Melhor experiência para pacientes.
|

Dicas para Melhorar a Experiência do Paciente no seu consultório ou clínica

A experiência do paciente é um tema cada vez mais considerado por gestores de consultórios, clínicas e hospitais, principalmente quando o objetivo é fidelizar e proporcionar um ambiente fluido, agradável e satisfatório para o cliente.

Investir em uma boa experiência para o paciente, é garantir acessibilidade, boas condutas de atendimento e o melhor custo benefício possível para o utilizador dos serviços em saúde.

Como consequência do investimento na experiência do paciente, ganha-se uma melhor percepção da marca, aumento do fluxo de pacientes devido às indicações e com as práticas se obtêm maior produtividade e menor sobrecarga para toda a equipe.

Sobre esse tema, separemos as principais dicas para melhorar a experiência do paciente em seu estabelecimento no setor da saúde, continue lendo.

Otimize o fluxo da recepção

Um dos principais gargalos quando nos referimos a oferecer uma melhor à experiência ao paciente, talvez esteja relacionado à recepção, visto que é o setor onde provavelmente ocorre o primeiro contato e onde são tidas as primeiras experiências com a clínica, por exemplo.

Sendo assim, é fundamental que se desenvolva práticas que aprimorem essa primeira experiência, pois esse primeiro contato consegue impactar em todo o restante.  

Em primeiro lugar, oferecer ao paciente possibilidades mais práticas de agendamentos de consultas, exames ou retornos pode economizar tempo e impactar na percepção de organização e eficiência do consultório.

O agendamento de consultas online e atendimento por WhatsApp, por exemplo, tornam o processo mais prático, reduzindo o tempo em chamadas telefônicas ou de deslocamento até a clínica, por exemplo. Além disso, o agendamento automático e online, reduz a carga e trabalho da recepção, permitindo focar em outras tarefas mais importantes.

Vale lembrar que o investimento em uma recepção aconchegante, ajuda e muito no processo de satisfação do paciente. Assim como optar por totens de autoatendimento, gerando mais autonomia ao paciente e reduzindo a possibilidade de erros.

Algumas dicas para tornar a recepção mais agradável são:

  • Garantir que a recepcionista ou secretária trate todos os pacientes com respeito e paciência;
  • colocar móveis confortáveis e com espaço para circulação;
  • dispor itens de entretenimento para o tempo de espera (revistas, livros, música ambiente, televisão);
  • disponibilizar água, café e biscoitos.

E não podemos descartar a necessidade de investir em treinamentos técnicos e comportamentais para a equipe, garantindo um atendimento eficiente e humanizado.

Conheça a necessidade do público-alvo

Seu consultório apenas conseguirá oferecer uma boa experiência ao paciente, caso tenha pleno conhecimento do seu público-alvo. Conhecer o público permitirá desenvolver e definir serviços que serão oferecidos de forma mais prática, eficiente e precisa.

Para conhecer seu público-alvo, diversas formas podem ser utilizadas como pesquisas na recepção, pesquisas nas redes sociais, registro de dados em seu site ou mesmo uma conversa informal ao final a consulta.

Público alvo para médicos.

Conhecendo seu público consumidor, será possível compreender seus gostos, necessidades, comportamentos, medos, desejos, questionamentos, sendo possível ofertar soluções personalizadas para cada perfil.

Apesar de ser uma tarefa que leva tempo, é fundamental para aprimorar a experiência do paciente com seu consultório, elevando a retenção e maximizando a satisfação.

Otimize o tempo de espera

Os longos períodos de espera em consultórios ou clínicas estão entre os principais motivos de aborrecimento por parte dos pacientes, tornando-se uma âncora enorme para oferecer uma boa experiência ao paciente.

Quem nunca agendou uma consulta para as 15h, por exemplo, mas foi atendido com mais de 1h de atraso? O atendimento pontual é um fator muito importante na experiência proporcionada ao paciente, refletindo no comprometimento e dedicação da equipe.

Sala de espera de consultório.

Além disso, estes longos períodos de espera, transparecem ao paciente  a falsa imagem de não comprometimento, descaso e desorganização. Anexado a isso temos a demora durante os agendamentos, respostas de WhatsApp ou mesmo E-mail.

Todo esses incômodos, além de prejudicar a experiência do paciente, acarreta uma má fama, afinal o boca a boca e as resenhas de internet são muito fortes.

Mas existem formas de otimizar o tempo de espera como:

  • Estabeleça um tempo máximo para cada atendimento e faça ser cumprido;
  • Implemente uma agenda digital e automatizada;
  • Utilize softwares de gestão, que permitam agendamento online;
  • Deixe claro ao paciente o tempo médio de espera;
  • Tenha uma recepção organizada, que facilite o acesso aos documentos e dados dos pacientes;
  • Se o fluxo de pacientes for muito grande, tenha um profissional específico para responder às chamadas telefônicas.

Ofereça o agendamento online e automatizado

Apesar de já termos destacado ao longo do texto, vale dar ênfase na necessidade de implementar um sistema de agendamento de consultas online. Pois o agendamento facilitado em todos os períodos, garante um grande diferencial para a clínica.

Principalmente nos grandes centros as pessoas estão com cada vez menos tempo disponível, muitas vezes só vão ter tempo de ligar ou mandar uma mensagem no WhatsApp para agendar a consulta fora do horário comercial. Mas e aí, como fica?

Para resolver essa demanda crescente, aderir ao uso das facilidades da tecnologia é a melhor opção, pois hoje existem os sistemas de agendamento online, permitindo o paciente agendar pelo computador, celular ou tablet a qualquer horário e em qualquer dia.

agendamento de consulta online

Dessa forma o paciente não perde a possibilidade de agendar a consulta, além disso, estes sistemas são integrados com a agenda do médico, fornecer todas as datas e horários disponíveis ao médico e quando o agendamento é feito, o sistema atualiza automaticamente e em tempo real para o profissional e equipe.

Outro ponto muito interessante, é que estas ferramentas fazem sozinhas o trabalho de confirmar a presença na consulta, enviando lembretes, dessa forma a recepção não fica sobrecarregada e pode focar em outras tarefas.

Ofereça prontuario eletrônico

Um dos grandes desafios no atendimento ao paciente, é a falta do seu histórico clínico, mas para resolver este problema é que existe o prontuário eletrônico, um documento digital de fácil acesso e compartilhamento entre médicos, mas principalmente a consulta do histórico em consultas passadas.

Com o Prontuário Eletrônico é possível criar fichas de atendimento, realizar prescrições eletrônicas, emitir atestados e anexar arquivos e imagens ao prontuário do paciente. Esta funcionalidade ajuda a otimizar as tarefas da sua secretária, que poderá encontrar as informações dos pacientes em poucos cliquesCom o Prontuário Eletrônico é possível criar fichas de atendimento, realizar prescrições eletrônicas, emitir atestados e anexar arquivos e imagens ao prontuário do paciente.

Esta funcionalidade ajuda a otimizar as tarefas da sua secretária, que poderá encontrar as informações dos pacientes em poucos cliques

Dessa forma, além de melhorar a qualidade do serviço prestado, contribuir para a boa experiência do paciente com os serviços médicos.

Utilize um software médico

Um software médico otimiza as tarefas rotineiras de uma clínica ou consultório. Nosso software oferece aos médicos e a todos os profissionais da área, acesso a vários registros, incluindo: informações de cobrança do paciente, horários de consultas e relatórios médicos.

Todos os profissionais médicos da clínica podem se beneficiar do nosso software, incluindo os funcionários, profissionais independentes e provedores médicos especializados.

Software Médico.

O objetivo do nosso software médico é otimizar tempo que um profissional gasta procurando documentos e lendo papéis. Desta forma, ele pode ter mais tempo para o que realmente importa e agrega valor: O atendimento aos seus pacientes.

Algumas das vantagens do software médico são:

  • Prontuário e prescrição eletrônica;
  • Atendimento por telemedicina;
  • Links de pagamento;
  • Agenda médica;
  • Gestão financeira;
  • Chat interno;
  • Assinatura digital.

Obtenha feedbacks dos pacientes

Tas as ações sugeridas neste post, visa aperfeiçoar o atendimento na recepção do consultório ou clínica, garantindo maior facilidade para o paciente, maior qualidade de trabalho para o seu colaborador e melhorando ao máximo a experiência de ambas as partes.

Obter feedback do paciente.

Mas como saber se as ações aplicadas estão ou não funcionando? Ter uma forma de feedback é essencial nesse caso, pois através dele será possível conhecer a opinião do paciente quanto a experiência a que foi submetido.

Estes feedbacks podem ser implementados através de pesquisas de satisfação, ou até através do envio automático de mensagens na pós-consulta, para incentivar que o paciente de sua opinião em plataformas sobre o serviço prestado e também através das redes sociais.

Histórias recentes

Aumente sua Visibilidade, Agende mais consultas e conquiste novos pacientes!

Crie sua identidade online, tenha seu perfil em destaque no BoaConsulta e indexado por buscadores como Google e uma série de serviços para auxiliar no dia a dia de seu consultório como telemedicina, receita digital, agendamento online, prontuário eletrônico, dentre outros, saiba mais!

Posts recomendados