A era digital está mudando a forma como os pacientes buscam profissionais da saúde para suas necessidades. Hoje, a internet ajuda a atrair pacientes de forma significativa para o seu negócio: por meio de alguns cliques, você pode ser encontrado entre centenas de opções de consultórios e clínicas. Mas, em um cenário como esse, quais são as estratégias necessárias para se destacar? No post de hoje, vamos mostrar algumas oportunidades para que você melhore a visibilidade online da sua clínica e, assim, consiga conquistar um número maior de pacientes para, na sequência, fidelizá-los. Acompanhe!

Invista em um site atraente e moderno

O primeiro passo para atrair pacientes com ajuda da internet é por meio da criação de um site para o consultório. Esse é o seu cartão de visitas, o local por onde os potenciais clientes vão fazer o primeiro contato com a empresa — lembre-se: a primeira impressão é a que fica. Por isso, você precisa investir em um visual moderno, imagens atrativas e informações bem estruturadas, com letras em tamanho adequado para uma boa leitura mesmo pela tela do smartphone. Tudo isso é indispensável para fazer a diferença e conquistar os pacientes que poderiam optar pela concorrência em outras circunstâncias.  Com uma boa estratégia de marketing e design digital, dados importantes da clínica, como endereço, horário de funcionamento e especialidades atendidas, podem ser compartilhados com maior facilidade, o que aumenta as chances de que o público procure pelo seu serviço. 

Elabore conteúdos relevantes

Você já pensou em construir um blog para a sua clínica? Pois saiba que essa é uma das melhores formas de atrair pacientes para o negócio. Por meio de conteúdos interessantes, como sintomas e prevenção de determinadas doenças, é muito mais fácil atraí-los para uma consulta.  Ao produzir um conteúdo relevante na internet, você consegue divulgar todo o seu conhecimento para os visitantes, com destaque para a área da sua especialidade. Assim, você vai se tornar uma referência no assunto, o que potencializa os resultados no consultório. 

Cadastre a empresa no Google Meu Negócio

A maioria dos pacientes pesquisa consultórios, clínicas e hospitais em buscadores, como o Google. Nestes sites, basta procurar termos específicos, como “clínica médica em São Paulo”, para obter uma longa lista com as mais diversas opções na cidade.  Para se destacar entre elas e não perder a oportunidade de atrair pacientes, é preciso aparecer entre as primeiras opções, visto que as páginas mais bem colocadas costumam ser também as mais visitadas pelo público em geral.  Por isso, um bom método é cadastrar a sua clínica no Google Meu Negócio, uma ferramenta que facilita o contato com o cliente e interação por meio do Google Maps, além de melhorar a colocação da sua empresa na hora da pesquisa.  O cadastro é muito simples e leva menos de cinco minutos para ser concluído — e o melhor: é de graça! Não deixe de participar para conquistar cada vez mais clientes da sua região.

Faça formulários de contato

Aplicar formulários é uma excelente estratégia para conquistar pacientes. Afinal, nem todos que acessam o seu site estão buscando contato imediato para marcar uma consulta. Na verdade, na maioria das vezes, eles estão avaliando as possibilidades que estão à disposição.  Com um formulário de contato, os pacientes de menor urgência podem tirar suas dúvidas enquanto você obtém alguns dados pessoais importantes, como nome, e-mail e telefone, o que é fundamental para criar uma base sólida de potenciais pacientes.  A partir destas informações, fica muito mais fácil fazer um contato para, por exemplo, enviar conteúdos relevantes de cunho educativo em saúde para ser lembrado e mostrar o quanto você se importa com seus pacientes.  Ademais, esse canal de comunicação permite que você envie avisos sobre a importância de visitar um médico com frequência, o que aumenta as chances de que esses clientes em potencial procurem pelo seu serviço no futuro. 

Marque presença nas redes sociais

Como as pessoas estão cada vez mais conectadas nas redes sociais, investir neste meio é mais que uma estratégia: é uma necessidade. É muito difícil encontrar uma empresa da área da saúde que não tenha pelo menos uma conta no Facebook ou no Instagram.  Por meio destas páginas, você pode interagir com o público, mostrar sua credibilidade e, assim, se destacar entre tantas opções. Aliás, com as avaliações e recomendações, o impacto sobre a decisão do seu cliente é enorme, o que só comprova como a internet ajuda o seu negócio.  Porém, é preciso seguir as recomendações do Conselho Federal de Medicina (CFM), que reforça que os profissionais não podem usar as redes sociais como meio de atendimento, mas sim apenas como ferramenta de marketing. Além disso, é preciso seguir o código de ética, ou seja, nada de sensacionalismo ou exposição dos pacientes.

Ofereça a possibilidade de agendamento online

Por fim, não podemos deixar de destacar que um importante exemplo de como a internet ajuda no processo de atrair pacientes é a marcação de consultas online. Com mais de 70% da população brasileira conectada à internet, oferecer essa possibilidade é fundamental para o sucesso do seu negócio.  Dito isso, você não pode deixar de contar com o BoaConsulta. Essa plataforma online de agendamento permite que consultas sejam marcadas a qualquer hora e de qualquer lugar — 24 horas por dia, 7 dias na semana.  Isso significa que o paciente não está mais preso ao horário comercial, às ligações telefônicas e intermediação por uma secretária, o que, muitas vezes, atrapalha o agendamento e pode até mesmo fazê-lo desistir de marcar uma consulta.  Além disso, você vai aumentar a procura pela sua clínica, considerando que mais de um milhão de buscas são feitas na plataforma todos os meses. Em outras palavras, essa é uma chance e tanto para ampliar a sua cartela de pacientes.  Ao longo deste post, você pôde conferir como a internet ajuda a atrair pacientes para a sua clínica. Conhecer as novas tendências em tecnologia é fundamental para melhorar a presença e credibilidade da sua empresa no mercado médico — o que é sinônimo de melhores resultados e aumento nos lucros.  E você, vai ficar fora dessa? Leia mais sobre como ganhar visibilidade online e impulsionar o seu negócio. Até a próxima!

Write A Comment