Pacientes particulares: entre nessa fatia de mercado!

Engajar pacientes de consultas particulares é uma das práticas que todas as clínicas precisam levar em consideração. Um ponto importante dessa fatia de mercado é garantir que estes pacientes completem o tratamento proposto e assim não se esqueçam de você, retornando ao consultório quando precisam. E como fazer isso?

Para engajar um paciente é preciso mostrar que os benefícios de uma consulta particular vão para muito além do preço. Ao fazer isso, os pacientes notam a importância que há em contar com um apoio médico qualificado para garantir o seu bem-estar, e o preço passará a ser um detalhe na hora de marcar a consulta considerando o custo benefício.


Mas, para conseguir engajar de maneira eficiente, é preciso colocar algumas ações em prática. Assim, será possível conquistar a confiança do paciente a assegurar que ele complete o tratamento indicado.

Lembra quando falamos da jornada do paciente?

Até que o paciente decida exatamente que precisará de um serviço, ele passará por diferentes estágios no processo de decisão. Todo esse processo é chamado de jornada, a qual é divida em três fases: topo, meio e fundo de funil.

O topo do funil é quando o paciente descobre que tem um problema. Sendo assim, esse é o momento de mostrar o quanto ele precisa de determinado serviço para garantir o seu bem-estar.

Descoberto o problema, o paciente chega ao meio do funil, que é a etapa em que ele leva em consideração a solução que lhe foi apresentada. Aqui, ele começa a realizar pesquisas no mercado para saber quem está mais apto a oferecer o melhor tratamento, com um preço sedutor.

Quando ele chega ao fundo do funil, significa que está pronto para tomar a sua decisão, ou seja, é nesse momento que ele escolhe qual serviço é o melhor para a solução do seu problema.

Entender a jornada do paciente é fundamental para saber abordá-lo no momento certo e, com isso, oferecer exatamente o que ele está procurando.

Agregar valor antes de preço

Para engajar seus pacientes, é importante entregar de maneira clara quais são os valores do seus serviços, e isso não está conectado com o preço. Ou seja, você precisa mostrar todos os benefícios que ele terá ao realizar os tratamentos com você e sua estrutura.

Nesse momento, é hora de mostrar sua expertise no assunto, mostrar que domina o conhecimento em sua área e que tem a experiência necessária para solucionar determinado problema com excelência.

Conheça o seu público-alvo

Entender o que o seu público necessita é fundamental para criar estratégias que vão engajá-lo no momento oportuno. Sendo assim, procure compreender o que ele espera da sua clínica - pode ser a flexibilidade de horários, espaço adequado para atendimento infantil, etc.

Para facilitar esse processo, faça uma pesquisa rápida com seus pacientes, até mesmo com aqueles que tiveram que desmarcar a consulta por algum motivo. Mostre-se interessado em entender o que ele precisa para, assim, melhorar o relacionamento entre vocês.

Todos esses quesitos precisam ser levados em consideração na hora de engajar seus pacientes na consulta particular. Mostrar a eles o valor que há em seus serviços é fundamental para fazer com que entendam que o preço que será pago se tornará um investimento em saúde e bem-estar.

Posts recomendados