Você sabe porque agendamentos online são menos cancelados?

De modo geral, médicos sempre ouviram durante sua formação como é difícil conseguir fidelizar pacientes para certos campos específicos, como dermatologia, ou para profissionais da área da nutrição, por exemplo.

Era como um mantra que tinha que ser repetido por todo profissional especializado, considerando quantos dermatologistas se formam a cada ano, sem mencionar como essa especialidade geralmente consegue atender mais pacientes em um único dia do que um médico de família. Mas vivendo em grandes cidades, os médicos só precisam se associar a um serviço de convênio médico e o problema parece resolvido, correto? Não, nem sempre.

O que se nota é que quanto menos urbanas as áreas são, maiores são os números de cancelamentos aos compromissos médicos, e quanto de agenda em aberto na última hora costuma-se ter. Uma hipótese é que a falta de disponibilidade do médico não se deve apenas à falta de um médico, mas à forma como os pacientes agendam e comparecem - ou não - às suas consultas.

Em pesquisa pela Universidade do Texas, Zuhair Siddiqui decidiu examinar profundamente o fenômeno e partiu para ver o efeito que o ato de reservar online versus por telefone teve na hora da consulta. Um estudo de seis meses comparando o que totalizou 130 consultas feitas online e por voz.

Os resultados foram aceitos e publicados no periódico Dermatology Online Journal. Eles mostraram que o não comparecimento foi de 6,9% entre os pacientes que reservaram online. Por outro lado, as taxas de não comparência às consultas de dermatologia feitas por telefone variaram de 17 a 31%.

Por que os compromissos online são cancelados com menos frequência?

Uma explicação é que quando os pacientes têm acesso a avaliações, informações práticas e todos os horários disponíveis para todos os médicos que estão considerando de uma só vez - como fazem quando fazem reservas de hotéis online, por exemplo, - eles podem escolher o melhor horário e médico para suas necessidades específicas, imediatamente. Isso reduz alguns comportamentos problemáticos comuns ao agendamento por telefone, como fazer um compromisso de “backup” de cada vez ou com uma clínica com a qual os pacientes não estão 100% satisfeitos, apenas para cancelar ou ignorar esse compromisso quando um ajuste melhor for encontrado em uma chamada subseqüente.

Na pesquisa, também foi aprendido que quanto mais rural o cenário, menor a probabilidade de os médicos usarem a reserva online. Em outras palavras, nos lugares onde mais pacientes estão lutando por menos médicos, cancelamentos e não comparecimentos são os mais altos. Isso sugere que a reserva online pode ser um ativo, mesmo para os médicos que devem, com base nas proporções médico-paciente, estar muito ocupados. E do lado do paciente, a migração contínua para a realização de consultas online para ajudar a aliviar as frustrações de sentir que é muito difícil encontrar um bom médico, especialmente quando você quer ou mais precisa de um.

Em suma, quanto mais as pessoas têm a chance de pesquisar e ganhar informações sobre os assuntos, menos chances de cancelarem a consulta em cima da hora vai existir.

Daí a importância de estar associado a um dos maiores softwares de gestão de consultas do Brasil! No BoaConsulta você pode montar o perfil do seu negócio com todas as informações relevantes para deixar sua clínica ou especialidade no topo das buscas online e reter ainda mais pacientes.

Por isso, não deixe sua agenda com horas e mais horas de consultas desmarcadas, aproveite melhor o seu tempo e da sua equipe, conheça o BoaConsulta, e deixe para trás o tempo dos cancelamentos desnecessários!

Posts recomendados