Com o avanço da tecnologia e a quantidade de novas ferramentas para as mais diversas atividades, ficou muito mais simples centralizar os dados e atuar com mais eficiência. Caso você deseje contar com esse diferencial competitivo para o seu serviço, conhecer os benefícios dos sistemas de informação em saúde pode ser muito interessante. Essa solução pode fazer com que a gestão do seu local de trabalho seja, ao mesmo tempo, muito mais simples e precisa, ajudando a direcionar melhor as decisões e minimizando a possibilidade de cometer erros. Continue lendo este conteúdo e aprenda mais sobre esse assunto!

A forte relação entre tecnologia e produtividade

Antes de falarmos sobre os principais benefícios dos sistemas de informação em saúde, convém esclarecer como a tecnologia pode aumentar a produtividade e a eficiência nesse setor. Não chega a ser novidade para ninguém que esse é um ramo de grande complexidade, no qual erros não são permitidos, mesmo com todo esse panorama. Qualquer paciente, ainda que o seu caso seja simples e passageiro, envolve um imenso número de dados, que merecem ser não apenas armazenados adequadamente, mas também interpretados e utilizados em prol do aprimoramento constante. E é justamente isso que uma ferramenta moderna pode (e deve) oferecer.

Os 6 grandes benefícios dos sistemas de informação em saúde

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre a forte relação entre tecnologia e produtividade, chegou a hora de conhecer, efetivamente, quais são os maiores benefícios dos sistemas de informação em saúde. Continue lendo este conteúdo e confira, abaixo, alguns bons exemplos.

1. Melhora na agilidade de atendimento

Um dos grandes benefícios que os sistemas de informação em saúde podem oferecer é uma melhora significativa na agilidade do atendimento. Isso pode ser percebido nos mais diversos setores e etapas do contato com o paciente, indo desde a recepção e chegando até o consultório propriamente dito. Isso quer dizer que, quando alguém entrar na instituição, você terá elementos para compreender melhor quem é esse indivíduo, tendo os seus dados centralizados em um só local. Já o médico, por exemplo, terá acesso a elementos exclusivos para esses profissionais, como o histórico patológico pregresso, exames e doenças prévias. 

2. Inteligência aplicada nas informações

Outro dos benefícios dos sistemas de informação em saúde é que essas ferramentas podem permitir uma maior inteligência aplicada nas informações. Isso quer dizer que os administradores e gestores do hospital ganharão mais subsídios e elementos para as suas futuras tomadas de decisão, por exemplo. Os dados armazenados permitirão traçar uma espécie de perfil produtivo do hospital, baseado no público-alvo, no perfil dos pacientes, nos custos recorrentes, nas despesas extraordinárias, na agilidade dos processos internos, no ritmo de fluxo de trabalho e assim por diante. Dessa maneira, fica mais fácil aprimorar o desempenho de cada setor.

3. Diminuição nos riscos de erros médicos

Você sabia que um bom sistema de informação em saúde pode prevenir a ocorrência de erros médicos? Essa é uma funcionalidade muito importante, pois esse é um problema que assola todo o mundo e é ainda mais recorrente no Brasil, que conta com instituições sobrecarregadas e que precisam funcionar, muitas vezes, próximas do seu limite. O emprego da tecnologia da informação pode agir positivamente nesse sentido, por meio de recursos tecnológicos, como o prontuário eletrônico. Esses softwares podem, até mesmo, gerar alertas, em tempo real, para os médicos e enfermeiros, impedindo, por exemplo, algum equívoco durante a administração de remédios.

4. Visão global sobre os processos internos

Qualquer empresa funciona melhor quando consegue avaliar e perceber os seus processos internos, não é mesmo? Com os hospitais, a coisa não muda de figura, e a gestão pode ser muito melhor quando os responsáveis compreendem perfeitamente o que está acontecendo no local e quem são os responsáveis por cada situação. Isso pode ser um passo essencial para a otimização de todas as ações administrativas, com informações hospitalares centralizadas e muito mais facilmente visualizáveis por meio de uma plataforma única. Ao armazenar todos os dados para análise, é viável ter uma avaliação mais correta, tomando decisões mais adequadas à realidade da organização.

5. Fortalecimento da credibilidade da instituição

Qualquer instituição de saúde depende de sua credibilidade não apenas para atrair pacientes, mas também para atrair bons profissionais, reter talentos e, até mesmo, para conseguir parcerias proveitosas. Isso porque esse pode ser outro dos maiores benefícios dos sistemas de informação em saúde e de soluções tecnológicas proporcionadas pela TI. Esses recursos assegurarão maior rapidez no atendimento do público e permitirão que isso seja feito com alta qualidade, contribuindo para construir uma boa imagem da organização. A integração dos departamentos será um ótimo marketing, gerando um diferencial competitivo contra quem usa processos manuais e obsoletos.

6. Possibilidade de redução de custos e despesas

Por fim, não dá para falar dos maiores benefícios dos sistemas de informação em saúde sem falar que eles fornecem uma grande possibilidade de redução de custos e despesas. Isso ocorre em função de múltiplos fatores, que incluem a diminuição de ociosidade de salas, equipamentos e profissionais, por conta da distribuição estratégica de recursos. O meio digital permite, como dissemos, até alertas na administração de medicamentos, algo que evita desperdícios e erros potencialmente graves. Até as temidas glosas médicas, que ocorrem quando não há pagamento de procedimentos por falta de documentação adequada, incorreção dos valores e assim por diante, serão muito minimizadas. Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, são muitos os benefícios que os sistemas de informação em saúde podem proporcionar. Por isso, você não pode deixar de contar com uma solução desse tipo, pois ela pode tornar a sua rotina consideravelmente mais simples e muito mais eficiente! Gostou de aprender sobre os principais benefícios dos sistemas de informação em saúde? Quer entender como otimizar as suas tarefas e aproveitar essas vantagens para melhorar a qualidade do seu serviço? Então, não deixe de conferir também o nosso outro conteúdo que é um guia completo para a gestão de processos na clínica!

Write A Comment