Provavelmente você já deve conhecer muito bem o Google Maps: O serviço de mapas e direções do Google,é um dos mais utilizados por usuários em todo o mundo, tanto em sua plataforma web, quanto na versão para smartphones. Além de sua função de traçar boas rotas e mostrar melhores alternativas do trânsito, o Google Maps é um poderoso aliado se utilizado como ferramenta de marketing para sua clínica ou consultório, com a possibilidade de manter um cadastro da sua empresa na plataforma. Vale ressaltar que quanto mais completo for o seu cadastro, mais opções de usabilidade e interação com o seu negócio os usuários tem. É possível por exemplo que a partir do Google Maps o usuário consiga entrar no seu site, ligar para o telefone da clínica, saber horários de funcionamento, gráficos que mostram horários mais concorridos, entre entre outros. Além de facilitar a rota de seus clientes até o seu estabelecimento, o cadastro também pode sugerir a sua empresa para aqueles que fazem buscas na região. Se você é dono de uma clínica, passa a ser indicado pelo Google quando alguém procurar por “dermatologistas na região central”, por exemplo.

Entenda também: Como programar uma newsletter como ferramenta de marketing médico.

Outra mudança significativa é a inclusão de sua empresa no topo dos resultados do buscador. Ao fazer uma pesquisa por estabelecimentos comerciais no Google, resultados do Google Maps sempre aparecem no topo da página de buscas, o que garante uma vantagem perante a concorrência e, ainda, contribui com a indexação e melhor classificação do seu site no motor de buscas – sem que você precise pagar anúncios para isso. Vamos te mostrar então, um passo a passo simples para que você possa colocar em prática mais essa ferramenta para o seu negócio, e que aliado ao Boa Consulta, possa fazer ainda mais pelos seus pacientes, otimizando tempo e dando mais agilidade aos seus processos.

Vá até o Business Center

Faça login com uma conta do Google e aceite os termos de uso.

Dica importante: É possível criar uma conta ou usar uma que já existe, mas a dica de ouro é usar um endereço de e-mail que seja de uso comum dos colaboradores que tenham autonomia para gerenciar as redes sociais ou marketing da empresa, para que assim, no caso de mudanças ou alterações no negócio, as pessoas responsáveis possa atualizar os dados da empresa no Google. Evite usar e-mails pessoais ou contas de funcionários para isso. Aconselhamos até a criação de um documento compartilhado no próprio Google com acesso a todos que precisam saber logins e senhas, assim terá sempre a mão todos os dados, mesmo que os colaboradores não estejam mais na empresa.  

Após a confirmação, um novo formulário deve aparecer.

Caso isso não aconteça, clique em “Adicionar uma Listagem”, no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela. Lá, insira os dados de contato principais da clínica e clique em "Enviar".

Se a sua clínica fica localizada em um conjunto comercial.

Provavelmente outras empresas aparecerão assim que você der entrada no pedido. Caso a sua própria empresa apareça, é possível solicitar ao Google direitos de administrador. Se a sua empresa não aparecer na listagem, clique em “Não, esta não é minha empresa” e confirme.

Confirme a criação do cadastro.

O Google envia correspondências para as empresas com um código de cadastro. Assim que receber a carta (enviada para o endereço da empresa), o local é oficializado pelo Google. Pronto! Com alguns passos simples, sua clínica ganhou um mais um espaço no concorrido mundo digital e está pronta para atender ainda melhor seus pacientes! Depois de completar o registro, vá até o painel de administrador e inclua detalhes como horário de funcionamento, website, fotos e uma descrição do estabelecimento. Tudo isso ajudará aos clientes que tentarem entrar em contato com você, ou que queiram usufruir de seus serviços e produtos.  

Write A Comment