Todo mundo já foi paciente um dia, tanto no adjetivo quanto no substantivo. Só que esse conhecimento prévio nem sempre é o suficiente para melhorar o atendimento em um consultório ou clínica médica. Para isso, é preciso colocar a mão na massa e ouvir o que as pessoas atendidas têm a dizer. Esse exercício de análise é fundamental para trazer ainda mais excelência para o serviço prestado pelo consultório. Na falta desses dados e do olhar crítico para examiná-los, o atendimento corre o risco de não aproveitar o seu potencial ao máximo. Se você vive se perguntando "Como aperfeiçoar o atendimento no meu consultório?", fique tranquilo. Neste artigo você descobrirá como melhorar o atendimento e o fluxo de pessoas na sua clínica médica ou consultório.

Crie um ambiente aconchegante

O motivo que leva as pessoas a precisarem de um médico não costuma ser muito agradável. Às vezes, trata-se apenas de um exame geral corriqueiro, mas em outros momentos o paciente está enfrentando um problema sério. Nesse cenário, uma infraestrutura bem equipada pode vir bem a calhar. Sabe por quê? Quando uma pessoa chega ao consultório para saber a avaliação de um exame, por exemplo, tudo o que ela mais quer é se acalmar. Isso é fácil de conseguir em um ambiente com poltronas confortáveis, ar-condicionado com temperatura amena, bebedouro e uma televisão para passar o tempo enquanto aguarda ser chamado. "O atendimento no meu consultório já tem tudo isso". Ótimo! No entanto, você pode e deve fazer mais. Harmonize as cores da fachada e dos espaços internos com o tom do logotipo da clínica, mantenha as áreas limpas e bem organizadas e disponibilize um wi-fi gratuito e estacionamento próprio.

Padronize os processos

Poucas coisas são tão prejudiciais para a imagem de um consultório do que a falta de um padrão de atendimento. É importante que as ações desempenhadas pela equipe tenham uma sequência não somente para demonstrar a seriedade e profissionalismo da clínica, mas também para deixar o paciente mais tranquilo e à vontade. Portanto, para melhorar o atendimento do consultório é essencial que as etapas sejam padronizadas. Desde o contato por telefone até o término da consulta, cada ação precisa ser definida e seguida integralmente por todos os profissionais envolvidos. Assim, você desenvolve um sistema específico para as necessidades do consultório e tem mais chances de superar as expectativas dos pacientes.

Invista em capacitação profissional

Essa dica vale para todo o time do consultório médico, dos veteranos aos novatos. Além de ser uma maneira eficaz de melhorar o atendimento, essa medida traz outro benefício: a inovação. Se trabalharmos sempre com os mesmos métodos não perceberemos quando eles caírem em desuso. Para evitar essa defasagem no atendimento, a melhor alternativa é acompanhar as novidades na área médica através de cursos de especialização. A regularidade dos treinamentos dependerá da necessidade de cada clínica. Porém, é imprescindível que ela seja adotada e respeitada. Dessa forma, o consultório terá a melhor base para oferecer um atendimento digital, telefônico e presencial que realmente encante os pacientes.

Faça da tecnologia uma aliada

Nesta empreitada de melhorar o atendimento de sua clínica ou consultório, é fundamental modernizar seus processos. A tecnologia está ai para ajudar. Conte com um software de gestão eficiente que, com certeza, vai impactar positivamente no atendimento. E com a vantagem de oferecer uma ótima relação custo/benefício. Ou seja, o que você investir trará resultados rápidos já que ao melhorar o atendimento desde o primeiro contato e realizando tarefas do dia a dia em muito menos tempo, mais pacientes você vai conseguir atender. Isso sem contar na economia com recursos humanos, por exemplo.

Realize pesquisas de satisfação para melhorar o atendimento

Vamos imaginar que você tenha feito o upgrade que a clínica precisava. Será que as mudanças implantadas provocaram uma reação positiva nas pessoas? Como saber se você está no caminho certo para a fidelização dos pacientes? A resposta está na pesquisa de satisfação. O questionário não demanda muitas perguntas complexas. Basta que você seja objetivo, abordando as áreas que deseja acompanhar — como o nível de satisfação com o atendimento, para citar um exemplo —, e coloque respostas simples como bom, regular e ótimo. Com essas informações, fica mais fácil avaliar a receptividade dos pacientes para continuar aperfeiçoando as atividades do consultório. Afinal de contas, quem melhor para nos dizer como melhorar o atendimento do que o próprio paciente, não é mesmo? São muitos os fatores que resultam em um consultório médico produtivo e bem-sucedido. Podemos resumi-los em três principais: o time de profissionais, a infraestrutura e os pacientes. É por esse motivo que as dicas listadas neste artigo exploram esses aspectos. A partir do momento que você os otimiza, mais subsídios terá para melhorar o atendimento do consultório e para fidelizar os pacientes. Já que você veio até aqui, temos uma dica bônus: dedique-se também à melhoria contínua do relacionamento como paciente. Ofereça um suporte humanizado e personalizado. As pessoas não se esquecem de quem os trata bem. Gostou das dicas? Deixe sua opinião nos comentários e fique ligado no blog para receber outras dicas incríveis para seu consultório!

Write A Comment