Você gosta de ficar esperando em um consultório médico? Provavelmente não. Hoje temos muitas atividades a serem realizadas no decorrer do dia e otimizar o tempo é essencial. Nesse sentido, existem soluções, como software para clínica, que agilizam o atendimento aos pacientes. Clínicas que investem em um bom software reduzem as chances de erro e garantem que a secretária tenha mais tempo para focar nas outras atividades. Quanto mais específico for o recurso, melhor, pois além de funções básicas, apresentará também alternativas para a rotina de um consultório. O trabalho da secretária em uma clínica médica faz toda a diferença, afinal, é ela que recepciona o paciente e o encaminha para o atendimento médico. Além disso, é a responsável por todas as funções administrativas do consultório. Continue com a leitura e veja como um bom software pode contribuir na realização das tarefas da secretária.

Otimização do trabalho

Ao investir em um bom software para clínica ganha-se de imediato agilidade e redução na quantidade de papéis. O fluxo das atividades fica organizado e melhora a comunicação entre médico e assistente. O recurso não deve ser visto como uma despesa, e sim como um investimento para o médico, para a secretária e para os pacientes. Um ambiente de saúde deve transmitir organização e credibilidade. Papéis em cima da mesa e desorganização podem prejudicar a imagem da clínica. Sem contar que a perda de algum documento pode gerar um transtorno enorme, afinal, dados importantes do histórico dos pacientes são arquivados em um consultório. Quando há um bom software para clínica instalado, evita-se o extravio de documentos, a troca de informações, sobreposição de horários de consultas etc. Sem dúvidas, a automatização dos processos traz padronização e controle — duas necessidades primordiais para qualquer negócio. Agora que você já entendeu a dimensão do uso dos softwares, vamos listar 3 funcionalidades de um bom programa.

Agendamento on-line de consultas

Na correria do dia a dia o que mais procuramos é comodidade. Já é tendência que as pessoas busquem cada vez mais resolver seus problemas à distância. O deslocamento tem sido evitado por questões de mobilidade urbana. Mas não é só isso, quanto mais fácil for o atendimento, mais usado ele será. É muito mais prático entrar em um site e marcar uma consulta, do que pegar o telefone e ligar no consultório para fazer o agendamento. Isso acontece porque a tecnologia está incorporada na nossa vida. Não precisamos fazer esforço algum para acessá-la. Seja em casa ou no trabalho, usamos, constantemente, celulares e computadores, além de estarmos sempre conectados à internet. Outra possibilidade que um agendamento on-line traz é o autoatendimento. Quando uma clínica tem o recurso, o próprio paciente pode verificar a disponibilidade de horários e escolher o profissional médico, dia e hora mais convenientes. Quando a secretária estiver no consultório, ela fará a gestão da agenda. Como o trabalho de marcação de consultas será otimizado, ela terá mais tempo livre para se dedicar a outras tarefas — dando, por exemplo, mais atenção aos pacientes que estão na recepção da clínica aguardando atendimento médico.

Prontuário eletrônico

O prontuário de um paciente guarda todas as informações relevantes para o acompanhamento médico. Como são muitos atendimentos todos os dias, o profissional da saúde não consegue lembrar detalhes de cada caso. Por isso, as informações são armazenadas em uma ficha. Quando o arquivamento desse material é feito manualmente, em arquivos físicos, além de demorar mais para realizar a busca da pasta do paciente, há maior risco de extravio e danificação. Imagine se acontece alguma catástrofe, como enchente ou mesmo um incêndio no prédio. As informações dos pacientes serão perdidas e haverá comprometimento no andamento dos tratamentos. Sem contar que a relação com o paciente será, inevitavelmente, abalada. O software para clínica possibilita, ainda, que o médico e a secretária tenham acesso aos dados do prontuário de qualquer lugar, pois é possível buscar o arquivo no prontuário eletrônico pela internet sem estar fisicamente na clínica. Além da melhoria na localização das informações do paciente, o uso da tecnologia para arquivamento de dados faz com que diminua a necessidade de mobílias nas clínicas. Arquivos com gavetas podem ser retirados, deixando o ambiente mais espaçoso e aconchegante para os pacientes.

Controle financeiro

Essa é uma atividade comum a qualquer negócio e, muitas vezes, torna-se secundária em clínicas médicas. Isso acontece porque o segmento da saúde lida diariamente com situações que requerem total atenção dos profissionais, pois qualquer erro pode trazer consequências graves. No entanto é preciso ter consciência que um consultório é uma empresa e toda empresa precisa de gestão financeira. Manter um estabelecimento requer dinheiro para arcar com as despesas, além de ser necessária uma margem de lucratividade para o médico viver da sua profissão. Por mais que seja nobre a atividade de um médico, esse profissional investiu anos em estudos e aperfeiçoamento. Na verdade, um médico nunca para de estudar, congressos e atualizações são uma constante em sua vida. O uso de um software para clínica vai auxiliar a secretária no controle financeiro. Por meio dele, é possível lançar as receitas, os gastos com materiais, o pagamento dos funcionários, as contas fixas como energia, água, internet e telefone, além das demais despesas recorrentes. O médico pode ter controle sobre as movimentações financeiras e administrar melhor o seu negócio. Saberá onde pode investir mais e onde deve reduzir custos. Com um relatório preciso será possível fazer planos para benfeitorias do espaço, por exemplo Se você quer melhorar a gestão do seu consultório, sabia que não está sozinho. Existem, hoje, muitas empresas que trabalham com recursos tecnológicos para a área da saúde e oferecem programas diferenciados para o segmento. Como são especialistas, entendem, perfeitamente, a rotina dos consultórios. Assim, conseguem oferecer um software para clínica que aprimora e potencializa o trabalho das secretárias e, por consequência, dos médicos também. Depois de ter lido o artigo e entendido a importância de contar com um bom software, não deixe de entrar em contato com a gente e saber mais sobre as soluções que temos para sua clínica. Ficaremos muito felizes em poder te ajudar!

Write A Comment