Sistema médico para clínica: saiba como escolher um
Administrar um consultório ou uma clínica médica implica em vários desafios comuns a uma empresa, além de uma série de desafios únicos do setor de saúde. Estes incluem um extenso conjunto de regulamentos de saúde, orçamentos continuamente apertados e uma infinidade de preocupações com os cuidados dos pacientes. Um sistema médico para clínica deve ajudar a agilizar e automatizar a rotina médica do seu consultório, tanto na recepção, quanto no gerenciamento da clínica.
Se você está atualizando o sistema médico da sua clínica ou pesquisando para adquirir seu primeiro software, há vários aspectos que precisam ser considerados. Este guia o ajudará a escolher o sistema de gerenciamento que melhor atenda as suas necessidades profissionais:
A capacidade de fazer anotações nos registros médicos dos pacientes é incrivelmente útil. Por exemplo, se um paciente discute uma situação incomum com um de seus funcionários, a possibilidade de fazer anotações e compartilhá-las internamente significa que seu paciente não terá que repetir a mesma explicação várias vezes. Isso leva o nível de atendimento a uma melhoria significativa, já que nenhuma informação dos pacientes será perdida.
O comunicador interno (chat) permite a comunicação em tempo real de toda a equipe, otimizando processos e tornando sua clínica mais ágil, eficiente e produtiva.
O sistema médico para clínica deve ser fácil de usar
O sistema médico para clínica deve ser intuitivo e fácil de usar por todos os membros da sua equipe. O design deve ter menus autoexplicativos e permitir realizar todas as tarefas necessárias com apenas alguns cliques. O software deve ser tão repleto de recursos quanto possível para que seja fácil lidar com o fluxo de trabalho clínico. Procure um sistema que automatize atividades como agendamento de consultas e lembretes de horário de consultas dos pacientes. Isso não só permite que a sua equipe esteja disponível para outros trabalhos, como também libera suas linhas telefônicas para emergências. Além disso, o sistema médico para clínica deve permitir coletar informações importantes, incluindo o histórico médico dos seus pacientes. O software escolhido também deve possuir recursos de gerenciamento de documentos, uma vez que, durante um atendimento o médico, é preciso lidar com documentos e exames médicos, como resultados de exames, raios-X, prescrições por exemplo. Finalmente, certifique-se de escolher um sistema com capacidades contábeis robustas, incluindo relatórios financeiros e controle do fluxo de caixa.O sistema médico para clínica deve permitir comentários e mensagens internas
