É sabido por muitos, que o Brasil é um dos países com uma população que mais gasta tempo online. São em média 650 horas por mês navegando nas redes, atualizando status e percorrendo as notícias do dia a dia, o que significa se deparar com uma avalanche de conteúdo diário online.

A média brasileira é 60% maior em comparação com a média do resto do planeta em tempo gasto online. Estar online para o brasileiro significa que as redes sociais são os canais mais acessados, na frente até mesmo de sites de notícias, portais e outros canais de entretenimento. No total, são cerca de 85 milhões de pessoas utilizando as redes sociais, interagindo com amigos, familiares e principalmente com empresas. Segundo pesquisa da PewResearch, cerca de 58% dos usuários brasileiros ativos na internet usam esse meio para pesquisar informações sobre sua saúde.

Abaixo, vamos te dar um panorama do que os usuários focados em saber sobre clínicas e médicos online procuram saber quando buscam esse tipo de conteúdo. Além disso, é importante saber algumas boas práticas do que se deve ou não fazer nas redes sociais.

Quase como um guia básico para que você possa saber o que esperar de cada um dos canais de comunicação e entender qual melhor estratégia a traçar para cada um dos meios de comunicação da sua clínica ou consultório.

Facebook

Para que seu público na rede social cresça, é importante compartilhar informações relevantes sobre sua especialidade, dicas de alimentação, bem-estar e cuidados com a saúde, além de conteúdo próprio de sua própria autoria, seja de um blog que você mantém ou textos de sua autoria. Pense nas principais dúvidas dos seus pacientes ou temas que sejam interessantes a eles. Essa é uma boa maneira de atrair um público que você já tem familiaridade e que está, de antemão, interessado no assunto.

Artigos sobre tratamentos médicos, novidades da sua área, notícias da mídia sobre saúde (é importante sempre de fontes confiáveis), são ótimas maneiras de abastecer sua página. Você também pode publicar informações sobre sua carreira, histórico profissional e curiosidades sobre a clínica na intenção de humanizar o conteúdo postado, mostrando que são pessoas criando conteúdo para outras pessoas. É importante ainda sempre manter os olhos atentos para comentários e feedbacks que o público pode vir a fazer na sua página, demonstrando assim preocupação e interesse para que o problema seja resolvido.

Em inúmeros casos, as pessoas estão insatisfeitas com situações muito pequenas do dia a dia, e poder ler uma simples resposta como “sentimos muito que isso tenha acontecido” ou “vamos fazer o possível para que sua experiência seja melhor na próxima vez” já demonstram empenho em resolver uma falha e as pessoas se sentem acolhidas em suas críticas ou sugestões.

Instagram

Atualmente o Instagram é uma das maiores redes sociais do planeta. São mais de 400 milhões de usuários em todo o mundo. Só no Brasil são mais de 29 milhões de usuários ativos por mês.

A maior parte das pessoas que usam essa rede social está na faixa etária dos 18 aos 49 anos, segundo pesquisa sobre a Demografia das Redes Sociais. A essência dessa rede é o compartilhamento de imagens, em fotos ou vídeos. Ou seja, é preciso ter uma atenção especial na hora de escolher uma foto que seja atraente para seu público, pois só assim eles vão ler o seu conteúdo e interagir com um like ou um cometário

Porque o Instagram é uma rede extremamente vinculada à imagem que está sendo compartilhada, é preciso ter uma atenção especial ao que se está publicando. Evite imagens que contenham grandes quantidades de texto, invista em layouts simples e com personalidade. O algoritmo do Instagram é construído para entregar imagens, então quanto mais texto nas imagens, menor será o seu alcance entre os seus seguidores.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social essencialmente profissional. Nessa rede, além de interagir e conversar com outras pessoas, você pode criar um currículo online. Assim, você cria uma marca pessoal forte e embasada em todos seus conhecimentos técnicos, referências de formação e experiências profissionais. No seu perfil, você pode inserir artigos publicados em revistas médicas, uma ótima maneira para enriquecer sua presença online.

No LinkedIn, não só pacientes, mas outros colegas da profissão podem se conectar com você. O que é ótimo para conhecer novos profissionais, fazer networking e ampliar sua rede de contatos. A rede é útil também para procurar novas oportunidades profissionais. Nos grupos de discussão, pode-se aprender mais sobre o que outros profissionais estão vivenciando em outros locais e também contribuir com conteúdo e conhecimentos.

Blogs

Blogs corporativos são uma ferramenta interessante na hora de engajar pacientes e clientes de sua clínica ou consultório, por serem um espaço onde é possível se aprofundar em assuntos mais relevantes, podendo levar suas visões e conhecimentos ainda mais longe.

Assim como nas outras redes sociais, o blog é um mecanismo que pode ajudar o profissional da saúde a construir sua reputação para o grande público, pois diferentemente de publicações específicas sobre a área de atuação do profissional da saúde, revistas ou periódicos científicos, o blog é uma ferramenta democrática e de fácil acesso para todos os pacientes e interessados na sua especialidade média. A linguagem pode ser simples e esclarecedora.

Vale lembrar as regras do Conselho Federal de Medicina: os blogs e nenhuma outra ferramenta da internet podem substituir uma consulta médica, apresentar resultados ou afirmar efetividades de tratamentos e diagnósticos. Os blogs são apenas mais uma maneira de disseminar informação e que podem levar o aval médico do profissional à frente do consultório.

Pensando em como ajudar o profissional da saúde em todas estas frentes é que o BoaConsulta preparou serviços especializados no assunto, com uma equipe de profissionais especializados em design, social media, web content e muito mais, completamente voltados à área médica, assim você estará preparado para atender cada vez melhor esse nicho de público.

BoaConsulta 

O BoaConsulta nasceu em 2012 com a proposta de ser a melhor plataforma de agendamentos online, partindo da premissa que atualmente não é mais viável profissionais lidarem com métodos físicos de gestão, isto é, prontuários e agendas que ocupam espaço em suas mesas.

Por que manter a presença digital?

De acordo com dados do TIC Domicílios, cerca de 70% da população brasileira está conectada na internet, isso quer dizer que boa parte dos seus pacientes estão pesquisando produtos e serviços na web! O que torna a internet uma ferramenta indispensável para quaisquer negócios nos dias de hoje.

Todos os dias milhares de pessoas buscam por atendimento médico através da internet, o que deixa evidente a importância de estar presente na web. O BoaConsulta disponibiliza agendamento para clínicas e consultórios, onde a agenda dos profissionais fica visível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Quais são as vantagens?

•Conquistar mais pacientes e ganhar credibilidade mostrando ao público que é 5 estrelas;

•Ganhar destaque entre os mais de 1 milhão de buscas realizadas mensalmente no BoaConsulta por pacientes;

•Praticidade no agendamento;

•Aumentar o número de conversões;

•Aparecer nos principais buscadores do país;

Um perfil completo e bem avaliado aumenta as chances de o paciente marcar uma consulta, além disso o profissional pode divulgar o link do seu perfil em seu site, redes sociais, whatsapp e muito mais.

Além do agendamento online, o BoaConsulta disponibiliza um software de gestão completo e 100% na nuvem, podendo ser acessado de qualquer dispositivo, o que leva a otimizar em até 40% o tempo do profissional, aumentando o foco para o atendimento ao paciente.

Baseando-se nos serviços que o BoaConsulta apresenta completamente voltados à área médica, pode-se dizer que hoje é a melhor opção para profissionais que visam aumentar o número de consultas, e aumentar sua capacidade gerencial.

Clique aqui para saber mais!

Write A Comment