Ninguém gosta de términos, não é mesmo? Embora cada relacionamento comece com a esperança da felicidade em longo prazo, infelizmente por muitas razões diferentes, as rupturas profissionais e pessoais são comuns e até mesmo muito parecidas. E na relação entre um médico e um paciente não poderia ser diferente. Às vezes, apesar de ver o mesmo médico de forma regular por anos, os pacientes decidem se "separar" de seu médico de cuidados primários ou especialista. Este problema de "separação do paciente" é algo importante para todas as clínicas monitorarem. Um recente estudo do Match Made in Medicine, órgão americano de estudos e estatísticas obteve algumas informações sobre os principais motivos pelos quais os pacientes decidem parar de consultar um médico. Separamos as principais opções abaixo para que você possa entender melhor por que os pacientes podem "separar-se" de um médico e dicas para melhorar sua taxa de retenção de pacientes.

Falta de confiança

Como esperado com este tipo de relacionamento, ter confiança em um médico é um dos requisitos mais importantes para manter-se  num relacionamento com ele, e os pacientes dizem que a falta de confiança é um grave disjuntor na saúde. Sete em cada dez pessoas da pesquisa dizem que deixarão de consultar um médico (71%) do qual elas não confiaram.

Comunicação pobre

Quase dois em cada três (63%) dizem que as habilidades de comunicação precárias em um médico os levariam a reconsiderar o relacionamento. Mais especificamente, os pacientes revelaram que quando se encontraram com um médico pela primeira vez, valorizaram o médico que faz boas perguntas (79%) e descobrindo que é um bom ouvinte (74%). Faça boas perguntas, ouça atentamente e sua relação médico-paciente pode ser longa.

Atrasos

Não deixe seus pacientes sentados nas cadeiras lendo as revistas de estilo de vida do mês passado ou na próxima, pode ser que eles estejam na sala de espera de outra clínica. Mais da metade (56%) dizem que abandonariam um médico que sempre apareceu mais tarde do que o combinado. Durante anos, era normal, mesmo esperado, sentar-se e esperar para uma consulta médica começar. Hoje em dia, as expectativas mudaram. Uma consulta atrasada reflete a má eficiência de todo o consultório e pode levar a pacientes que não desejam voltar.

Faço-os sentir à vontade

Cinquenta e cinco por cento dos pesquisados dizem que se um médico faz com que eles se sintam desconfortáveis ou estranhos, eles buscarão suas necessidades de saúde em outros lugares. Oito em cada dez (79%)  querem que seus médicos sejam fáceis de conversar. Todo mundo quer se sentir confortável em um relacionamento, então, fazer com que seus pacientes se sintam à vontade só ajudará essa relação durar.

Diagnósticos apressados

Mais de metade (55%) dos pacientes dizem que um médico que não faz um consulta calma ao recebê-los pode não ser seu médico por muito tempo. As pessoas estão ocupadas e as consultas podem ser uma luta de agendar, então, se o paciente descobre que quando eles entrarem no consultório, o médico é apressado ou distraído, sua próxima consulta será certamente feita em um colega especialista e seu concorrente.

Avaliações negativas do paciente

Atualmente, ler as opiniões dos outros leva apenas alguns toques nos telefones dos pacientes. Sites e aplicativos como o BoaConsulta mostram aos pacientes como um médico é classificado para coisas como a maneira de atender, e o tempo de espera, entre outros. Embora não tão importante como a comunicação e a pontualidade, quase um terço (32%) dos pesquisados disse que o fato de que outros pacientes não gostam de um médico pode levar a que sequer iniciem um relacionamento. Desta forma, ter um perfil na internet pode ser fundamental para mostrar suas qualidades e conseguir novos clientes. Há agora um novo mundo das relações médico-paciente, onde há tanta escolha e acessibilidade, e mais fácil do que nunca para um paciente decidir retirar seu prontuário de uma clínica. Tendo em mente estas razões pelas quais um paciente pode decidir procurar em outro lugar o atendimento necessário, você pode pontuar como está se saindo, e poder ainda ter em mente tudo isso na hora do atendimento. Pacientes de longa data serão sempre um sinal de uma clínica organizada e com boa reputação!

Write A Comment