Qual a diferença entre consultório, clínica e centro médico?

Para você que tem o intuito de abrir, mas não entende a diferença entre um consultório, clinica ou um centro médico, precisa ficar atento a alguns pontos importantes antes de iniciar o seu projeto, e o principal deles é definir o tipo de estabelecimento que será aberto. Pois, isso pode ser muito confuso de início, principalmente para os seus pacientes.

A dúvida entre às três categorias de local é muito comum, principalmente para leigos e pessoas que estão ingressando na profissão, pois muitos dos novos profissionais ainda estão se conhecendo e entendendo qual o ramo da saúde eles desejaram seguir.

O que é um consultório?

Um consultório é o ambiente onde é realizado o atendimento primário, podendo ser uma estrutura básica, construída em espaço pequeno, tanto alugado quando residencial, para as realizações de consultas, com equipe pequena um recepcionista e o médico.

Medica em seu consultório
Medica em seu consultório

Esse é um lugar onde o médico pode realizar os exames clínicos, prescrever receitas, pode requisitar exames em laboratório e encaminhar o paciente para outros consultórios ou hospitais, caso haja necessidade.

Consultório Online

Uma das formas de se abrir um consultório é abri-lo na internet. Consultórios online é a forma do médico fazer o atendimento através do uso de tecnologia, o chamado teleatendimento. Essa modalidade de atendimento que descarta o físico, foi permitido no Brasil devido à alta demanda e contagio causado pela pandemia de covid-19.

clinica-digital-telemedicina
Teleatendimento

Um consultório médico é um espaço onde o profissional de saúde pode realizar diversas atividade que não gerem procedimentos muito complexos, como:

  • Prestar consultas;
  • Realizar e solicitar exames;
  • prescrever receitas;
  • e encaminhar pacientes para outros consultórios ou hospitais, quando necessário.

O que é necessário para abrir um consultório?

Para a abertura de um consultório não é obrigatório se ter um CNPJ, é somente necessário a utilização de um CPF e o laudo de avaliação do imóvel junto ao pedido de liberação à Vigilância Sanitária. Além disso, ele dependerá de seu tamanho e especialidade que será oferecido.

Se for, por exemplo, uma clínica de fisioterapia, ela terá aparelhos necessários para um atendimento mais focado, como barras paralelas, eletroterapia e faixas elásticas para os exercícios.

Nesses casos, esses procedimentos costumam levar além a relação médico-paciente. O que leva a equipe a ser maior e mais qualificada. 

Ambiente relacionados a saúde das pessoas necessitam de alguns documentos importantes que comprovem que o local escolhido é apto por lei a receber os pacientes. Os documentos são:

  • licença da Vigilância Sanitária;
  • Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES);
  • Alvará da Prefeitura;
  • Certificado da LIMPURB.

O que é uma clínica?

A diferença entre consultório e clinica é que uma clínica médica, não realiza só o atendimento primário, ela é focada na prestação de serviços, e isso demanda uma estruturada diferente da anterior. Na clínica também é possível realizar consultas e exames, realizar procedimentos de baixa complexidade, e realizar intervenções médicas conforme a especialidade.

Um dos principais pontos que diferenciam a um consultório de uma clínica é a estrutura que ambos tem para a realização de seus atendimentos.  

O seu custo de construção é maior devido à necessidade de um espaço maior e aparelho mais caro, assim oferecendo a infraestrutura adequada para não só o diagnóstico do paciente, mas o tratamento também.

Diferença entre consultório e clinica - atendimento
A clínica médica oferecer maior infraestrutura para o paciente.

Por exemplo, no caso de uma clínica de Neurologia, é indicado que tenham aparelhos que permitam diagnósticos através de tomografias, eletroencefalograma, ressonância e ecografia transfontanelar. 

Mas como no consultório, é de extrema importância uma pesquisa profunda sobre a legislação vigente para que não ocorra problemas durante o processo de abertura. Como:

  • Definir a área de atuação conforme as normas da Agência Nacional de Saúde (ANS);
  • Definir o registro na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), órgão que padroniza critérios de tributação, conforme as atividades exercidas;
  • Solicitar à prefeitura o alvará de funcionamento;
  • Regularizar a licença sanitária junto à vigilância sanitária;
  • Solicitar o certificado de conformidade junto ao Corpo de Bombeiros;
  • Obter o cadastro da clínica no departamento de limpeza urbana, solicitando a coleta adequada dos resíduos.

Especialidade de atuação ou estruturar uma clínica: qual é a diferença?

Diferença entre consultório e clinica - equipamentos

Uma clínica médica precisa conter um centro cirúrgico e UTI para realizar precedimentos de baixa complexidade e dessa forma ser considerada bem estruturada. Algumas cirurgias consideradas de baixa complexividade são:

  • Retirada de pedra na vesícula;
  • Vasectomia;
  • Cesária;
  • Intervenções oftalmológicas

Diferente de um consultório, para abrir uma clínica é necessário ter CNPJ.

O que é um centro médico?

Diferente de todos os outros, um centro médico realiza diversos tipos de serviço na mesma estrutura, realizando tanto as atividades de uma clínica quanto as de um consultório, assim esses centros médicos oferecem diversas categorias de especialistas. A diferença entre consultório e clinica nesse ponto já fica mais clara em relação ao centro médico.

Centro Médico - Raio X. Diferença entre consultório e clinica
Centro Médico - Raio X

Especialidade de atuação ou estrutura um centro médico: qual é a diferença?

Um centro médico pode ter uma sala de cirurgia, consultórios de atendimento clínicos ou de outras especialidades. Para isso, basta que se respeite as normas vigentes para cada atividade exercida.

Qual a diferença entre consultório, clínica e centro médico?

Depois da análise realizada entre consultório, clínica e centro médico, podemos notar as grandes diferenças entre eles que são:

  • Infraestrutura;
  • Atividades propostas;
  • Jurídico;

 E embora semelhantes, os três tem processos distintos na prática, que os tornam fáceis de distinguir. Mas é importante ter essas diferenças claras, para explicar aos pacientes, pois ainda existe uma clara confusão entre os três. Isso também será útil para a realização do marketing de comunicação e divulgação do estabelecimento escolhido. Além de também ter uma clara diferença no marketing médico de cada estabelecimento.

Histórias recentes

Aumente sua Visibilidade, Agende mais consultas e conquiste novos pacientes!

Crie sua identidade online, tenha seu perfil em destaque no BoaConsulta e indexado por buscadores como Google e uma série de serviços para auxiliar no dia a dia de seu consultório como telemedicina, receita digital, agendamento online, prontuário eletrônico, dentre outros, saiba mais!

Posts recomendados