Indispensável para garantir a sobrevivência e destaque da sua clínica médica no mercado da saúde, fidelizar pacientes é uma estratégia necessária para todos aqueles que querem ter sucesso em seus negócios.

Afinal, com tantas opções de profissionais da saúde na atualidade, é preciso oferecer um serviço de elevada qualidade para conquistar mais clientes e, assim, superar a concorrência.

Nesse processo, ter um bom relacionamento com o seu paciente é o segredo para conquistá-lo. Sabendo disso, separamos algumas dicas para que você atinja bons índices de fidelização. Vamos lá? 

Atente-se à marcação de consultas

Ter uma agenda clara e organizada é a primeira dica para fidelizar pacientes. Sem isso, as chances de transtornos e problemas com os clientes são grandes, o que fere a reputação do seu negócio.

O agendamento de duas consultas no mesmo horário, por exemplo, gera atrasos e aumenta o risco de perder dois pacientes ao mesmo tempo. Além disso, é preciso se atentar também ao período de férias do profissional e outros compromissos externos que impedirão o seu comparecimento — não faça nenhum agendamento nesses horários!

Submeter o paciente a situações como essas faz com que o seu negócio seja visto com maus olhos e, assim, fica difícil sobreviver no mercado. 

Tenha alternativas de canais de comunicação 

O paciente decide marcar uma consulta com você e, ao tentar agendar um horário, ele fica esperando um bom tempo para ser atendido, pois todas as linhas estão ocupadas. Nada bom, não é mesmo? Você mesmo já deve ter passado por uma situação dessas como cliente e sabe como isso é desagradável. Então, mudar isso é necessário. 

A facilidade em manter contato é uma das maiores facilidades fornecidas pela tecnologia atualmente. Ter um número do WhatsApp ou um chat no site da clínica ajuda a desafogar as linhas telefônicas e acelera a comunicação com o paciente, que fica mais satisfeito com o atendimento recebido. 

Construa um ambiente agradável

O período que o paciente vai passar no seu consultório precisa ser o mais agradável possível e a primeira impressão do lugar conta e muito. Investir em uma decoração leve, climatização, sofás e poltronas confortáveis, máquina de café e wi-fi grátis são boas maneiras de agradar o seu cliente. 

Ademais, a secretária deve fazer o cadastro assim que o paciente chegar na recepção para garantir a celeridade dos procedimentos. Sua simpatia e paciência também são fatores muito positivos para o estabelecimento e extremamente apreciados pelos pacientes. 

Evite atrasos

Um dos principais motivos para que uma pessoa nunca mais volte a procurar por um consultório médico são os atrasos. Por isso, ser pontual é imprescindível. 

Uma estratégia é estabelecer qual é o tempo médio suficiente para um atendimento completo e agendar as consultas de acordo com esse horário. Assim, a rotina vai fluir naturalmente, sem atrasos. 

Atenção especial para as primeiras consultas: elas costumam ser mais demoradas, pois envolvem a coleta de todo o histórico clínico do paciente. Por isso, é importante reservar mais tempo para elas. 

Quanto aos encaixes, também é preciso tomar muito cuidado. Caso não sejam bem planejados, eles podem resultar em problemas — por isso, devem ser uma exceção e reservados para situações de real emergência. 

É claro que ninguém está livre de imprevistos, e atrasos podem acontecer devido a congestionamentos ou algum problema pessoal do médico e outros profissionais da clínica. Todavia, é preciso fazer de tudo para que isso ocorra o mínimo possível. 

Faça um atendimento humanizado

Um bom profissional da saúde prioriza o atendimento humanizado acima de tudo. O paciente deve ser tratado com respeito, ter suas queixas ouvidas e dúvidas tiradas com empatia.

Além disso, a maioria das pessoas que procuram ajuda médica já estão sensibilizadas por causa de seu problema de saúde — que atinge o físico e o psicológico e comprova ainda mais a necessidade de um atendimento amigável, acolhedor e com contato olho no olho. 

Nesse processo, um grande aliado é o prontuário eletrônico, que facilita a busca pelas informações do paciente e permite que você dedique mais tempo da consulta para ser mais atencioso. 

Anote no prontuário informações importantes que o paciente compartilhar, inclusive as que vão além da sua doença, como a relação com a família e o trabalho. Assim, na próxima consulta, você pode fazer perguntas relacionadas ao assunto que mostram o quanto você se importa com ele. 

Não se esqueça do pós-atendimento

O atendimento médico não deve terminar na hora que o paciente deixa o seu consultório. Criar estratégias de pós-atendimento é uma boa maneira de se aproximar ainda mais do cliente e garantir a sua fidelização. 

Por isso, mande uma mensagem ou e-mail para lembrá-lo que já está na hora de fazer uma visita à clínica para exames de rotina ou perguntar como está o processo de recuperação da doença. Isso mostra que você está preocupado com a saúde dele e que merece ser seu médico fixo. 

Invista em marketing de conteúdo

Quem nunca apresentou algum sinal ou sintoma e recorreu à internet para pesquisar o que tem? A curiosidade humana, quando o assunto são problemas de saúde, pode ser usada como um ponto a favor da sua clínica.

Criar conteúdos relevantes em um blog, site ou rede social sobre doenças e bem-estar é um dos principais segredos para fidelizar pacientes. 

Isso porque, desse modo, você estará ajudando as pessoas a cuidarem melhor da saúde, com informações relevantes que, além de sanarem suas dúvidas, contribuem para a construção de uma relação de confiança. 

Assim, as chances desses pacientes escolherem você para fazer uma consulta no futuro são enormes, o que é um passo e tanto para conquistá-los. 

Tudo o que a sua clínica pode oferecer como diferencial é uma boa estratégia para fidelizar pacientes. Por isso, não deixe de investir em uma agenda organizada, canais de comunicação facilitada, atendimento humanizado e em marketing de conteúdo, que aumenta a visibilidade online do seu negócio. Seguindo essas dicas, pode confiar: você estará no caminho certo. 

Agora, que tal descobrir um pouco mais acerca de como a presença na internet pode definir o sucesso da sua clínica? Leia nosso artigo sobre a importância e ferramentas para adquirir visibilidade online. Até mais!

Write A Comment