Mais do que um item decorativo, a sinalização das clínicas é um item indispensável na organização do consultório e até mesmo na melhora dos processos internamente. Assim, pacientes e profissionais serão mais precisos na hora de se locomover no ambiente, sem pessoas perdidas nos corredores ou interrompendo processos dentro de consultórios para fazer perguntas simples, como por exemplo onde ficam os sanitários ou a recepção.
Na maioria das vezes, os profissionais, quando abrem seu consultório ou clínica, contam com uma assessoria na decoração, na arquitetura ou na criação da identidade visual (marca, cores institucionais, impressos, uniformes etc).
Sinalizar não é simplesmente colocar placas no local: a sinalização tem que estar adequada ao ambiente, às funções e às necessidades do profissional de saúde.
Existem profissionais, em geral designers, com especialização nesse tipo de projeto que é o Design de Sinalização. Eles podem orientar a melhor forma de sinalizar o ambiente para que o cliente se sinta seguro e confortável para circular e ter a percepção de bem estar no espaço.
Legibilidade, contraste, conhecimento de materiais e de produção são alguns dos requisitos que um designer de sinalização considera no seu projeto. Seja uma placa indicativa ou um sistema complexo, os parâmetros são sempre os de melhor eficiência visual e conforto.
Além da função básica de identificar os diferentes locais na clínica, a sinalização também tem uma função muito importante que é a de reforçar a identidade visual da clínica através dos elementos gráficos da marca como cores e tipografia.
Já falamos aqui sobre a importância de um projeto gráfico consistente.
Uma sinalização bem elaborada e com sua total funcionalidade garante ainda a sensação de um local organizado e acolhedor para os seus pacientes, tornando seu índice de satisfação ainda maior.
Em relação a esse tipo de sinalização existem algumas subdivisões:
Elas estão presentes na entrada da clínica ou consultório, e representa o cartão de visita do profissional. Podem conter o logo, o nome dos profissionais e suas especialidades.
Aqui é importante que a sua elaboração esteja de acordo com a identidade visual da empresa, proporcionando maior reconhecimento dos pacientes quanto ao branding de sua clínica.
Esse tipo de sinalização irá indicar os tipos de serviços oferecidos. Por exemplo: consultório 1, drenagem linfática, sala de reunião etc.
As placas de sala facilitam a orientação dos pacientes quanto aos locais de procedimentos e para onde eles devem se direcionar para realizar algum tipo de atendimento.
As placas de serviço são aquelas que podem apresentar pictogramas, desenhos estilizados de reconhecimento imediato e universal. São chamadas também de placas de glifos, por exemplo: banheiros para pessoas com necessidades especiais, copa, refeitório…
Assim como as placas de sala, esse tipo de sinalização facilita a locomoção e orientação dos pacientes quanto aos locais em que eles podem se direcionar dentro da sua clínica ou consultório.
Esse tipo de sinalização tem como maior objetivo auxiliar o paciente. Esse tipo de orientação pode ser tanto em relação aos percursos que ele deve realizar para encontrar mais facilmente o ponto de atendimento, como também um quadro com todos os tipos de serviços realizados em determinado andar.
Indicam os fluxos e percursos para que o cliente possa se deslocar em segurança.
Listando todos os serviços daquele espaço, podem estar presentes dentro de elevadores e no hall de elevadores de cada andar.
As placas de instrução são aquelas que apresentam avisos, horários de funcionamento, normas comportamentais e educativas. Por exemplo: mantenha o banheiro limpo, apague a luz, verifique se a torneira está bem fechada, acesso restrito, não usar o celular, senha de wifi.
Esse tipo de sinalização auxilia na manutenção da clínica, de modo a manter o ambiente limpo, organizado, com uma comunicação clara e eficiente.
Manter a segurança tanto dos profissionais quanto dos pacientes é uma das maiores responsabilidades dos administradores da clínica. Portanto as placas de segurança são extremamente importantes, e elas podem ser:
• placas de segurança, emergência, de avisos, escape, rota de fuga, elevadores;
• placas para áreas restritas como raios-X, uso de equipamentos, áreas de risco, placas de precaução;
• placas com a função de evitar acidentes, como placas de puxe/empurre e faixas de segurança que podem conter a marca da clínica.
Existem ainda determinadas placas que são obrigatórias e, caso não estejam presentes, podem ocasionar multas e sanções em vistorias dos órgãos fiscalizadores municipais, estaduais e federais.
A gama de produtos de sinalização é enorme, e para todo o tipo de orçamento. Mas é importante salientar que mais do que gastar muito dinheiro com este processo, é importante que toda a comunicação seja eficiente.
Com a ajuda de profissionais habilitados, será muito mais fácil passar por todas as etapas que envolvem a construção dessa comunicação, e assim sua clínica estará muito mais acolhedora e pronta para receber a todos.
A gestão eficiente da agenda é o coração de um consultório médico. Quando bem organizada,…
A organização e decoração de um consultório médico são fatores que vão além da estética.…
Em um mundo cada vez mais digital, profissionais de saúde, como psicólogos, médicos e terapeutas,…
A escolha entre atender pacientes de forma particular ou através de convênios médicos é uma…
Atrair pacientes para um consultório de psicologia pode ser um desafio, especialmente em um mercado…
Em um mercado cada vez mais competitivo, a fidelização de pacientes se tornou um diferencial…