Sua clínica está online, e sua reputação também

É de senso comum de todas as pessoas que utilizam a internet, que estar online significa também estar aberto e disposto a feedbacks, que podem por muitas vezes serem desagradáveis de ler,ou difíceis de concordar. Por muitas vezes, um paciente vai entrar no seu estabelecimento e falar somente o necessário com o médico e sua equipe. Mas não se surpreenda se algumas horas depois de deixar a empresa ele fizer um comentário ácido sobre o atendimento que acabou de receber. Entendemos que os dias podem ser corridos, e que muitos fatores externos são aplicados na relação interpessoal entre médicos e pacientes, mas listamos aqui algumas práticas que podem ser adotadas para melhorar essa relação entre o mundo digital e o mundo físico.

1 – Certificados

Em uma pesquisa recente nos EUA, foi constatado que os americanos (80%) acreditam que uma boa formação é importante em um médico. Isso não significa que os pacientes estão exigindo que seu médico seja um gênio educado em Harvard, mas eles apreciam ver onde o médico se formou e se eles são certificados. A recordação daquela parede da vaidade do médico clichê, cheia de certificados empoeirados e difíceis de ler ficou no passado, pois agora a nova versa dessa parede está no telefone do paciente, disponível antes mesmo de entrar no consultório. Quando os pacientes têm esse tipo de informação na mão antes do primeiro contato com o médico, inicia-se uma relação de confiança de ambas as partes para  construir um excelente relacionamento e discutir por que o paciente está realmente lá.

2- Comunicação

Uma boa comunicação é tudo para um novo paciente - mais americanos acreditam que é mais importante que um médico faça boas perguntas do que um parceiro romântico. Além disso, 74% consideram que ser um bom ouvinte é um fator importante. E quando se trata de comunicação, o gênero desempenha um papel. As mulheres acham ser um bom ouvinte mais importante e estão mais dispostas que os homens a serem abertos sobre seus sintomas embaraçosos e saúde mental.

3 - Confiabilidade

A confiabilidade é considerada uma das características mais importantes em um médico. Mas como um paciente pode realmente saber se um médico é considerado confiável antes de conhecê-los? Características podem ser encontradas em um sistema de classificação de estrelas em perfis de médicos on-line, os comentários dos pacientes e as avaliações de um médico podem fornecer uma visão valiosa da personalidade. Lembra-se que falamos do LinkedIn? Pode ser uma plataforma importante para manter todos os seus dados atualizados sempre. Assim como você ficaria mais confiante comendo sushi de um restaurante com uma revisão de cinco estrelas, um médico com uma classificação de alta vai colocar seus pacientes à vontade. Esta é outra preocupação que um paciente pode deixar para trás antes da primeira consulta.

4 - Localização

Não surpreendentemente, a localização é um fator chave na seleção de um novo médico - 70% disseram que é importante que seu médico fique perto, porém 68% disseram que estariam dispostos a percorrer maiores distância para consultas com um grande médico.

5 - Simpatia

Embora não seja tão importante como boa formação, confiabilidade ou localização, a simpatia é uma característica valiosa - 43% dos pacientes buscam um médico com um bom senso de humor. Cerca de um em cada quatro pessoas considera importante o fato de um médico ser simpático e bem humorado. Agora, isso não significa que os pacientes estão folheando os sites de pesquisa e deslizando diretamente para os mais atraentes, mas uma foto de perfil amável e bem apresentada só pode ajudar a formar um ótimo começo do que é indiscutivelmente um dos relacionamentos mais íntimos que alguém tem em sua vida dele. Costumava ser o caso de que isso acontecesse boca a boca,  com família ou amigos dizendo a eles que devem ir ver seu quiroprático, que ele é o melhor. Agora, é claro, os médicos favoritos de outras pessoas e suas opiniões sobre eles estão reunidos online. O que tudo isso significa? Isso nos diz que os pacientes esperam ter um lugar online onde podem encontrar informações importantes sobre os possíveis doutores. Os pacientes devem ser capazes de desfrutar da mesma experiência online conveniente em encontrar um médico como em qualquer outro serviço que utilizam na internet. E enquanto a idéia de se comercializar como um médico pode parecer intimidante, muitos perfis online são intuitivos e fáceis de configurar. Para os médicos, fazer-se pesquisável on-line deve ser uma prioridade na nova era das relações paciente-médico, e nessa tarefa o Boa Consulta pode ser seu melhor aliado. Inscreva-se na plataforma, e deixe para trás de uma vez por todas as barreiras que te separam de milhares de pacientes que já utilizam o aplicativo para agendar suas consultas com os melhores médicos da cidade.

Histórias recentes

Aumente sua Visibilidade, Agende mais consultas e conquiste novos pacientes!

Crie sua identidade online, tenha seu perfil em destaque no BoaConsulta e indexado por buscadores como Google e uma série de serviços para auxiliar no dia a dia de seu consultório como telemedicina, receita digital, agendamento online, prontuário eletrônico, dentre outros, saiba mais!

Posts recomendados