Quais as diferenças entre consultório e um consultório residencial?
Nos últimos tempos, especialmente depois da pandemia da Covid-19 que teve início em 2020, o home office vem ganhando cada vez mais espaço, e começou a fazer parte também da rotina de médicos e profissionais da saúde. Para isso, muitos profissionais optaram por começar a atender seus pacientes em casa, em um consultório residencial. Mas você sabe qual a diferença entre consultório e um consultório residencial?
De acordo com o SEBRAE, é possível sim abrir um consultório em casa e começar a atender poucos pacientes no início do empreendimento, mas para conseguir um alvará de funcionamento é necessário seguir várias exigências, e nem sempre é possível atender a todos os requisitos da ANVISA sem fazer uma pequena reforma no local.
Mas antes de entender a diferença entre um consultório comum e um consultório residencial, é importante que você saiba o que é um consultório. Confira!
O que é um consultório?
Um consultório médico, como o próprio nome sugere, é uma sala em que o profissional fará a consulta com seu paciente, com o objetivo de analisar os sintomas, fazer perguntas, examinar o paciente, avaliar exames prontos, dar o diagnóstico e prescrever medicamentos.
Para abrir um consultório, o profissional não precisa ter inscrição no CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas -, e qualquer pessoa física capacitada pode abrir seu próprio consultório, seja ele residencial ou não.
No entanto, por ser relacionado à saúde dos pacientes, o consultório exige algumas licenças e alvarás de funcionamento que são emitidos pela vigilância sanitária e pela prefeitura, além do CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde.
O consultório precisa ter uma estrutura completa para:
- fazer o atendimento simples dos pacientes;
- realizar pequenos curativos;
- retirar pontos pequenos;
- fazer exames físicos simples.
O que é um consultório residencial?
O consultório residencial nada mais é do que um consultório dentro de uma residência que pode ser própria do profissional da saúde ou não. Por exemplo, o profissional aluga uma casa para montar seu consultório, ou monta uma sala específica em sua casa para atender seus pacientes.
Independente de qual for a situação, as exigências para o funcionamento do consultório são as mesmas de um consultório comum, e é importante ter espaço o suficiente para conseguir realizar todos os procedimentos necessários de acordo com a área de atuação do profissional da saúde, além de ter um espaço para estocar medicamentos e para recepcionar pacientes.
Dicas para montar um consultório residencial
Escolha uma boa localização
Embora não seja uma exigência, é interessante que o consultório residencial fique próximo de linhas de ônibus e metrôs para facilitar o acesso dos seus pacientes. Junto, escolha um local de fácil acesso e fácil de encontrar, evitando que seus pacientes acabem perdendo a consulta por não conseguir localizar o prédio.
Tenha uma sala de recepção agradável
Por mais que você use um sistema de agendamento online para organizar suas consultas, é comum que as pessoas cheguem mais cedo ou que você acabe demorando mais do que o previsto em uma consulta, e o próximo paciente precise aguardar alguns minutos para ser atendido.
Escolha uma sala agradável com poltronas confortáveis e com revistas e TVs para distrair os pacientes. Você pode inclusive oferecer café e biscoitos, e colocar algumas plantas para deixar o ambiente mais aconchegante.
Agendamento online
Uma das principais dicas de quem quer montar um consultório residencial é escolher um sistema de agendamento online, sem ser necessário atender telefonemas ou contratar uma recepcionista para agendar as consultas.
Hoje existem sistemas online onde é possível que os próprios pacientes agendem suas consultas de suas casas por meio de uma agenda online, onde ficam dispostos quais são os horários de atendimento disponíveis.
Isso facilita não apenas para os médicos, mas também para os pacientes que não precisam se deslocar até o consultório para reservar um horário de atendimento.
Tenha um local para estocar itens
Muitos profissionais da área da saúde que montam um consultório em casa acabam esquecendo da necessidade de um pequeno estoque de luvas, máscaras, agulhas, seringas e outros itens importantes que precisam ser usados durante o atendimento.
Com isso, não separam um espaço para estocar esses itens durante o planejamento do espaço, e acabam tendo que deixá-los em armários na recepção.
Caso você não tenha um quarto pequeno para fazer de estoque, você pode deixar alguns armários em sua sala de atendimento ou então em móveis do corredor, aproveitando para deixar alguns enfeites para decorar o ambiente por cima do móvel como vasos de plantas e quadros.
Use ferramentas de gestão
Além do atendimento online, você também pode usar as ferramentas digitais de gestão, especialmente para organizar as informações de cada um dos pacientes. Assim, você diminui a necessidade de muitos papéis e especialmente de armários para guardar todos esses documentos.
Junto, ainda consegue acessar o prontuário médico de cada indivíduo com mais facilidade e agilidade.
Separe o lixo
Como você deve imaginar, o lixo do consultório deve ser separado dos demais lixos, já que são considerados resíduos de risco alto de contaminação, que devem ser descartados de forma correta - especialmente as agulhas.
Evite misturar o lixo residencial com o lixo do consultório e descarte sempre as seringas nos locais correto.
Depois de ver quais as diferenças entre consultório e um consultório residencial, use nossas dicas para montar seu consultório em casa e começar a atender seus pacientes sem precisar alugar um prédio comercial. Vale lembrar que apesar de ser possível atender direto de casa, as exigências para abrir um consultório residencial são as mesmas do consultório comum e você precisará fazer uma pequena reforma para se enquadrar em todas as exigências da ANVISA.