As novas tecnologias, especialmente na área da saúde, estão trazendo diversas inovações e tornando cada vez mais o paciente digital. Hoje, os profissionais podem ter softwares que organizam seu consultório, como agenda e prontuário eletrônico. A sistematização da informação e o uso da nuvem para facilitar o acesso em qualquer momento e local são inovações seguras que simplificaram a vida de todos. Assim, a internet trouxe muitas informações para as pessoas que, em muitos casos, complicam a vida do profissional de saúde. O paciente já chega pensando que sabe seu diagnóstico por ter lido muito sobre seus sintomas nas plataformas disponíveis. Com os smartphones, o acesso à informação é ainda mais ágil. Desse modo, com tantas mudanças, os profissionais também necessitam se aperfeiçoar e buscar novas formas de trabalhar. Como reconhecer um paciente digital? Neste artigo, você vai saber quem são e como atingir essas pessoas.

Usuário da saúde

Toda pessoa que procura atendimento na área da saúde é chamada de usuário. Essa população está em todas as áreas geográficas, rural e urbana. Para um atendimento qualificado, a medicina utilizou alguns critérios, como separar os tipos de serviços e também a faixa etária a ser atendida. Nesse contexto, existe uma carta dos direitos dos usuários da saúde publicada em 2009, que estabelece princípios básicos para um atendimento humanizado, organizado e qualificado. A população tem seus direitos e deveres, e o profissional deve conhecê-los para oferecer em seu consultório um serviço dentro das normas estabelecidas pelas legislações vigentes. Assim, quando o especialista está atendendo o usuário e ambos conhecem os processos e a responsabilidade de cada um, tudo se torna mais fácil. É necessário saber que a satisfação do cliente é muito importante para a sua fidelização no serviço ofertado. A rotatividade dos clientes acontece principalmente quando existe falha no desenvolvimento dos serviços.

Conhecimento digital

Com tantas mudanças ocorrendo por meio das tecnologias e plataformas digitais, não tem como ficar de fora. Os aplicativos para telefone celular e demais aparelhos permitem que as informações cheguem mais rápido para as pessoas. O cidadão que usa essas tecnologias para buscar conhecimento na área da saúde e descobrir onde há os melhores serviços é chamado de paciente digital. Nesse contexto, as pesquisas revelam que a maioria desses pacientes são mulheres, pois são elas que mais procuram os serviços para cuidar da sua saúde e da família. Outra informação é que os pacientes com essas características se encontram nas grandes cidades. Isso em função de uma vida mais atribulada. Além disso, o uso do celular para buscar atendimento na saúde é maior que o do computador. Portanto, o mundo digital trouxe uma nova realidade, possibilitando que os pacientes acessem os resultados dos seus exames e os encaminhem para o seu médico por meio de uma plataforma ágil e segura. Antigamente, isso era impossível, mas, hoje, temos esse serviço à nossa disposição cada vez mais.

Novas tecnologias

Diversas tecnologias estão à disposição dos profissionais de saúde, desde as mais simples até as mais sofisticadas. Uma clínica que está iniciando pode optar por um sistema simplificado que proporcione muitas funcionalidades e tenha preços acessíveis ou pode eleger um software mais robusto que tenha um valor acessível. O agendamento de consultas é um dos sistemas que fazem a diferença para o consultório. Ele organiza não só a agenda, mas também o número de pacientes atendidos e, com isso, a parte financeira. Também é possível optar pelo prontuário eletrônico, que dispõe de toda a história do cliente, reduzindo a perda de tempo e de dados clínicos. Nesse contexto, também é importante ter um olhar para as redes sociais, como Instagram, Facebook e outros, pois são elas que disponibilizam referências sobre o seu negócio. Com isso, obtém-se o que se chama de marketing digital com produção de conteúdo que fica à disposição dos clientes.

Segurança digital

Na área da saúde, a segurança digital é uma observação necessária. Muitos profissionais ficam em dúvida sobre utilizar esses serviços por não terem confiança. Mas existem normas internacionais e técnicas eficientes que possibilitam aos usuários dos sistemas a garantia do sigilo dos dados. Assim, ao escolher o software para a sua clínica, é preciso ter clareza a respeito das necessidades dela, saber qual será o uso do sistema e a melhor forma de segurança fornecida pelo prestador. Investir na proteção dos dados traz credibilidade e tranquilidade profissional. Os custos nem sempre são altos, vale sempre a pena fazer uma boa pesquisa para levantar os melhores prestadores nessa área. Desse modo, a tecnologia moderna habilita as clínicas a atrair os pacientes digitais e vinculá-los ao serviço. O uso dos sistemas aproxima o profissional do cliente ampliando os meios de comunicação. Com o número de pacientes digitais existente e a propensão a aumentar, os consultórios precisam estar alinhados com essa tendência. Nesse sentido, além de atrair mais clientes, a utilização do agendamento eletrônico organiza a sua clínica e reduz o tempo de espera agilizando o processo de trabalho. Por isso há tantas novidades nessa área de gestão digital para saúde atualmente. Além disso, ele utiliza ferramentas de confirmação de consultas tanto por e-mail como por WhatsApp, mantendo um contato mais próximo com o paciente digital. Outra ferramenta que atrai os clientes e é um diferencial para quem a utiliza é a disponibilidade de acessar os resultados dos exames e seus laudos. Poder encaminhar virtualmente o resultado de exames também faz com que o seu negócio se destaque. Assim, o diferencial do seu consultório estará no fornecimento de produtos e informações digitais. Entre os produtos a serem ofertados por meio de software estão: agenda online, site que tenha explicações sobre as doenças e os serviços prestados, bem como uma identidade visual que fará a sua marca no mercado. Portanto, a escolha de uma empresa que viabilize a utilização dos produtos e serviços já comentados é muito importante para que o seu consultório se destaque. Existem muitos estabelecimentos que oferecem a infraestrutura necessária para atender às necessidades do paciente digital. Decidir por qual serviço optar para o seu consultório é importante para definir os investimentos necessários. Sendo assim, vamos apresentar a você um sistema que se destaca nas redes sociais e é importante para o paciente digital. Com mais de 1 milhão de buscas mensais, agendamentos e pacientes cadastrados, a BoaConsulta é uma plataforma que traz a solução que você procura. Acesse o nosso site e conheça os serviços oferecidos.

Write A Comment