O software em nuvem chegou para mudar o que conhecíamos sobre armazenamento digital. Em constante ascendência entre as empresas de saúde, esse sistema permite que todos os tipos de arquivos produzidos no dia a dia de trabalho, como documentos escritos, fotos ou vídeos, fiquem arquivados em um ambiente completamente virtual, sem ocupar espaço físico.

Está pensando em aderir a essa nova tecnologia? Então você não pode deixar de ler o artigo. Aqui reunimos as principais vantagens de contar com um software em nuvem, assim como fatores que devem ser considerados na hora de optar pelo sistema. Vamos descobrir quais são eles? Boa leitura!

O que é armazenamento em nuvem?

Também chamado de cloud computer, esse é o termo utilizado para o arquivamento e compartilhamento de documentos na internet. Assim, um software em nuvem consiste em uma plataforma virtual na qual os arquivos podem ser acessados de qualquer hora e lugar por meio de um computador, tablet ou smartphone com conexão à rede.

Quais as vantagens de utilizar esse software? 

Descubra por que investir em um sistema com armazenamento em nuvem é uma ótima solução para a sua empresa.

Segurança 

O primeiro ponto de destaque dos softwares em nuvem é a segurança oferecida pelo ambiente virtual, garantida pelo gestor do contrato ou provedor. Os fornecedores do software contam com uma equipe especializada em monitoramento e atualização do sistema. Isso permite maior controle de distribuição de credenciais, manutenção de históricos e realização de backups periódicos e automatizados. 

Assim, em caso de falhas ou problemas na ferramenta, descobrir a origem da ameaça e os dados afetados se torna uma tarefa muito mais fácil. De quebra, evita que a rotina da empresa seja afetada e ocasione prejuízos.

Escalabilidade

Definida como a capacidade de uma corporação em fazer o manejo de recursos de acordo com as oscilações da demanda, a escalabilidade operacional é bastante beneficiada pelo software em nuvem. Explica-se: nesse sistema, o desempenho pode ser modificado a qualquer momento, tudo para que os usuários não precisem enfrentar gargalos em suas tarefas de trabalho. Com apenas alguns cliques, o gestor altera as soluções contratadas, adaptando-as às necessidades do negócio.  

Custo-benefício

Ao contrário dos sistemas com armazenamento local, em que os custos são baseados na previsão do mercado, na nuvem o pagamento é feito sob demanda. Em outras palavras, você só paga pelos recursos que realmente precisa e utiliza, sempre considerando as necessidades da empresa, como citado no tópico anterior. 

Ou seja, dependendo do número de usuários, ferramentas e espaço de armazenamento usado, o valor da assinatura paga para a prestadora do serviço é diferente, o que gera uma economia e tanto no seu orçamento.

Compatibilidade

Na hora da instalação, você não precisa se preocupar com possíveis incompatibilidades entre o hardware presente no local e o software que será utilizado. Pelo fato de o processamento dos dados acontecer na nuvem, basta ter acesso à internet para que ele funcione de maneira adequada.

Armazenamento ilimitado 

Na nuvem, todos os sistemas e arquivos gerados são armazenados sem ocupar espaço físico. Ademais, o armazenamento é ilimitado e pode ser contratado à medida que você necessita de mais gigabytes. Desse modo, você não se preocupa em investir em hardwares modernos para suprir as demandas da empresa. Afinal de contas, a memória de computadores e outros dispositivos utilizados no consultório nunca ficam cheias.

Disponibilidade

Um dos pontos que mais diferenciam os sistemas em nuvem dos softwares locais é a disponibilidade. Essas soluções podem ser acessadas de qualquer lugar por meio de um dispositivo eletrônico com conexão à web. Sendo assim, os gestores e demais profissionais da organização contam com a mobilidade como um recurso a seu favor. 

Ferramentas offline

Embora estar conectado à internet seja indispensável para ter acesso às ferramentas disponíveis no software em nuvem, boa parte dos dados arquivados podem ser visualizados offline. Você consegue, inclusive, salvar documentos enquanto está desconectado, armazenando-os assim que a conexão com a internet recebe restabelecimento. Isso é muito importante para impedir falhas ou interrupções nos processos da empresa quando ocorrerem problemas com a rede.

O que considerar antes de optar por esse tipo de sistema? 

Antes de concretizar mudanças relacionadas aos sistemas empregados na clínica, é preciso considerar determinados fatores capazes de interferir negativamente no seu desempenho. Leia.

Treinamento

Por ser algo completamente novo, os profissionais devem ser ensinados sobre como usar as funcionalidades oferecidas pelo sistema da forma correta. Sem a fase de treinamento, que pode durar dias ou até semanas, o negócio fica sujeito a falhas de adaptação que prejudicam a rotina de trabalho.

Manutenção

Assim como qualquer outro sistema, o software em nuvem também exige que manutenções periódicas sejam realizadas, demandando uma série de novos gastos para a organização. Contudo, somente assim é possível prevenir que erros aconteçam. Falhas poderiam fazer com que o sistema de armazenamento deixasse de funcionar, sem falar na perda de informações.

Contrato

Grande parte dos problemas que surgem com o uso do software em nuvem decorrem de uma parceria com serviços de baixa qualidade, afetando a produtividade de toda a equipe. Entre eles, figuram:

  • indisponibilidade e instabilidade do sistema;

  • utilização incorreta dos recursos disponíveis;

  • baixo desempenho por erros de dimensionamento.

Um ambiente em cloud computer requer conhecimentos diferenciados e o apoio de uma equipe especializada no assunto. Por isso, antes de fechar um contrato, verifique se a empresa escolhida é de confiança e realmente entende do tema. Essa é a chave do sucesso na hora da migração tecnológica.

O BoaConsulta conta com um time de especialistas capaz de ajudar você a instalar os sistemas da melhor maneira possível no seu negócio. Não vai ficar fora dessa, certo?

O software em nuvem é a solução para diversos problemas do ambiente corporativo. Contar com o cloud computer na sua estratégia de TI é o segredo para maximizar a performance e otimizar processos na clínica. Invista nessa tecnologia e comece a usufruir dos seus benefícios hoje mesmo!

E aí, gostou do post? Então assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro de conteúdos relevantes para o seu consultório!

Write A Comment