Melhorar o atendimento ao paciente é o segredo para conquistar cada vez mais clientes. Para isso, é preciso oferecer uma experiência diferenciada e exclusiva, independentemente das especialidades atendidas pela sua clínica.  Somente assim é possível aumentar a procura pelos serviços e o seu reconhecimento no mercado, visto que um paciente satisfeito é sinônimo de retorno ao seu consultório no futuro e, ainda, recomendações positivas a seu respeito.   Quer descobrir como obter todos esses resultados? No post de hoje, reunimos sete dicas para que você saiba como prestar um atendimento de qualidade. Confira! 

1. Facilite a marcação de consultas

Na grande maioria das vezes, o primeiro contato entre clínica e paciente é feito pelo telefone, durante a marcação das consultas. Nesse momento, é fundamental oferecer um atendimento amigável, educado e atencioso, para que o cliente tenha uma primeira impressão adequada da empresa.  Além disso, possibilitar a marcação por outros meios, como em plataformas de agendamentos online, é algo muito apreciado pelo público em geral, pois permite que escolha a melhor forma de fazer o contato.  Essas plataformas disponibilizam o acesso do cliente à agenda do médico, para que ele escolha o horário que deseja, de modo prático e rápido, sem a necessidade de um profissional para intermediar esse processo.  Se possível, você pode fazer uma ligação um ou dois dias antes da consulta para lembrar o paciente do horário marcado, o que é uma prática muito apreciada e que cativa os clientes. 

2. Administre bem a sua agenda

Manter a agenda o mais organizada possível é indispensável. Afinal, não existe nada mais decepcionante para um cliente do que confusões com agendamentos.  Imagine a seguinte situação: ao chegar ao consultório para a consulta, o paciente descobre que seu horário foi marcado errado ou mais pessoas fizeram agendamentos para o mesmo momento, o que é sinônimo de filas e mais tempo de espera na recepção. Tudo isso gera uma primeira impressão muito negativa nos pacientes, e a probabilidade de que eles não voltem a procurar pelo serviço é grande. Por isso, é importante prezar pela organização para prevenir que situações como essa aconteçam. 

3. Faça melhorias em infraestrutura

A infraestrutura do seu estabelecimento é outro ponto importante na busca por uma primeira impressão adequada dos pacientes. Invista em uma fachada elegante e condizente com os princípios e valores do negócio.  A sala de espera merece atenção especial, pois é o ambiente em que os pacientes passam mais tempo. Um bom sofá, ar-condicionado, água, café e aperitivos, assim como distrações, como uma programação especial na TV e acesso à senha do wi-fi, são fatores apreciados pelo cliente. Quanto ao consultório, a decoração e a mobília devem transmitir seriedade e confiança. Por ser um ambiente relacionado à saúde, atentar-se à limpeza e organização do local é fundamental. 

4. Padronize os processos de atendimento

Quando uma equipe não sabe exatamente como um processo deve ser implementado, as chances de que ele se torne menos eficiente são grandes. Como consequência, você começará a observar o aumento no tempo de espera, o acúmulo de pacientes na recepção e a insatisfação geral. Por isso, padronizar processos, desde o primeiro contato até o fim da consulta, deve estar na sua lista de objetivos para melhorar o atendimento ao paciente. Você pode, por exemplo, estabelecer os critérios de atendimento prioritário, o que determinará se um paciente deve ser atendido de forma urgente ou aguardar na recepção de acordo com suas necessidades.  Além disso, você deve criar procedimentos-padrão para marcação de consultas, atendimento do paciente e realização de exames. Isso ajuda a fornecer um tratamento igualitário e eficiente, o que evita retrabalhos e problemas gerados pela desorganização. 

5. Invista em capacitação

Para prestar um bom atendimento, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado, visto que, na grande maioria das especialidades, novos métodos são desenvolvidos com frequência. Ficar por dentro das novidades é, portanto, essencial para oferecer um tratamento de ponta para o paciente e, assim, garantir o reconhecimento da sua clínica. Por isso, você não pode deixar de investir em cursos, palestras, seminários e demais oportunidades para ir mais a fundo na sua área de especialização. As informações referentes à capacitação, como diplomas, certificados e prêmios, devem ficar em local visível no consultório, preferencialmente em quadros pendurados na parede.  Ademais, você também pode expor esses dados na internet, como em site, blog ou redes sociais da clínica. Dessa forma, mais pessoas saberão o quão qualificado você está para oferecer um atendimento de qualidade e solucionar os problemas de saúde dos seus pacientes.

6. Utilize a tecnologia para otimizar a gestão e o atendimento

Os recursos tecnológicos podem ser grandes aliados quando o assunto é otimização do atendimento ao paciente. As ferramentas disponíveis proporcionam maior eficiência e segurança para o paciente, além de agilidade no atendimento e nas rotinas internas de trabalho. Hoje, já existem softwares específicos para a área médica, os quais contam com diversas funcionalidades, entre elas os prontuários eletrônicos, que facilitam a busca por informações do paciente na hora da consulta e são armazenados em um ambiente 100% seguro – a nuvem. Quanto à comunicação entre os colaboradores, a tecnologia proporciona melhorias nessa questão, o que gera como resultado o aumento da produtividade, a redução de erros e a vantagem competitiva no mercado da saúde. 

7. Personalize o atendimento

Para concluir, não podemos deixar de citar a importância da qualidade do atendimento em si. Um bom profissional da área da saúde preocupa-se com seu paciente, presta todos os cuidados e acompanha a sua evolução com empatia, respeito, paciência e atenção, o que é conhecido como atendimento humanizado. Por meio desse tratamento personalizado e de elevada qualidade, fica bem mais fácil garantir a satisfação do paciente e criar um vínculo entre ele e a instituição, o que elevam as taxas de fidelização e geram resultados cada vez mais eficientes para a sua empresa. Portanto, não dá para deixar de investir nesse quesito.  E aí, gostou de descobrir as nossas dicas de como melhorar o atendimento ao paciente? Agora, é só implementá-las no seu negócio e começar a usufruir de seus benefícios! Que tal começar agora mesmo? Entre em contato conosco e descubra como os nossos serviços e sistemas podem ajudar a sua clínica a crescer!

Write A Comment