Veja como fazer do marketing um aliado para seu consultório residencial

Como desenvolver um planejamento de marketing e divulgação para abrir um consultório residencial

Pensar em um plano de marketing pode fazer toda a diferença para quem deseja abrir um novo negócio, e isso vale também para consultório médicos. No caso de consultório residencial, pode ser ainda mais importante para dar visibilidade ao seu trabalho e atrair mais pacientes.  

É importante pontuar que não é possível desenvolver um plano de marketing sem fazer uma pesquisa de mercado.

Análises sobre sua própria empresa e sobre o cenário no qual ela se insere serão fundamentais para embasar as decisões de divulgação. Além disso, conhecer a realidade da empresa também vai ajudar a alinhar o planejamento à missão, visão, valores e objetivos da mesma. 

Tenha em mente que, para dar certo, esse plano vai precisar do envolvimento e colaboração de toda a equipe de funcionários. Afinal, como vivem no consultório no dia a dia, sabem a realidade de suas funções. Um planejamento de marketing se torna mais completo e eficiente quando todos os envolvidos participam.

Confira a seguir algumas dicas importantes para pôr em prática na hora de desenvolver o planejamento de marketing para o seu consultório médico residencial.

Diagnóstico da empresa

A criação de um plano de marketing começa olhando para dentro da própria empresa. Faça uma análise sobre a situação atual, focando na estrutura do negócio, no número de funcionários, os recursos, o posicionamento atual e os objetivos da gestão. 

Faça um diagnóstico do seu consultório residencial
Faça um diagnóstico do seu consultório residencial

Como você ainda está abrindo seu consultório, pode ser mais fácil fazer o diagnóstico e moldar a postura da empresa para ser o que você almeja.

Faça também uma análise sobre os possíveis pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças que podem influenciar o desempenho do serviço oferecido. Isso tudo vai ajudar a garantir que seu plano esteja adequado à realidade do seu consultório e caiba no seu orçamento. 

Análise do contexto como um todo no seu consultório residencial

Em seguida, é hora de levantar informações sobre toda a realidade ao seu redor. Comece considerando as mudanças e tendências da região onde seu consultório vai funcionar, mas também do país como um todo. Considere aspectos como a situação econômica e sociocultural.

Foque também no setor de atuação da empresa, como se há concorrentes nos quais se inspirar e/ou ficar de olho, fornecedores de materiais e equipamentos que podem oferecer parcerias valiosas, e assim por diante. 

A análise da concorrência merece destaque. Busque informações sobre demais empresas que funcionam de maneira semelhante à sua, verifique o público que atendem, como se comunicam com o público-alvo, como divulgam seus serviços e como estão seus resultados. 

Faça uma análise geral do seu consultório residencial
Faça uma análise geral do seu consultório residencial

Tudo isso vai te ajudar a pensar o futuro do seu consultório para elaborar estratégias que fortaleçam seu negócio, identificando oportunidades de posicionamento e vantagem competitiva.

Essa é uma forma de se certificar que seu planejamento de marketing será capaz de antecipar fatores do ambiente de negócios, sejam eles positivos ou negativos para a empresa. 

Definição de público e personas

Após analisar o mercado e seus principais concorrentes, você terá maior facilidade para definir o público-alvo das suas estratégias de marketing e divulgação. Trata-se do grupo de consumidores com características demográficas, psicográficas e comportamentais semelhantes.

Para definir o público, é necessário observar os segmentos do mercado e identificar os grupos de pessoas cujas necessidades o seu negócio atende. Por exemplo, um consultório de pediatria pode focar principalmente em recém-casados, mulheres grávidas, pessoas interessadas em adoção, mães ou pais solo, e assim por diante. 

Isso vai te ajudar a adequar seus serviços e estratégias de divulgação para atrair essas pessoas, e também a compreender seus problemas e preocupações para melhor atendê-las. 

Defina o publico do seu consultório residencial
Defina o publico do seu consultório residencial

Ao identificar o público-alvo, é possível também criar a persona, que é mais detalhada em termos de comportamentos, valores, expectativas e dores do público.

Tudo isso é sintetizado na descrição de um personagem que representa o cliente ideal da empresa. As estratégias miram o público-alvo, mas conversam com a persona. 

Com essas informações, você terá condições de traçar a jornada do cliente, desde a procura pela solução dos problemas que o afligem, até o contato para marcar uma consulta e posteriormente fidelização ao seu serviço. Assim, você pode mapear os conteúdos, os canais e as abordagens ideais para cada estágio da jornada. 

Definição de posicionamento

É hora de definir um posicionamento de mercado, que envolve pensar em como você deseja que seu consultório seja percebido pelos potenciais pacientes. Isso vai ajudar a construir uma imagem única, diferenciada e relevante na mente do seu público

O posicionamento refere-se aos atributos do seu negócio e do serviço oferecido, envolvendo também fatores subjetivos, como os valores e significados atribuídos ao seu trabalho.

Uma boa estratégia trará bons resultados para o seu consultório
Uma boa estratégia trará bons resultados para o seu consultório

É por meio deles que você conseguirá despertar a identificação do público, gerando uma relação de confiança para que o seu consultório se torne uma referência para as pessoas que procuram profissionais da sua especialidade. 

É importante que o posicionamento esteja presente nos conteúdos, na publicidade, na identidade visual e nos demais pontos de contato com os pacientes, possibilitando que eles absorvam a imagem que você deseja passar.

Estabelecimento de objetivos para o seu consultório residencial

Quando o planejamento de marketing é feito de maneira adequada, os objetivos do seu negócio têm mais chances de serem alcançados. É importante pensar em objetivos eficientes e específicos para guiar as estratégias. Para isso, estabeleça prazos e formas de mensuração. 

Estabeleça objetivos
Estabeleça objetivos

Por exemplo, se o seu foco é aumentar a visibilidade do seu consultório online, pode estabelecer o objetivo de alcançar 5 mil visitantes no site e/ou 10 mil seguidores nas redes sociais em um ano. 

Ao definir objetivos mensuráveis, fica mais fácil estabelecer métricas para acompanhar o desempenho das estratégias e avaliar se atingiram os resultados esperados. Nesse caso, os indicadores de sucesso (KPIs) podem ser utilizados. 

Os KPIs são um tipo de métrica, relacionados diretamente aos objetivos específicos estabelecidos. Falando em marketing, eles são importantes para verificar se o planejamento está no caminho certo e atingindo as metas traçadas. Por isso, devem ser acompanhados de perto. 

Definição de estratégias

Pensar nas estratégias é a forma de alcançar os objetivos que você definiu anteriormente. Se a meta é gerar determinado número de visitas ou seguidores ao site do seu consultório ou nas redes sociais, você precisará de estratégias de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, por exemplo.

Estratégia irá lhe ajudar a alcançar seus objetivos
Estratégia irá lhe ajudar a alcançar seus objetivos

Essas estratégias vão te ajudar a colocar seu consultório como uma referência no mercado, por isso devem ser alinhadas ao posicionamento para cada público-alvo.

Recursos e cronograma para seu consultório residencial

Ao desenvolver um planejamento de marketing, pode ser necessário investir em equipamentos e ferramentas para executá-lo. Determine quanto você vai precisar investir em cada estratégia, como em um curso de Inbound Marketing, por exemplo.

Também é importante estabelecer um cronograma, e se outras pessoas ficarão responsáveis por executar as estratégias. Isso servirá para verificar se os prazos para alcançar os objetivos são plausíveis. 

Elaboração do planejamento

Agora que você já conseguiu reunir todas as informações do seu planejamento, é hora de sintetizá-las em um documento, que vai servir como um guia para o marketing do seu consultório. 

Os tópicos podem ser adaptados conforme as necessidades da empresa, contendo diagnóstico, análise do ambiente e dos concorrentes, público-alvo e persona, posicionamento da empresa, objetivos, metas e indicadores, estratégias de marketing, recursos, orçamento, cronograma e os responsáveis por colocá-los em prática. 

Com todas as peças em mãos, é hora de juntar tudo e colocar em ação
Com todas as peças em mãos, é hora de juntar tudo e colocar em ação

O plano de marketing deve ser um documento sempre presente no dia a dia do seu consultório, por isso deve ser desenvolvido para que fique atrativo e agradável, com mensagens claras e objetivas, priorizando as informações principais. 

E então, este artigo foi útil para você? Conte pra gente como está sendo a experiência de desenvolver um planejamento de marketing para o seu consultório residencial.

Posts recomendados