Nos dias de hoje, a vida de praticamente qualquer pessoa ou empresa já é impactada pela era digital, e as soluções modernas estão mudando a forma como as pessoas se relacionam com os serviços e produtos que consomem. Por isso mesmo, compreender como o prontuário eletrônico pode ajudar na fidelização de clientes é muito importante. Esse tipo de ferramenta apresenta funcionalidades incríveis e pode proporcionar um tremendo diferencial competitivo para a sua clínica, torando os processos internos mais eficientes e agindo como uma verdadeira estratégia de marketing. Continue lendo esse post e descubra mais sobre o tema!

Maior segurança de informações com prontuário eletrônico

A segurança e o sigilo de informações é um ponto-chave para qualquer estabelecimento de saúde, e os próprios profissionais prezam muito por esse aspecto, assim como os pacientes. Diante dessa realidade, é importante saber que uma das grandes vantagens para a implantação do prontuário eletrônico é a elevada proteção de dados. Existem senhas e limitações de acesso, que podem ser implantadas de acordo com a necessidade e as demandas da clínica. Além disso, se o software tiver armazenamento em nuvem, o que é comum nesse tipo de ferramenta, tudo fica protegido por meio de backups, acabando com problemas com acidentes ou furtos.

Mais facilidade de atendimento

Uma das vantagens do prontuário eletrônico para fidelização de clientes é a facilidade que ele proporciona no atendimento. Isso, porque essa etapa fica mais automatizada, e qualquer informação relevante poderá ser encontrada rapidamente, com apenas alguns cliques. A maioria dessas soluções permite que uma série de dados importantes sejam salvos. Dessa maneira, o profissional não precisará gastar um tempo precioso preenchendo os mais diversos campos toda vez que aquela pessoa tiver uma consulta. Ou seja, há maior praticidade e, consequentemente, mais satisfação para todos.

Possibilidade de acesso remoto ao prontuário eletrônico

Quando falamos em informações na área de saúde, a necessidade de acessar dados em pouco tempo pode ser crucial. Imagine que um médico precisa traçar uma conduta urgente ou mesmo alterar o tratamento de um paciente e, eventualmente, ele não está em sua clínica por conta de viagens ou compromissos profissionais. Nessa circunstância, o prontuário eletrônico pode ser extremamente valioso, uma vez que ele pode ser acessado de qualquer local, desde que haja conexão com a internet. Tudo estará disponível, bastando alguns cliques no seu computador, tablet ou smartphone, ainda que você esteja em outro bairro, cidade, estado ou país.

Sintonia com a sustentabilidade

Outra forma pela qual um prontuário eletrônico pode trazer um diferencial competitivo para o seu negócio é deixando a clínica em sintonia com uma demanda muito importante da nossa sociedade atual: a sustentabilidade. Com esse tipo de solução, as pilhas de papel serão coisa do passado, assim como acervos e arquivos físicos. Todos os dados serão armazenados em ambiente digital, o que possibilita um limite quase infinito para o arquivamento das informações dos seus pacientes. Isso pode se refletir até no dinheiro gasto com o imóvel, visto que você poderá destinar toda a metragem do lugar para o conforto dos pacientes e a execução de suas atividades.

Alta na produtividade da empresa

O prontuário eletrônico pode ajudar na fidelização de clientes por meio da alta produtividade que ele proporciona para a empresa. O melhor de tudo é que isso é perceptível não apenas no atendimento propriamente dito, mas até mesmo nos outros setores, em especial na área da recepção. Você pode configurar a ferramenta para que sua secretária acesse os dados não sigilosos, o que pode agilizar os processos internos. É possível estipular uma organização de ficheiros e arquivos em ordem alfabética, o que evitará o desperdício de tempo e permitirá a resolução de problemas de forma mais eficiente e embasada.

Redução em erros de transcrição com prontuário eletrônico

Um dos problemas que mais podem causar dores de cabeça para os profissionais de saúde são os pequenos erros de transcrição. Infelizmente, os médicos têm uma rotina que, na maioria das vezes, é extremamente atribulada e, por mais competentes e experientes que sejam, eles também estão propensos a cometer alguma falha. Por isso mesmo, boa transcrição e legibilidade são fundamentais, não apenas para não atrasar os atendimentos e a realização de procedimentos, como também para não dar chance de nenhum comprometimento à saúde dos pacientes. O formato digital facilita a consulta de dados e a impressão de receitas, condutas e prescrições.

Oportunidade de personalização do sistema

Os prontuários eletrônicos mais modernos também podem ajudar na fidelização de pacientes de maneiras indiretas, como ocorre na personalização do sistema. Isso quer dizer que o profissional de saúde poderá fazer pequenas mudanças e adaptações de acordo com a realidade da sua clínica e até mesmo a sua especialidade. Embora as funcionalidades básicas costumem ser comuns na maioria dessas ferramentas, existem alternativas que permitem um pouco mais de especificidade, acrescentando algumas opções e elementos de acordo com os interesses de quem estiver contratando esse tipo de serviço.

Melhor controle epidemiológico

Por fim, outra forma indireta pela qual o prontuário eletrônico pode ajudar na fidelização de clientes é por meio de um melhor controle epidemiológico. Os profissionais de saúde já devem estar familiarizados com essa realidade, pois a armazenagem e o acesso a informações dos pacientes atendidos favorecem uma melhor análise. É viável, por exemplo, checar os atendimentos e diagnósticos, montando um estudo ou relatório para o controle epidemiológico de uma determinada região. Existem filtros que permitem observar consultas selecionadas, que podem ser filtradas por doença, medicação ou área, por exemplo, ajudando na identificação de possíveis surtos. Depois de ler este conteúdo, fica fácil entender como o prontuário eletrônico pode ajudar na fidelização de clientes! Essa solução é vantajosa e traz mais segurança para a clínica, sem deixar de lado a praticidade e a agilidade na observação dos dados. Escolha uma opção que esteja de acordo com o perfil e as necessidades do seu consultório! Gostou de entender como o prontuário eletrônico pode ajudar na fidelização de clientes? Então aproveite que está por aqui e complemente a sua leitura com alguns motivos para usar um prontuário digital no seu consultório!

Write A Comment