Quando o assunto é gestão, toda empresa precisa se manter organizada e a par de tudo o que está acontecendo no dia a dia de trabalho, para, assim, tomar decisões assertivas para o negócio. Em uma clínica, isso não é diferente. Como tal, o gerenciamento e a análise do relatório administrativo, como de atendimento ou financeiros, devem estar presentes para avaliar se os objetivos definidos estão sendo atingidos. Para melhorar o desempenho nesse processo, um sistema de análise que integra todas as informações administrativas e facilita o compartilhamento de dados é sempre um ótimo aliado. Assim, é possível fazer relatórios completos que impulsionam a identificação de oportunidades para melhorias e o desenvolvimento estratégico como um todo. Neste post, você vai descobrir os principais motivos para implantar o relatório administrativo em um estabelecimento da área da saúde. Por fim, vamos deixar você por dentro de uma ótima oportunidade para otimizar essa tarefa na sua empresa. Acompanhe!

Qual a importância dos relatórios administrativos?

Fornecendo informações confiáveis e de forma simplificada para os gestores, os relatórios administrativos permitem que uma análise acurada sobre o desempenho da clínica seja feita, o que garante uma boa tomada de decisões e a sustentabilidade do negócio. Conheça, a seguir, os principais pontos que confirmam ainda mais a indispensabilidade dos relatórios.

Verificar a quantidade de pacientes atendidos

Quantos pacientes foram atendidos na sua clínica no último mês? Esse número é maior ou menor que nos períodos anteriores? E quanto às faltas, as pessoas têm deixado de comparecer às consultas marcadas? Os relatórios de atendimento são gerados a partir de dados dos pacientes que são inseridos no sistema. Entre as informações que podem ser obtidas estão o número de atendimentos por convênios, de consultas particulares e de retorno. Com essas informações em mãos, é possível definir algumas estratégias, como o maior investimento em ações de marketing para conquistar mais clientes ou ainda formas de fidelizá-los.

Avaliar os indicadores de performance

Para medir e avaliar o desempenho de uma empresa é preciso de dados sólidos sobre os processos realizados em seus mais diversos níveis, os quais podem ser obtidos por meio de indicadores de performance. Dessa forma, é possível identificar falhas e problemas e estabelecer medidas necessárias para consertá-los. O recomendado é que cada clínica defina quais são as métricas adequadas conforme seus objetivo e metas, os quais terão os seus resultados expostos em relatórios. Após análise, esses dados fornecem o embasamento necessário para os gestores fazerem planos de melhorias para o consultório.

Dar apoio às tomadas de decisões na clínica

Antes de tomar qualquer decisão, o gestor precisa fazer uma análise aprofundada de informações referentes à clínica. Ou seja, os argumentos não podem ser baseados em achismo. Com a elaboração de relatórios administrativos periódicos, é possível ter uma visão completa do funcionamento e desempenho da empresa. Isso permite um planejamento de total controle pelos gestores e tomada de decisões assertivas que vão impulsionar o consultório no mercado.

Ter maior controle sobre as finanças

A análise de relatórios que envolvem a parte financeira de uma empresa é de extrema importância para que os gestores definam como está a rentabilidade do negócio. Por meio dela, é possível avaliar se os investimentos aplicados estão gerando resultados satisfatórios. Com um controle rígido de suas finanças, a organização sabe onde aplicar seus recursos para aumentar a lucratividade. Além disso, essa medida também permite o desenvolvimento de planos financeiros e uma previsão dos lucros no futuro, o que determina a melhor maneira de utilizar o capital para atingir resultados a curto e longo prazo.

Ser destaque frente à concorrência

Um relatório administrativo permite que a gestão da clínica seja feita de forma otimizada, com uma visão integrada de todos os processos e procedimentos. Por isso, ele é uma ferramenta fundamental para melhorar a qualidade dos serviços prestados. Como a concorrência na área da saúde é crescente, são detalhes como esse que fazem com que a sua clínica se destaque como um serviço de referência, o que aumentam as chances de que ela permaneça no mercado por muito tempo.

Como melhorar o gerenciamento e análise de relatórios na sua clínica?

Otimizar o processo de geração e análise de relatórios, considerando o elevado volume de informações dentro da clínica, é essencial para o sucesso na gestão. Utilizar papel e caneta e contar apenas com o apoio de planilhas do Excel é algo que ficou no passado. Hoje, a tecnologia oferece recursos eficientes para a execução dessa tarefa. Com o BoaConsulta Gestão, a geração dos mais diversos tipos de relatórios, com dados que incluem desde o atendimento mensal até o fluxo de caixa, são feitos por ferramentas automatizadas e em tempo real. Assim, você tem as informações necessárias em mãos e mais tempo para se dedicar em aplicá-las para atingir os objetivos da empresa. Projetado para melhorar a organização e produtividade de consultórios e clínicas médicas, o BoaConsulta Gestão oferece as seguintes facilidades:
  • organização de todos os processos da clínica, impactando diretamente no trabalho do médico e na qualidade do atendimento fornecido aos seus clientes;
  • acesso aos dados dos pacientes e de suas consultas, os quais podem ser filtrados conforme a finalidade do relatório;
  • integração de todas as informações financeiras, como despesas, receitas e faturamento da clínica, o que facilita a análise de relatórios;
  • mobilidade de acesso por meio de smartphones, tablets, notebooks e computadores com acesso à internet;
  • garantia de segurança das informações, as quais são protegidas, criptografadas e passam por backups diários que dificultam a perda de dados;
  • opção de montar um pacote personalizado de acordo com as necessidades do seu negócio.
O relatório administrativo é um ponto de destaque na gestão de clínicas médicas, o qual possibilita que planos sejam traçados e boas decisões sejam tomadas, visando sempre a melhoria e excelência do trabalho desenvolvido. Nesse processo, contar com um software especializado em gestão é a melhor forma de analisar os dados e melhorar o gerenciamento das atividades do consultório. Precisa dessa facilidade no seu consultório? Entre em contato conosco e fale com um dos nossos consultores. Estamos prontos para montar um pacote com todos os programas necessários para a gestão do seu negócio! Aproveite!

Write A Comment