Veja essas dicas que separamos para auxiliar na hora de criar um canal para médicos no Youtube

5 passos fundamentais para médicos no Youtube

Cada vez mais pessoas estão interessadas em criar perfis profissionais nas redes sociais, e a comunidade médica definitivamente não fica atrás. Afinal de contas, essa é uma excelente forma de obter mais reconhecimento acerca do seu trabalho. Veja como aparecem os médicos no Youtube.

O Youtube é uma das mais eficientes plataformas para quem deseja se tornar uma autoridade na sua área de atuação, aumentando expressivamente a popularidade do seu consultório.

A internet oferece uma grande diversidade de conteúdos sobre saúde, e quando desenvolvidos por pessoas que de fato têm conhecimento no assunto fazem toda a diferença. 

Portanto, se você deseja fornecer informação relevante e de qualidade na internet, criar um canal para médicos no Youtube é uma ótima ideia. Confira a seguir 5 passos fundamentais para médicos que desejam obter sucesso na plataforma. 

1 - Faça roteiros antes de gravar 

Desenvolver um roteiro é uma etapa fundamental no desenvolvimento de qualquer tipo de produção audiovisual, por menor que seja.

Ele serve para evitar que você se perca ou acabe se estendendo em determinado assunto durante a gravação, o que pode acabar gerando um vídeo muito longo. 

É importante ter um roteiro para não se perder no meio da gravação
É importante ter um roteiro para não se perder no meio da gravação

O tempo médio ideal para vídeos do Youtube é 5 minutos, considerando que se trata de uma plataforma de consumo rápido. Como você vai produzir vídeos tratando da área da saúde, que é um tanto complexa, pode ser que alguns deles fiquem um pouco mais longos.

Não tem problema, apenas se certifique de abastecer seu canal com alguns vídeos mais curtos também, ok?! Assim você diversifica seu canal e agrada diversos tipos de público. 

Para obter seu roteiro, divida seu assunto em tópicos. Se preferir, você pode treinar sua fala antes da gravação para torná-la mais clara e objetiva.

atenção especial à introdução do vídeo, pois ela é a parte mais importante. Se o espectador não for cativado logo nos primeiros 10 segundos de vídeo, há poucas chances de que ele continue assistindo.

Uma boa dica é usar uma frase de impacto ou um dado interessante, ou até mesmo apelar para a curiosidade de quem está assistindo.  

2 - Fale de maneira simples e objetiva

Adaptar a atuação médica para as redes sociais nem sempre é uma tarefa fácil, já que muitas vezes envolve assuntos complexos, extensos e com alguns termos desconhecidos.

No entanto, é preciso entender a importância de adotar uma linguagem acessível e objetiva para chamar a atenção do público, possibilitando que ele entenda o que você está dizendo. 

É importante usar uma linguagem que todos consigam entender. Evite termos muito técnicos
É importante usar uma linguagem que todos consigam entender. Evite termos muito técnicos

Por mais extenso que seja o seu conhecimento sobre determinado assunto, é importante ter em mente que seu conteúdo na internet vai alcançar pessoas leigas, que muitas vezes estão em busca de uma explicação clara e didática que seja capaz de resolver suas dúvidas. 

Evite termos técnicos e explicações muito longas. No caso de temas mais complexos, você pode optar por tratar dele em dois vídeos, isso vai evitar que o conteúdo fique muito extenso. 

Dê prioridade aos assuntos que estão em alta e que mais despertam interesse do público-alvo. Um tópico muito interessante de ser tratado atualmente é a monkeypox , por exemplo.

Aproveite para desmentir algumas pressuposições equivocadas da doença, oferecendo informação relevante e de qualidade para os seus espectadores. 

Uma boa maneira de se inspirar para fazer seus vídeos é buscar canais de outros médicos no Youtube, como do Dr. Dráuzio Varella, por exemplo, que é sempre muito didático e objetivo em suas explicações. 

3 - Interaja com seu público

A interação com o público é fundamental em qualquer plataforma digital, e no Youtube não seria diferente.

Isso está relacionado às técnicas de engajamento, que propõem boas práticas para criar uma relação de confiança e identificação com o público, de modo que suas mídias se mantenham sempre movimentadas.

Prenda a atenção do seu público com conteúdo atrativo
Prenda a atenção do seu público com conteúdo atrativo

Criar um diálogo com seu público faz com que quem te assiste se sinta mais valorizado e serve como uma motivação para continuar acompanhando seu canal.

Uma boa ideia é fazer perguntas ao longo dos seus vídeos para médicos no Youtube, e pedir que os espectadores respondam nos comentários, por exemplo.

Além disso, lembre-se de incentivar que as pessoas se inscrevam no canal e curtam o vídeo, pois isso vai ajudar seu conteúdo a alcançar mais pessoas. 

Esteja disposto(a) a responder às opiniões e dúvidas que eventualmente possam surgir. Essa interação serve como um excelente feedback a respeito de como seus vídeos estão sendo recebidos, e pode te ajudar a fortalecer ainda mais sua relação com quem te acompanha.  

Além dos comentários nos vídeos, há também a aba Comunidade, que é mais uma oportunidade para que os criadores de conteúdo interajam de maneira pessoal com os inscritos do seu canal.

Use-a para criar enquetes, pedir sugestões, publicar pequenos clipes dos seus vídeos e o que mais você julgar interessante para o público que te acompanha. 

É importante estabelecer um bom relacionamento com seus pacientes e público alvo no Youtube
É importante estabelecer um bom relacionamento com seus pacientes e público alvo no Youtube

Assim como acontece no consultório, ter um bom relacionamento com quem te apoia é a chave para o seu canal do Youtube também. Investir nessa relação é garantia de bons resultados. 

4 - Adicione legendas nos vídeos

Acrescentar legendas nos seus vídeos do Youtube (e também nos conteúdos das outras redes sociais) é uma das práticas que ajudam a impulsionar o seu canal.

Isso ajuda na inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva, o que é fundamental para um canal que fala de saúde. 

Além disso, a legenda facilita a compreensão do conteúdo, ajuda seus vídeos a terem um maior alcance, e possibilita que as pessoas acompanhem o vídeo sem precisar ativar o áudio. 

A legenda é um dos recursos que devem conter no seus vídeos de médicos no Youtube
A legenda é um dos recursos que devem conter no seus vídeos de médicos no Youtube

No caso do Youtube, o recurso de closed caption, além de ajudar no ranqueamento do conteúdo, também contribui para mostrar que a palavra-chave é mencionada ao longo do vídeo. 

A palavra-chave é o termo que seu paciente irá buscar no Youtube ou no Google para achar seu vídeo.

No caso de um vídeo indicando hábitos e práticas para fugir do sedentarismo, por exemplo, as palavras mais importantes são “dicas para fugir do sedentarismo”, ou seja, devem ser repetidas ao longo do vídeo, no título e também na descrição. 

5 - Divulgue em outras redes sociais

Entre os principais passos para impulsionar seu canal de médico no Youtube, é claro que não poderia faltar algumas dicas de divulgação. Para ganhar relevância e atingir cada vez mais pessoas, invista também em outras redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e LinkedIn.

Escolha as redes que vai priorizar de acordo com o seu público-alvo. Onde ele mais se encontra presente? É justamente lá que você deve investir em divulgação. 

Publicar uma prévia dos seus vídeos nesses outros canais vai ajudar a mantê-los abastecidos e movimentados, e também ajuda a obter mais popularidade e autoridade no seu nicho de atuação.

Esteja presente em todas as redes sociais relevantes
Esteja presente em todas as redes sociais relevantes

Lembre-se que seus pacientes não saberão que você tem um canal no Youtube a menos que você fale a respeito. Sendo assim, criar uma lista de transmissão no WhatsApp também pode ajudar na divulgação a cada vez que você lançar um vídeo novo.

O que achou desses 5 passos fundamentais para médicos no Youtube? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários abaixo e continue nos acompanhando para ficar sempre por dentro! 

Histórias recentes

Aumente sua Visibilidade, Agende mais consultas e conquiste novos pacientes!

Crie sua identidade online, tenha seu perfil em destaque no BoaConsulta e indexado por buscadores como Google e uma série de serviços para auxiliar no dia a dia de seu consultório como telemedicina, receita digital, agendamento online, prontuário eletrônico, dentre outros, saiba mais!

Posts recomendados