Você sabe como está a imagem da sua clínica? Muitos profissionais não sabem da importância do branding para médicos e desconhecem, muitas vezes, os motivos de não obterem a quantidade de clientes que gostariam. A palavra branding é de origem inglesa e, apesar de não ter uma tradução exata para o português, quer dizer que se trata da gestão de uma marca, que engloba desde a construção do nome até o posicionamento no mercado. A imagem pode ser modificada e, se trabalhada dentro do conceito de branding, possibilita que a empresa se fortaleça e se consolide no setor. Consultórios devem investir em gestão de marca, pois o sucesso é diretamente relacionado à percepção que as pessoas têm do consultório. Não ignore o potencial que o uso do branding tem para o seu negócio. Veja as melhores formas de trabalhar esse conjunto de ações estratégias na marca da sua clínica.

Identidade visual

A identidade visual é a cara do seu negócio. Começa pela criação de um nome, seguindo para definição de cores, logomarca, papelaria etc. Podemos considerar como sendo a aparência da sua marca, o que a faz ser identificada com mais facilidade. Alguns profissionais médicos acham que por usarem o próprio nome no mercado não precisam pensar na estética da marca. Isso não é verdade. Independentemente do consultório ter um nome fantasia ou não, ele precisa ser identificado pelas pessoas. Essa é a função do desenvolvimento de uma identidade visual, criar padrões de comunicação por meio de cores e formatos para que a empresa seja reconhecida pelas pessoas, lembrada pelos clientes e diferenciada dos concorrentes. Para a construção da marca, é preciso ter em mente a visão, missão e valores da clínica. Esses são pontos de direcionamento de comunicação. Por meio deles, será possível definir o que e como transmitir. Falaremos mais desse assunto na sequência. Continue a leitura.

Percepção de valor

Empresas fortes apresentam uma estratégia de negócio bem definida. Ao abrir um consultório, é preciso reservar um tempo para a criação de um planejamento sólido. Nele, serão definidos visão, missão, valores, objetivos, público-alvo etc. Com esses elementos estabelecidos, tudo ficará mais fácil. A comunicação será embasada e terá maior chance de sucesso, mas lembre-se sempre de que o discurso deve estar alinhado com a prática, pois de nada adianta falar que o consultório é moderno se os equipamentos usados são ultrapassados. Para que as pessoas percebam valor, elas precisam sentir que realmente a empresa é o que diz ser. Se essa verdade for transmitida, o público desenvolverá uma percepção positiva do consultório e você poderá ter certeza que o seu branding para médicos está funcionando.

Público e mercado

Estudar o público para quem quer se falar e o mercado onde se está inserido é essencial para o crescimento de uma empresa. Quando não se sabe com quem está se falando, qualquer forma de comunicar serve. No entanto, o marketing existe justamente para resolver esse problema. Pesquisar o micro e o macroambiente e planejar ações são formas de minimizar os riscos e garantir que as mensagens sejam voltadas para os interesses do seu público. Além de conhecer o público, é necessário estudar o mercado. Monitorar os concorrentes e fazer benchmarking são maneiras de identificar as melhores práticas de mercado e replicar na sua clínica. Prestar atenção no que acontece a nossa volta faz com que estejamos sempre atualizados e possamos melhorar os nossos processos. Se tratando de consultórios médicos, faz diferença também estar por dentro do lançamento de equipamentos e produtos. Quanto mais atualizada for a clínica, melhor será a imagem transmitida, mostrando inovação e modernidade.

Marketing de conteúdo

Os meios digitais são marcados pelo compartilhamento de informações. Profissionais que doam conhecimento se destacam no mercado. A área da saúde é uma das mais procuradas em redes sociais, é comum que as pessoas sigam nutricionistas, médicos, dentistas etc. Repassar informações relevantes, por meio de perfis em redes sociais, é uma forma de divulgar o consultório gratuitamente. O marketing de conteúdo é a maneira mais eficaz de trabalhar produção de conteúdo para mídias digitais. Se você não sabe por onde começar, comece elencando temas que mais geram dúvidas no consultório e construa posts de dicas para esclarecer esses assuntos. Faça publicações atrativas e periódicas — a periodicidade é um ponto muito importante no marketing de conteúdo. Para mantê-la, crie um cronograma de publicações.

Marketing digital

Acabamos de ver a importância do marketing de conteúdo para divulgar a sua marca organicamente, isto é, sem custos. Mas, além disso, é importante se pensar também em investir em estratégias de marketing digital. Primeiramente, tem que se estudar quais as melhores plataformas para se inserir o consultório. Nem todas as mídias são adequadas para todo mundo, um estudo prévio sobre as características dos meios e do negócio resolvem essa questão. Mas as seguintes alternativas são muito eficientes quando se trata de branding para médicos: site otimizado para mecanismos de busca, anúncios patrocinados na web, lives patrocinadas e textos em blogs. Os textos em blogs merecerem destaque, pois, se bem construídos, podem puxar toda a comunicação nos outros meios. Textos com bom conteúdo podem ser transformados em posts em redes sociais ou em anúncios pagos. Como você percebeu, é muito importante que a sua clínica tenha uma marca. Mas tão relevante quanto ter uma marca é fazer a gestão dela. Marcas nascem com facilidade, porém só crescem com zelo. Alguns profissionais acreditam que criar uma logomarca seja o suficiente, mas esse é apenas um passo da gestão de uma marca. A imagem da sua empresa está associada com fatores intangíveis, que dependem diretamente da forma como posiciona o seu negócio no mercado. Acima, citamos algumas maneiras de zelar pelo nome do seu consultório e fazer com que a sua marca progrida usando estratégias de branding para médicos. Técnicas de branding trazem reconhecimento, e na área da saúde, reconhecimento é sinônimo de aumento de números de pacientes. Se você gostou deste post sobre a importância de usar o branding em consultórios médicos, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram.

Write A Comment