagar os custos fixos envolvidos em cada atendimento e por isso antes de tomar qualquer decisão é preciso fazer as contas e verificar se vale ou não a pena apostar neste tipo de atendimento. Outra questão que faz muitos profissionais da saúde fugirem do atendimento via plano de saúde é a burocracia que envolve cada atendimento. Alguns convênios solicitam comprovações para alguns tratamentos e em alguns casos, até perícias e o pagamento é liberado dias depois do atendimento ter sido realizado.

Também é preciso levar em conta a própria operadora e qual seu alcance na região onde o profissional atua. Afinal, se multiplicam as empresas que oferecem planos de saúde no Brasil, principalmente os empresariais que demandam mais praticidade para ambos os lados.

Porém, alguns destes planos possuem poucos conveniados em algumas regiões do país, o que acaba não trazendo nenhum benefício para a clínica ou consultório.

E afinal, atender ou não pelo plano de saúde? O segredo é pesquisar antes de decidir.

Contar com o atendimento via plano de saúde pode trazer muitas vantagens, mas em como toda a transação financeira e que envolve fornecedores, há riscos envolvidos, principalmente ligados à lucratividade de uma clínica. Por isso, antes de optar por atender ou não por este meio é preciso fazer uma longa e intensiva pesquisa.

Converse com diferentes planos de saúde, compare as propostas e não deixe de conversar com colegas e outros parceiros que já tomaram sua decisão. Os sites dos Conselhos Regionais também são excelentes locais para tirar dúvidas a respeito e se ainda assim ficarem dúvidas, coloque tudo no papel.

Em muitos casos, as cooperativas podem ser uma excelente opção, verifique as opções disponíveis em sua cidade.

O mais importante é que se decidir por atender os pacientes via plano de saúde, procure dar sempre o mesmo atendimento que disponibiliza para os pacientes particulares. Assim, vai conseguir passar uma boa imagem de sua clínica ou consultório e vai ter sempre um número cada vez maior de pacientes chegando. Afinal, o plano de saúde pode ser o maior aliado para aumentar a popularidade de profissionais e da clínica como um todo.

Independente do caminho escolhido é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.

É sempre importante então ter em mente como lidar com cada tipo de caso, e quais são as necessidades específicas da sua clínica na hora de saber que tipo de atendimento faz mais sentido para o seu negócio.

E caso precise de qualquer ajuda ou aconselhamento não se esqueça: O BoaConsulta e o Guia Consultório estão sempre aqui para prestarem assistência através de produtos e serviços especialmente pensados em como trazer o melhor rendimento para sua clínica! Não hesite em nos contactar e descobrir toda a gama de serviços que podemos oferecer para uma gestão cada vez mais eficiente de sua clínica!

Write A Comment