Atualmente os grandes centros urbanos possuem uma variedade enorme de clínica e centros de exames de diagnósticos, correto?  Assim como na internet, é preciso estar atento às melhores ferramentas do mundo real para que um paciente possa notar todas as suas capacidades e habilidades.É o que todo médico espera após dedicar seu tempo e conhecimento ao paciente, que ele se torne um “paciente fiel”. Mas como fidelizar o paciente?

Como fidelizar pacientes em uma clínica médica?

Não seria antiético chamar de “clientes” seus pacientes? Eles que geralmente estão preocupados com problemas de saúde dos mais moderados aos casos mais graves, buscando em você a solução para melhorar a saúde? Acreditamos que a resposta seja: Não. Não é antiético por que sua clínica é seu negócio, seu paciente é seu cliente e está contratando um serviço médico. E quando contratamos o serviço de qualquer que seja a ordem, esperamos ter no atendimento e no esclarecimentos de nossas necessidades a maior clareza possível.

Mas como podemos fidelizar nossos pacientes de ocasião?

Fidelizar o paciente, é criar sólidos vínculos e manter relações de longo prazo com eles. Seguir uma cultura de prevenção de doenças focando na qualidade de vida, é uma das melhores formas de fidelizar o paciente. Ter uma clínica que ofereça confiança, segurança e conforto com um atendimento humanizado é essencial, já que todos gostam de ser bem atendidos, de serem ouvidos e poder falar para seu médico seus medos e dúvidas. Uma boa equipe para o atendimento inicial, pode ser vital para que o paciente tenha uma experiência segura dentro da sua clínica, que as pessoas que vão lhe atender possam refletir confiança e cumplicidade. Algumas dicas simples, mas que por muitas vezes deixamos passar no agito do dia a dia, podem fazer seus pacientes se sentirem mais confortáveis e confiantes dentro do seu consultório: Mantenha a recepção sempre limpa e organizada. Disponibilize ferramentas para que o paciente possa se distrair enquanto espera: revistas atuais, televisão, senhas de Wi-Fi e até um ambiente virtual da clínica, onde seja possível jogar ou assistir a vídeos com dicas de saúde, por exemplo. Além disso, ofereça água, café e chá para o cliente enquanto ele espera.

Durante a consulta

Não é incomum encontrar pessoas reclamando que foram ao médico e a consulta durou 2 minutos, ou que o profissional nem olhou para a cara do paciente. A consulta é o momento em que o paciente irá expor o seu problema e o médico deve ouvir com muita atenção para que se estabeleça o laço de confiança, tão importante na fidelização do paciente. Além disso, o profissional deve responder as dúvidas que surgirem com seriedade e gentileza. Se for necessário passar exames, tire dúvidas com relação a eles também. Caso haja amostra grátis do remédio receitado, entregue para o paciente. Essas são algumas atitudes simples que farão com que o cliente continue o tratamento, e que o faça com você.

Depois da consulta

Se o paciente demorar para a consulta de retorno, ligue para a ele e pergunte se houve algum problema, se ele continuou o tratamento e como se sente. Outra forma de fazer contato após a consulta sem parecer invasivo é enviar um e-mail — e para isso é importante manter a lista de contato dos pacientes sempre atualizada. O segredo para fidelizar o seu cliente é unir uma boa apresentação visual do seu consultório, um atendimento de qualidade e uma boa comunicação. Mas é importante também conhecer o perfil dos seus clientes e desenvolver ferramentas para checar se suas ações estão dando resultados. Crie estes pequenos hábitos no seu negócio, e esteja sempre alinhado com as vontades de seus pacientes, e atento para que toda a experiência dentro da sua clínica seja positiva, até mesmo antes da consulta, organizando sua agenda com o BoaConsulta!  

Write A Comment