Sua clínica chegou numa fase em que considera que seja a hora de ter mais clientes particulares, para balancear com a quantidade de pacientes atendidos por operadoras de saúde?

Os convênios são uma ótima alternativa para atrair mais pacientes para as clínicas médicas, entretanto é com as consultas particulares que consultórios têm maior oportunidade de gerar mais receita, investir ainda numa melhor qualidade do atendimento e conseguir colher um retorno maior no quesito satisfação do paciente.

Atualmente, as pessoas levam muito em consideração o custo-benefício das coisas, principalmente quando o assunto é saúde. Neste sentido, é possível aumentar o número de suas consultas particulares sem precisar diminuir o valor delas. Você só precisa colocar em prática algumas estratégias eficientes que ajudarão a trazer os resultados esperados.

Conhecer o seu público-alvo é fundamental para atrair mais pacientes. Isso porque é necessário saber quais são suas dificuldades, anseios, expectativas e perspectivas, assim, você consegue trabalhar com objetivos concretos, na certeza de que vai satisfazê-los.

Nesse momento, é importante levar em consideração a faixa etária do seu público, profissão, sexo, entre outros detalhes que vão contribuir para traçar o perfil exato daqueles que têm interesse nos seus serviços. Uma dica interessante é estar presente nas redes sociais para que seus pacientes possam saber o que você oferece.

Este primeiro passo leva à outra maneira eficiente e indispensável para atrair consultas particulares, que é investir em estratégias de Marketing Digital. Por meio delas, você consegue entregar algo de valor aos seus pacientes, solucionando suas dúvidas, quebrando as objeções e, por fim, conquistando a confiança do seu público para se tornarem presentes na vida dos consumidores. 

Outra maneira que parece antiga, mas ainda é uma das mais eficientes em marketing, é o boca a boca. Esse tipo de propaganda é uma excelente maneira de convencer potenciais pacientes a escolherem os seus serviços. Isso porque sempre que uma pessoa tem uma boa experiência com um profissional da área da saúde fará questão de indicá-lo aos seus amigos e familiares.

Nesse sentido, podemos dizer que um atendimento de qualidade pode ser um ótimo incentivo para esse tipo de divulgação. Incentive seus pacientes com pequenos presentes, ofereça um desconto numa nova consulta caso ele indique um amigo, envie e-mails periódicos lembrando que faz tempo que seu paciente não faz exames regulares e assim por diante. O segredo é estar ali para o que “der e vier”.

Outro ponto importante é disponibilizar canais de comunicação eficientes para que o seu público-alvo não encontre dificuldades para entrar em contato com a sua clínica, sanar suas dúvidas e fazer agendamentos. Entenda seu público e saiba o que pode funcionar melhor para cada nicho. Se a sua clínica atende prioritariamente pacientes mais velhos, pode ser que o contato por Whatsapp ou e-mail não se sagre eficiente, mas uma ligação em hora oportuna pode não só trazer um lembrete como soar como um sinal legítimo de preocupação.

Isso é essencial para que vocês possam criar um bom relacionamento no qual ambas as partes podem se sentir seguras. Tanto você no que se refere à confirmação da consulta, quanto ao paciente em relação ao atendimento prestado.

Também é relevante levar em consideração um canal importantíssimo hoje em dia, que é o agendamento online, pois permite que o paciente marque sozinho o seu horário e também atrai o público mais jovem engajado com tecnologia, que são hoje uma porcentagem relevante da economia e que valorizam a boa relação com os profissionais aos quais investem seu dinheiro.

Atrair consultas particulares será uma tarefa simples se você colocar em prática as nossas dicas. Caso contrário, a sua clínica perderá espaço no mercado e os seus pacientes darão preferência para os concorrentes. Sendo assim, arregace as mangas e comece a aplicar essas estratégias agora mesmo!

Conte com a ajuda do BoaConsulta em várias frentes no seu consultório, do agendamento à gestão financeira, e deixe todo o fluxo de informação ainda mais dinâmico e ágil, para que você possa dedicar seu tempo a quem mais precisa: seus pacientes!

Write A Comment