Marketing de conteúdo para médicos.

A Importância do Marketing de Conteúdo Médico na atração de pacientes para clínicas e consultórios!

Criar um conteúdo informativo e de qualidade é a chave para o engajamento e reconhecimento da sua marca nos meios sociais. Esse conteúdo é o que vai ser a porta de entrada do paciente para o consultório, pois a partir da pesquisa que ele realizar pesquisas sobre o profissional próximo a sua residência e em seguida ela esta exposta aos conteúdos produzidos para sanar outras dúvidas referentes a área de atuação.

Marketing de conteúdo

A criação do marketing conteúdo traz ao profissional responsável autoridade na área, pois é ele quem está sendo o disseminador de informação valiosa na internet e quando atribuído essa caracterizara-lhe, isso pode ser uma forte ferramenta para a criação de uma reputação positiva.

Contudo, não precisa ser necessariamente sobre o papel de atuação do profissional, mas diversos outros assuntos ligados ao tema e seja julgado importante e interessante para a plataforma. Quanto mais abrangente, maior a chance de disseminar-se com mais facilidade na internet, atingindo diversos públicos e respondendo diferentes tipos de pesquisa.

Marketing de conteúdo nos consultórios.
O marketing de conteúdo visa trabalhar os questionamentos do seu paciente.

Um marketing de relacionamento vem do investimento que o consultório coloca para desenvolver uma ligação de mais proximidade com o seu paciente. Por mais que possa parecer simples, essa é uma estratégia fundamental para o sucesso de um consultório.

Esse viés do marketing médico pode ser facilmente resumida por uma expressão muito comum no Brasil, “A primeira impressão é a que fica” isso porque a partir do relacionamento que você  desenvolverá com seu cliente é que vai determinar se o mesmo irá retornar e se fiel ao seu serviço, produto ou não. Os pacientes de qualquer tipo de empreendimento querem basicamente o mesmo, independente do produto ou serviço oferecido, eles querem se sentir respeitados, ouvidos, únicos e o mais importante de tudo, ter seu problema resolvido.

Pensando nisso, existem algumas formas de trabalhar o marketing de relacionamento do seu consultório, como, por exemplo, introduzindo ao seu planejamento uma pesquisa e monitoramento de satisfação, organizar programas de fidelização para clientes antigos, treinar ou no caso de trabalhadores autônomos, se realizar cursos de atendimento ao cliente independente do ramo escolhido, ser um profissional atencioso, ágil e preparado pode ser um grande diferencial no atendimento ao cliente.

Pesquisa de Satisfação do Paciente

Um exemplo de pesquisa de satisfação consiste em um método simples e eficaz feitas basicamente por duas perguntas, são elas:

  • 1. "Em uma escala de 0 a 10, o quanto você ficou satisfeito com o atendimento, sendo 0 nada satisfeito e 10 extremamente satisfeito?”
  • 2. "Conte-nos o que motivou esta pontuação?
Marketing de conteúdo  e pesquisa de satisfação
Receber avaliações do paciente ajuda a melhores o atendimento médico.

Com essas notas é possível fazer uma média desses números e respostas para identificar os pontos de melhorias possíveis e compreender quais clientes são felizes e recomendariam os serviço prestados e quem não. Dentro dessas notas é possível chegar em uma pontuação que pode gerar resultados interessantes, como:

  • entre 75 e 100, significa que o seu serviço de saúde está na zona de excelência;
  • entre 50 e 74, que está na zona de qualidade;
  • entre 0 e 49, que está na zona de aperfeiçoamento;
  • entre -100 e -1, que está na zona crítica.

É importante manter os resultados sempre atualizados para não se perder ou acomodar com nos números, tendo em mente que todos os dias são passiveis de mudança, e que os clientes podem trazer comentários novos, e bons insights para o empreendimento

Mensuração de Resultados

Outras formas de mensurar os resultados do empenho colocado no marketing de conteúdo são muito importantes e fazem toda a diferença no processo, possibilitando compreender se os investimentos realizados então sendo eficazes e atingindo o objetivo traçados pela empresa.

Um método simples e prático de mensurar o retorno dos investimentos é por uma ferramenta conhecida como Custo de Aquisição do cliente (CAD). Essa ferramenta e a soma de todos os investimentos efetuados no empreendimento, contando com os gastos realizados com agências de marketing, contratação e produção de conteúdos e funcionários, além de mídias pagas se caso tiverem sido utilizadas.

Marketing de conteúdo e como mensurar os resultados.
Mensurar os resultados é a forma de validar o investimento.

Dessa forma será possível somar todas as despesas e dividir pelo número de novos pacientes conquistados neste período, de forma que o resultado dessa divisão será o valor gasto por paciente novo adquirido. Assim é possível ver em números se o valor investido em cada cliente valerá a pena pelo retorno que virá dele. 

Outra técnica de mensuração muito eficaz e utilizadas no meio do marketing digital é o Retorno Sobre o Investimento (ROI) técnica que permite compreender se os valores investidos então gerando resultados compensatórios, de forma que a partir do momento que é definido o valor de investimento e aplicado, será analisado o valor de retorno e em seguida é necessário realizar a subtração desses valores e dividir novamente pelo valor investido e assim compreender qual o ganho por cada real investido em mídia. 

Redes Sociais no Marketing de conteúdo

No mundo globalizado em que vivemos, sabemos que não só de sites vive uma empresa na era digital, a utilização de redes sociais se tornou indispensável para uma comunicação mais próxima e intimista do cliente e por isso se faz tão necessária no planejamento de marketing.

E mesmo tratando-se de duas ferramentas de comunião e não de relacionamento o WhatsApp e o email marketing auxilia a entregar um atendimento mais rápido e personalizado.

Redes sociais importantes para o consultorio
As redes sociais são ótimas ferramentas em seu marketing de conteúdo.

Por essas ferramentas é possível responder os pacientes com mais agilidade, assim evitando que ele busque pelo concorrente além de que é possível também enviar newsletter e textos exclusivos, que ajudam a trabalhar o relacionamento da empresa com o cliente.

O Facebook hoje também considerado uma plataforma não só de relacionamentos mais de buscas também cresceu muito durante os anos e se estabilizou, e mesmo com a crianção de outras redes de contato, ele continua sendo um perfil valioso para qualquer empresa criar

O próprio facebook entendeu essa necessidade e criou dentro da plataforma diversas ferramentas para auxiliar tanto o as micro empresas quanto as grandes empresas a divulgarem seus serviços criando uma fanpage, distribuindo conteúdo e disponibilizando o facebook business

engajamento do instagram

O Instagram hoje é outra plataforma que as empresa não podem deixar de ter, pois, esta é uma rede que pode gerar um grande engajamento de seguidores, em uma velocidade alta, além de que como é uma mídia social voltada para fotos o Instagram acaba tornando-se uma vitrine de exposição do produto ou serviço do consultório. Por isso é importante sempre postar fotos, vídeos, interagir com os seguidores, postar conteúdos relevante e também curiosidades.

Se você gostou deste post, deixe o seu comentário e continue acompanhando nosso blog para médicos para mais dicas.

Histórias recentes

Aumente sua Visibilidade, Agende mais consultas e conquiste novos pacientes!

Crie sua identidade online, tenha seu perfil em destaque no BoaConsulta e indexado por buscadores como Google e uma série de serviços para auxiliar no dia a dia de seu consultório como telemedicina, receita digital, agendamento online, prontuário eletrônico, dentre outros, saiba mais!

Posts recomendados